Buscar

IBTeC investe em equipamentos para ampliar atendimento a EPIs


O incremento do setor de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) impulsionado pela necessidade de se proteger do coronavírus demandou ações rápidas por parte do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), que investiu na ampliação da capacidade de atendimento, na oferta de novos produtos e serviços ao mercado e aquisição de novos equipamentos.


Além de ensaios físico-mecânicos em calçados de segurança, a instituição já oferecia ensaios em luvas e vestimentas. A partir da pandemia, as máscaras de segurança e aventais de saúde entraram no escopo de serviços. “Estamos trabalhando muito para acompanhar o crescimento da demanda criada por este momento de preocupação com o controle da pandemia”, afirma o presidente executivo do instituto, Paulo Griebeler. Conforme ele, o objetivo do IBTeC “é atender não apenas os parceiros que produzem estes EPIs, mas toda a população, que necessita de tais equipamentos de segurança de qualidade para se proteger, mantendo o status de excelência na prestação de serviços.


A administração do IBTeC acredita que a mudança de comportamento das pessoas em relação à proteção pessoal deverá gerar um novo mercado permanente. “Por isto estamos investindo, para oferecer serviços de certificação de qualidade para um número cada vez mais significativo de itens de proteção individual”, afirma Paulo, que está com a equipe focada em oferecer o máximo de serviços para os fabricantes destes equipamentos.

Apoio a exportadores

Um dos laboratórios do IBTeC que está recebendo investimentos em 2020 é o de substâncias restritas. Com 12 anos de atuação, o laboratório emite certificação de atendimento às restrições de cada país ao uso de substâncias químicas em calçados e acessórios. O vice-presidente executivo do instituto, Dr. Valdir Soldi, afirma que “a expectativa das indústrias de calçados é de que ao ultrapassarmos a pandemia, teremos uma reativação importante nas exportações, especialmente para Europa e Estados Unidos”. Para fazer frente a este incremento, o instituto está se preparando com mais equipamentos e maior capacidade de atendimento a esta demanda.


Em 2019 o laboratório realizou 13.500 testes em materiais utilizados em calçados para exportação. O dia a dia mostra que ainda há adequações para serem feitas nos produtos que buscam exportar. Com a orientação do IBTeC, os fabricantes fizeram as adequações necessárias para que seus produtos pudessem entrar nestes mercados. Com acreditação dos maiores laboratórios de controle de qualidade, o laboratório do IBTeC oferece como garantia a chancela de instituições como o instituto inglês SATRA, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Rede Metrológica, a companhia americana CPSC e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), passando por auditorias que asseguram a conformidade dos equipamentos e da sistemática da instituição. Os resultados das avaliações feitas no laboratório do IBTeC colocam a instituição em pé de igualdade com os maiores laboratórios do mundo.


Treinamento online para desenvolvimento e aprimoramento de produtos

Entre os novos serviços criados pelo IBTeC a partir da pandemia está o atendimento da equipe do Laboratório de Biomecânica para treinamentos online. A proposta é auxiliar as indústrias de calçados e de componentes a desenvolverem produtos com foco em diferenciais tecnológicos que resultem em atributos de conforto, performance ou funcionalidade, que agreguem valor e coloquem suas marcas em vantagem competitiva, ou para aprimorar produtos que já estejam em seu portfolio. Nos treinamentos, a equipe do instituto apresenta informações técnicas sobre a conformação de calçados e seus componentes, para atender cada especificidade do produto. Os doutores em Biomecânica mostram aos designers e profissionais de desenvolvimento técnico das empresas quais são as peculiaridades que precisam ser observadas para cada funcionalidade, e como são feitos os ensaios laboratoriais que comprovarão o sucesso do atingimento da meta em relação a cada funcionalidade.


Ainda na área da Biomecânica, o instituto usa uma de suas expertises, o atendimento diferenciado, para oferecer soluções pontuais, que atendam necessidades especificas das empresas. Entre as soluções de resultado rápido estão ensaios de performance e conforto para calçados de segurança, que aproveitam o bom momento vivido pelo setor para incrementar seus produtos com diferenciais competitivos obtidos a partir do apoio do Laboratório de Biomecânica do instituto. O mesmo serviço pode ser oferecido às indústrias de calçados de moda, esportivos ou funcionais, que podem investir em tecnologias e materiais que resultem em diferenciação de performance ou de conforto para seus calçados, colocando sua marca em vantagem competitiva, o que é muito importante neste momento.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter