top of page

Da pesquisa ao passo seguro

Atualizado: há 4 horas


ree

Uma das empresas mais reconhecidas entre as fornecedoras de materiais têxteis para o segmento calçadista, a Dublauto Gaúcha disponibiliza em seu portfólio de produtos a linha DU Comfort, através da qual desenvolve artigos tecnológicos e beneficiamentos têxteis inovadores com nanotecnologia aplicada. Esta linha engloba forros, reforços de cabedal e palmilhas em tratamentos especiais capazes de oferecer ao fabricante de calçados — nos seus diversos segmentos (masculinos, femininos, infantis, esportivos e EPIs) — propriedades superiores ao produto final, visando à saúde e ao conforto do usuário.


O diretor técnico, Evandro Daniel Wolfart da Silva, conta que a empresa incorpora diferentes tecnologias às fibras dos materiais têxteis para contribuir com o bem-estar e a saúde dos pés. Um dos beneficiamentos aplicados é a nanotecnologia da prata, que confere propriedades antimicrobianas aos materiais; o tratamento hidrorrepelente, por sua vez, envolve a aplicação de polímeros em escala nanométrica; já as características fitoterápicas analgésicas, cicatrizantes, anti-inflamatórias e hidratantes são provenientes da ação de óleos essenciais nano e microencapsulados. Os componentes que fazem parte desta linha auxiliam no microclima interno do calçado, combatem o mau cheiro e absorvem o suor — funcionalidades essas que agregam valor ao produto final pela sensação de conforto proporcionado.


Parcerias em P&D


Para chegar a essas formulações, a empresa precisou antes investir em pesquisa e buscar apoio de diferentes instituições para a realização de testes de campo e o aprimoramento das substâncias e dos materiais. “A linha DU-Comfort foi criada através de projeto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As propriedades são validadas em centros de pesquisa como o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), que emitem relatórios técnicos independentes a respeito dos materiais testados”, comenta o empresário.


Entre os testes realizados pelo instituto constam determinação da eficiência bacteriana e fúngica; manutenção da transpirabilidade do material; determinação da resistência à penetração e absorção de água no cabedal — no caso de produtos com tratamento hidrofóbico, como cabedal para calçados de segurança tipo S2 — que, entre outros requisitos, oferece resistência à água.


Além da Unicamp e do IBTeC, a Dublauto já desenvolveu vários projetos com outros parceiros, como o Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano/UFMG), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Senai e a Universidade Feevale.


ree

Nanotecnologia impulsiona a oferta de materiais têxteis inteligentes para o setor calçadista

Foto Divulgação


Como funciona


A nanotecnologia pode ser aplicada nos componentes têxteis através dos processos de foulardagem - no qual o material têxtil é imerso em uma solução aquosa com o ativo nanotecnológico -, ou também por coating, em que o material recebe uma fina camada em uma das faces de uma solução aquosa espessada que é transferida pelo processo de espalmagem. Em ambos os sistemas, a secagem ocorre pela ação do calor em uma estufa.

  • A propriedade antimicrobiana obtida por nanotecnologia da prata confere aos componentes eficiência contra bactérias e fungos causadores do mau odor e outras ocorrências relacionadas a fungos;

  • O tratamento hidrorrepelente ou hidrofóbico nas fibras têxteis modificam a superfície do tecido sem alterar as características originais, como a cor, o toque e a respirabilidade. Esses polímeros ao serem aplicados se organizam em uma estrutura que repele líquidos, como água e óleo, criando uma barreira protetora invisível contra a umidade externa, mantendo-o seco e livre de sujidades leves;

  • As propriedades fitoterápicas analgésica, cicatrizante e antinflamatória são fruto da ação dos óleos essenciais de Melaleuca e Bétula-doce nano e microencapsulados, auxiliando na prevenção de lesões leves da pele.


O conforto nos calçados são uma procura constante entre as marcas que desejam implantar em seus produtos diferenciais competitivos no mercado e isso implica em diversos outros fatores também, como o peso, a absorção de impacto durante a pisada e a estabilidade ao caminhar, que são também resultado de muita pesquisa na área da engenharia dos materiais e da biomecânica do pé.


Apesar de todos esses investimentos, as funcionalidades aplicadas nos componentes do calçado nem sempre são perceptíveis ao olhar e o consumidor final só as comprovará com o uso no dia a dia, o que faz com que essas tecnologias, apesar de todos os benefícios que proporcionam, não sejam valorizadas como deveriam.


“Justamente por não serem visíveis, é fundamental para as marcas investirem também em marketing para divulgar aos consumidores os benefícios proporcionados e, consequentemente, agregar valor aos seus produtos”, considera o diretor da Dublauto Gaúcha, destacando que esses cuidados ainda não são tão reconhecidos aqui no Brasil, mas em outros mercados como Europa e Estados Unidos, a população é mais exigente, receptiva às tecnologias de conforto e valoriza os produtos com tais características.


Palmilhas da linha DU-Comfort melhoram sensivelmente o conforto térmico no uso dos calçados


Palmilha Sequinha: três camadas funcionais

1ª Camada: Tecido de acabamento 100% poliéster, com opcionais: os tratamentos antimicrobiano (nanotecnologia da prata) e hidrofilizante de base natural (Aloe Vera), apresentando propriedades de hidratação da pele e alto poder de absorção de suor com rápida secagem.

2ª Camada: EVA perfurado como amortecedor de impacto, facilitando a permeabilidade do ar e favorecendo a passagem do suor gerado ao caminhar para a 3ª camada.

3ª Camada: Não tecido 100% poliéster reciclado de garrafas PET, com os tratamentos antimicrobiano (nanotecnologia da prata) para combate ao mau odor e hidrofilizante, com alto poder para absorver o suor.


Palmilha Comfort: três camadas funcionais

1ª Camada: Tecido de acabamento 100% poliéster, com opcionais: tratamento antimicrobiano (nanotecnologia da prata) para combate ao mau odor e hidrofilizante natural (Aloe Vera), apresentando propriedades de hidratação da pele e alto poder de absorção de suor com rápida secagem.

2ª Camada: O amortecedor de impacto em espuma especial de PU de alta performance perfurada facilita a permeabilidade do ar e favorece a passagem do suor gerado ao caminhar para a última camada.

3ª Camada: Não tecido 100% poliéster reciclado de garrafas PET, com os tratamentos antimicrobiano para combate ao mau odor (nanotecnologia da prata) e hidrofilizante, com alto poder para absorver o suor gerado ao caminhar.


ree

Palmilha Comfort Plus: bidensidade com quatro camadas funcionais


1ª Camada: Tecido de acabamento 100% poliéster, com os opcionais: antimicrobiano (nanotecnologia da prata) para combate ao mau odor e hidrofilizante de base natural (Aloe Vera), apresentando propriedades de hidratação da pele e alto poder de absorção de suor com rápida secagem.

2ª Camada: EVA perfurado como amortecedor de impacto, que facilita a permeabilidade do ar, isolando da umidade os pés e favorecendo a passagem do suor gerado ao caminhar para a camada seguinte.

3ª Camada: Espuma especial de PU de alta performance, também como amortecedor de impacto.

4ª Camada: Não tecido 100% poliéster reciclado de garrafas PET, com os tratamentos antimicrobiano (nanotecnologia da prata) para o combate ao mau odor e hidrofilizante, com alto poder para absorver o suor gerado ao caminhar.


Tecnologias para forros, palmilhas e cabedais


Forro com antimicrobiano e hidratação de base natural: A proteção antimicrobiana (nanotecnologia da prata) aliada a propriedades de hidratação da pele proporcionada pelo ativo de base Aloe Vera. A Aloe Vera é uma planta bem conhecida que oferece vários benefícios à saúde, como hidratação da pele, efeito calmante, cicatrizante, anestésico, refrescante e anti-inflamatório. Quando aplicada em têxteis, transporta a umidade para a parte externa do tecido, agilizando a evaporação e melhorando as propriedades de secagem rápida.


