Influências dos Calçados na Busca por Qualidade de Vida
- simoni62
- há 12 minutos
- 9 min de leitura

Por Luis Vieira
Realizar regularmente algum exercício físico como forma de conquistar uma qualidade de vida melhor tem sido uma prática adotada por um número cada vez maior de pessoas. No entanto, é fundamental tomar certos cuidados para evitar que, ao invés de benefícios nessa busca, se tenha um resultado oposto devido à escolha e uso de equipamentos inapropriados.
Entre as diversas opções de atividades físicas disponíveis, os esportes oferecem uma ampla variedade de modalidades, sendo que, durante a realização de algumas delas, os praticantes estão sujeitos a situações de alto impacto que podem afetar de forma negativa o sistema musculoesquelético do corpo humano. Um dos pontos críticos dessa dinâmica são os pés, que frequentemente estão expostos a impactos e sobrecargas, especialmente quando o praticante não utiliza calçados desenvolvidos com as especificidades necessárias.
Dentre as atividades esportivas mais populares que exigem muita agilidade e resistência, destacam-se os jogos de futebol, basquete e vôlei, além das corridas. No futebol, durante chutes ou mudanças rápidas de direção ao executar um drible, acontece um aumento considerável dos índices da pressão plantar, podendo causar torções e impactos nas articulações. Os jogadores também estão sujeitos a sofrer fraturas devido aos constantes choques contra os outros atletas.
Durante saltos e aterrissagens comuns numa partida de basquete, a pressão sobre os pés é intensa, especialmente no calcanhar e nas articulações, exigência esta que pode causar lesões nos ligamentos do tornozelo, além de tendinite patelar. Outra característica desse esporte são as mudanças rápidas de direção, podendo resultar em problemas nos tornozelos e joelhos, além de sobrecarga na planta dos pés.
As mudanças bruscas de direção e os saltos para atacar ou bloquear também estão presentes nos jogos de vôlei. A pressão nos pés aumenta drasticamente durante as aterrissagens, podendo resultar em lesões nos pés e tornozelos.
Neste contexto, as marcas que fornecem material esportivo investem cada vez mais em tecnologias para diminuir o surgimento desses problemas. E o amortecimento do impacto durante a passada ou os saltos é uma preocupação constante para os fornecedores de calçados, que a cada ano lançam equipamentos com novas tecnologias para amortecer o impacto do pé com o solo.
Buscamos informações nos sites oficiais de diferentes marcas, além de revistas e blogs especializados em esportes, como Runner’s World e Sneaker News, e outras plataformas focadas em equipamentos esportivos como Zappos e Foot Locker, para destacar nesta matéria alguns modelos e tecnologias disponíveis para cada uma das quatro modalidades esportivas anteriormente comentadas (corrida, futebol, basquete e vôlei).
Tecnologias consagradas segundo especialistas
De acordo com as fontes especializadas, são modelos que não apenas melhoram o desempenho esportivo, mas também são projetados para proteger os atletas contra lesões, oferecendo conforto e suporte adequados ao longo das atividades físicas, buscando melhorar o desempenho e o conforto dos atletas.
Mais informações técnicas sobre tecnologias de amortecimento e seus impactos para calçados esportivos podem ser obtidas na seção Artigo Científico desta edição, onde o coordenador do Laboratório de Biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Ms. Eduardo Wüst, apresenta seu estudo Sistemas de amortecimento em solados e palmilhas de calçados esportivos.
Corrida
Para a atividade de corrida, a Nike desenvolveu o ZoomX Vaporfly Next 2, que apresenta a espuma ZoomX, com o propósito de oferecer um amortecimento superior e uma resposta rápida. O solado tem uma placa de carbono que proporciona rigidez e impulso. Segundo a marca, a combinação de leveza e amortecimento permite uma corrida mais eficiente, reduzindo a carga nas articulações e músculos, minimizando o risco de lesões.
A Adidas, por sua vez, oferece o Adizero Adios Pro 3, com a tecnologia Lightstrike Pro, uma espuma leve e responsiva, além de contar com um solado com padrões de tração otimizados. O design ergonômico da palmilha ajuda na distribuição do impacto, promovendo uma pisada mais natural e reduzindo a tensão nos músculos da perna.
Futebol
A Puma brinda os praticantes de futebol com o Future Z 1.4, dotado de sistema de ajuste adaptável com a tecnologia Fuzionfit, que ajusta o pé para melhor suporte. O solado é projetado para proporcionar tração em várias superfícies, e o suporte dinâmico ajuda a estabilizar o tornozelo, reduzindo o risco de entorses durante movimentos rápidos.
A Adidas destaca o Predator Edge, modelo que inclui uma parte superior texturizada para melhor controle da bola e um solado otimizado para tração em campo. O design do calçado proporciona maior controle sobre os movimentos, ajudando na prevenção de lesões relacionadas à instabilidade do tornozelo.
Basquete
Para o basquete, dois modelos da Nike se destacam pelos avanços tecnológicos: o Air Jordan 37, que vem equipado com a tecnologia Zoom Air no solado, oferecendo amortecimento responsivo e estabilidade durante saltos. A estrutura do calçado suporta movimentos laterais rápidos, ajudando a prevenir lesões nos ligamentos do tornozelo.
Enquanto isso, o LeBron 20 utiliza a espuma Cushlon para amortecimento e um design leve que não sacrifica suporte. O solado tem um padrão de tração específico para mudanças rápidas. O amortecimento eficaz reduz impactos nas articulações durante aterrissagens e permite movimentos explosivos sem comprometer a estabilidade.
Vôlei
O Gel-Rocket 10 é a proposta da Asics, que apresenta tecnologia Gel no calcanhar para absorção de impactos e um solado de borracha que oferece tração em quadras. A absorção de impacto ajuda a proteger as articulações durante saltos repetidos, promovendo uma pisada mais confortável.
A Mizuno oferece o Wave Lightning Z6, com a tecnologia Wave, que distribui melhor as forças de impacto, além de uma palmilha projetada para maior conforto. A distribuição equilibrada do impacto ajuda na manutenção da biomecânica adequada dos pés durante movimentos rápidos e saltos.
Estilo e alta performance

A Olympikus apresenta uma nova edição exclusiva do Corre 4, seguindo a tendência dos modelos monocromáticos. A versão totalmente vermelha do tênis é comercializada exclusivamente nas lojas World Tennis e Tennis One.
Mantendo os principais atributos de desempenho da linha, o modelo é equipado com Eleva Pro 2.0, proporcionando amortecimento responsivo e maior retorno de energia, enquanto o Oxitec 2.0 garante respirabilidade e conforto. O solado com Gripper Plus oferece 40% mais durabilidade e 50% mais aderência, tornando-o ideal para diferentes tipos de terrenos. A palmilha NT-X proporciona ajuste anatômico, complementando um tênis leve (219g no tamanho 40), com 8 mm de drop e grade do 34 ao 42. O modelo faz parte do pack de produtos da Família Corre Supersônico e une estilo e alta performance em um só modelo.
Modelos tecnológicos

A nova Skechers Razor 1.5, desenvolvida especialmente para jogadores de alta velocidade que buscam se destacar em campo pela performance e pelo estilo, chega ao mercado com design moderno e exclusivo, combinando cores em um visual único, com linhas metálicas inspiradas nas mais cobiçadas taças e troféus.
O modelo é o primeiro da marca com tecnologia que promove retorno de energia de nível superior: uma placa em formato winglet (semelhante à letra H), com infusão de carbono, proporciona conforto e performance excepcionais em uma chuteira mais leve — apenas 195g — e menos rígida. O ajuste preciso envolve o pé do jogador, promovendo estabilidade, segurança e agilidade nas jogadas, nos passes e finalizações para jogadores que priorizam velocidade e dribles rápidos, por oferecer tração e controle necessários.
Cuidando dos pés o dia todo e em qualquer situação

O conforto durante o uso do calçado não é uma preocupação exclusiva das grifes de calçados esportivos. Esta busca é permanente entre as marcas que têm como propósito o bem-estar, a saúde e a segurança dos usuários e está presente em todos os segmentos — seja um calçado para uso casual ou para a proteção dos profissionais durante a realização do trabalho.
A Piccadilly, uma das mais conceituadas marcas de calçados femininos, desenvolveu a tecnologia SoftStep para mulheres que buscam conforto sem abrir mão do estilo. “Usar um calçado que não absorve impactos pode prejudicar as articulações e causar dores nos pés e calcanhares, dependendo do tempo em que as mulheres ficam em movimento. Para que elas dêem adeus ao desconforto, desenvolvemos a tecnologia SoftStep, através da qual os calçados têm amortecimento em gel combinado a uma camada macia e leve de EVA, que absorve mais de 80% dos impactos ao caminhar, prolongando seu tempo de uso e a sensação de bem-estar”, conta o designer de produto da Piccadilly, Cleiton Cristiano Fagundes dos Santos.
Ele lembra que o sistema foi criado pensando nas mulheres com rotinas intensas, que passam longos períodos em pé ou em movimento, e necessitam de calçados que oferecem amortecimento extra e conforto durante todo o dia. E por isso valorizam praticidade, pois os modelos são fáceis de calçar e combinam com diversas ocasiões, do ambiente profissional ao lazer.
“Além dessa tecnologia amortecer impactos, ela melhora a distribuição da pressão plantar, proporcionando amortecimento extra em pontos específicos, evitando dores e calosidades, pois reduz os atritos e, dessa maneira, prolonga o tempo de uso do calçado. Cuidar da pressão plantar é essencial para manter a mobilidade e a qualidade de vida”, salienta Cleiton.
Essa linha conta com palmilha Ortholite - Hyperlite, conhecida e utilizada mundialmente por muitas marcas renomadas, com espuma de PU de célula aberta, dureza 15 Shore A, densidade 0,60 g/cm³ e espessura de 8,0 mm no calcanhar e 5,0 mm na parte da frente. Além da leveza e amortecimento, apresenta alto nível de respirabilidade e sistema de controle de umidade. E é ecológica, pois contém 5% de borracha reciclada.
O solado é feito de PVC expandido de dureza 65 Shore A e densidade 0,63 g/cm³, com o amortecedor em TR transparente, de dureza 15 Shore A e densidade 0,90 g/cm³. Ainda dentro do solado, tem um enchimento de EVA de 7,0 mm, de dureza 18 Asker C ±3 e densidade 0,11 g/cm³ ±2.
A estrutura do solado de PVC proporciona segurança e estabilidade, enquanto o amortecedor de TR garante conforto e absorção de impacto. O enchimento em EVA, estendido até a região dos metatarsos, ajuda na distribuição da pressão plantar, garantindo que o peso do corpo seja distribuído de maneira equilibrada. “É essa combinação entre o solado e a palmilha que garante que esses calçados proporcionem mais de 80% de absorção dos impactos durante a caminhada”, explica o designer.
Os modelos, na maior parte deles, são confeccionados em Napa Stretch, material com propriedades elásticas que se molda ao formato dos pés, proporcionando um ajuste mais confortável e sensação de bem-estar incomparável. Os cabedais também têm acabamentos confortáveis nas bordas, com o sistema de debruado em material elastano.
Conforto e segurança durante o trabalho