Forro interno e para palmilhas de acabamento com impregnação de óleos essenciais nano e microencapsulados de Melaleuca e Bétula-doce: Os óleos essenciais nano e microencapsulados de Melaleuca e Bétula-doce apresentam propriedades terapêuticas anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas. Além da impregnação com a utilização de óleos essenciais nano e microencapsulados, também é incorporado o tratamento hidratante natural à base de Aloe Vera e o tratamento antimicrobiano (nanotecnologia da prata), para auxiliar no conforto térmico e no combate ao mau cheiro.



Cabedal com tratamento hidrorrepelente por coating ou foulardagem, possibilitando o atendimento às normas do calçado de segurança, tipo S2.


Alta tecnologia aos pés de quem trabalha em ambientes extremos


Na outra ponta da cadeia de produção estão os fabricantes de produtos finais. Para a Conforto Artefatos de Couro, quesitos como saúde, proteção e segurança fazem parte do seu DNA e, por isso, esses cuidados estão presentes em todas as linhas de artigos oferecidos em seu portfólio. A empresa é fabricante de calçados profissionais de alta performance e seus EPIs recebem cuidados técnicos em cada detalhe, fazendo toda a diferença na rotina de trabalho no dia a dia do usuário. O uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado diminui riscos de acidentes durante o trabalho e, caso aconteça algum sinistro, o calçado é a última barreira de proteção à integridade física dos pés do profissional.


Atuando em um mercado regulamentado por rigorosas normas técnicas que são o norte para a adequação dos produtos e, consequentemente, a obtenção do Certificado de Aprovação (CA), credencial exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para serem comercializados, a empresa investe cada vez mais em soluções tecnológicas para agregar novas funcionalidades além das obrigatórias para o setor.


Nessa busca de aprimoramento, o uso de tecidos técnicos garante propriedades como conforto térmico e de umidade na parte interna dos calçados. As malhas com fio anticorte, microcápsulas para gerenciamento térmico e membranas de alta permeabilidade coexistem com soluções em nanotecnologia.


Exemplo disso é o inovador conceito de manta de isolamento térmico de 1,5 mm de espessura, com uma ampla capacidade de isolamento desde -25ºC até 200ºC. A nova linha de botas de siderurgia da Conforto apresenta o tecido Aersulate, composto por nanopartículas de aerogel (sílica) que, segundo a empresa, redefine o isolamento térmico no calçado profissional.


A bota de segurança para o setor de siderurgia utiliza a tecnologia desenvolvida pela Outlast Technologies GmbH, referência mundial em materiais inteligentes de controle térmico. O diretor de Inovação da PCA Soluções Inovadoras, Paulo Almeida, comenta que, graças à sua estrutura porosa em nanoescala, o aerogel proporciona eficiência térmica excepcional com espessura mínima, resultando em calçados mais leves, confortáveis e com melhor desempenho em ambientes de alta temperatura. “Diferentemente das mantas isolantes convencionais de poliéster oco, que perdem grande parte de sua capacidade térmica quando úmidas, o Aersulate mantém suas propriedades mesmo sob condições adversas de umidade. Além disso, sua natureza hidrofóbica impede a absorção de água e contribui para uma vida útil mais longa do calçado, preservando o conforto térmico do usuário durante todo o turno de trabalho”, detalha o profissional.


ree

De acordo com ele, a aplicação da tecnologia Aersulate pela Conforto representa um marco para o setor de calçados de segurança no Brasil, combinando nanotecnologia avançada, design ergonômico e resistência térmica de padrão internacional.


O resultado é uma bota projetada especialmente para profissionais que atuam em ambientes extremos — como siderurgia, fundição e metalurgia —, onde a proteção térmica é vital. “A integração do Aersulate nos calçados profissionais da Conforto mostra o potencial real da nanotecnologia aplicada ao conforto e à segurança. É um passo importante para a evolução dos calçados técnicos na América Latina”, considera Paulo.


Por Luis Vieira - editor

Comentários


Entre em contato conosco

Obrigado pelo envio!

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

bottom of page