A busca por conforto e segurança nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nunca foi tão importante quanto hoje. Palmilhas e solados são protagonistas quando o assunto é absorção de impacto e bem-estar ao longo da jornada de trabalho. A Marluvas, uma das maiores fabricantes de calçados de segurança, proteção e ocupacionais do Brasil, tem trabalhado esses elementos em seus calçados.
Dentro do universo dos EPIs, a adequação e performance dos calçados são comprovadas por meio de ensaios laboratoriais padronizados, que avaliam propriedades como absorção de impacto, resistência à abrasão e conforto.
“Embora não exista uma linha específica dedicada exclusivamente à absorção de impacto, todos os calçados Marluvas seguem rigorosamente os parâmetros normativos exigidos”, garante o analista de produtos da empresa, Yuri Schneider de Assis.
O destaque nesse quesito vai para a palmilha SoftBed PU, amplamente reconhecida por sua elevada capacidade de conforto e amortecimento. Ela é empregada nos calçados da linha Premier, que se diferencia justamente por unir proteção, conforto prolongado e resistência.
A palmilha SoftBed PU é especialmente recomendada para profissionais que enfrentam longas jornadas em pé, atuam em terrenos irregulares ou precisam de um calçado que acompanhe todas as demandas do dia sem precisar ser trocado. Além disso, segundo o analista: “É uma excelente opção para pessoas que convivem com doenças ou lesões nos pés, como a fascite plantar, contribuindo para aliviar o impacto a cada passo e proporcionando mais conforto durante a recuperação”.
Solado inteligente e desempenho técnico
O modelo mais recente da marca, o 72B29-TXT, reúne tecnologias que ampliam a experiência de uso. Seu solado bidensidade combina conforto com alta resistência, e sua palmilha em PU reforça o amortecimento durante a caminhada. Este calçado também oferece resistência à umidade, o que aumenta a durabilidade; proteção contra escorregamento, com testes realizados segundo normas SRA, SRB e SRC; e isolamento contra eletricidade.
Com espessura condicionada de acordo com a posição de referência — segmentada em quatro setores específicos para oferecer apoio adequado: bico (3,5 mm), enfranque (4,0 mm), tecido (1,0 mm) e calcanhar (8,0 mm) —, a palmilha SoftBed PU é composta por PU, coberta por um tecido de 100% poliéster, o que garante conforto térmico e maior durabilidade.
Sua densidade mínima é de 0,28 g/cm³, valor ideal para garantir conforto e absorção de impacto, conforme testes realizados pelo método Martindale de resistência à abrasão. “Além da absorção de impacto, a palmilha também contribui com controle de absorção e dessorção do suor, favorecendo o conforto térmico e propriedades antifúngicas e antibacterianas, fundamentais para a saúde dos pés em uso prolongado”, destaca Yuri.
Estrutura do solado e segurança integrada
Os solados bidensidade da Marluvas são compostos por duas camadas principais:
Entressola (camada superior): feita de PU com densidade de 0,4 g/cm³, proporcionando amortecimento e conforto.
Sola (camada inferior): varia conforme a aplicação do calçado, podendo ser fabricada em PU, borracha nitrílica ou borracha látex, com densidade em torno de 0,9 g/cm³, garantindo maior resistência à abrasão.
Esses solados também contam com um sistema antiderrapante, com ranhuras de 3 mm de altura por 6 mm de largura, assegurando aderência em diferentes superfícies. Além de amortecer o impacto, os calçados da Marluvas entregam um pacote completo de benefícios funcionais, como resistência ao escorregamento, isolamento elétrico e resistência ao corte.
“Mais do que apenas calçados de segurança, os produtos da Marluvas são resultado de um desenvolvimento técnico rigoroso e alinhado com as necessidades reais dos consumidores. O foco em conforto, aliado à resistência e à proteção, transforma o calçado de EPI em um verdadeiro parceiro de jornada. A SoftBed PU é a prova de que tecnologia e bem-estar podem — e devem — caminhar juntos”, finaliza Yuri.
Comments