top of page
Buscar

Tecnologias demonstradas na Fábrica Conceito 2024

Comelz apresenta digitalizadora de peles e máquina de corte automática



A Comelz do Brasil, fornecedora de máquinas e equipamentos com tecnologia italiana para o setor de couro e calçados, apresenta na linha de bolsas Luz da Lua uma máquina de corte automática (própria para corte de couro, tecido e sintético em camadas), com software de encaixe automático e uma digitalizadora de peles que planeja o melhor uso da matéria-prima. O diretor executivo da companhia, Marcelo Cezario da Silva, explica que “a utilização de um sistema automatizado garante o melhor encaixe das peças no material, sem a participação do ser humano. O couro vem classificado pela digitalizadora, também fornecida pela Comelz, que antecipa o trabalho com a marcação de áreas de qualidade e defeitos naturais. Com o sistema de corte, o operador só precisa posicionar a pele sobre a máquina e o software faz o posicionamento automático e eficaz das peças no material, além de controlar e executar o corte de maneira autônoma.


Entre os diferenciais da classificadora digital está a precisão da medição, a identificação individual e por lotes das peles, a possibilidade de separação por tipo de produto a ser utilizado, o controle matemático da qualidade e quantidade que chega do fornecedor e a diminuição das competências e atribuições que o profissional, antes conhecido como cortador, necessita ter para executar a tarefa.


Com isto, a indústria tem o controle matemático de todo o seu estoque, o que contribui para o planejamento da produção de uma forma que não haja perdas nem falta de materiais. Tudo isto implica no custo final e na capacidade do fabricante de calçados ou de artefatos como bolsas de cumprir seu planejamento de produção.


Henkel tem soluções adesivas para todas as etapas do processo produtivo de calçados


A Henkel, líder mundial em adesivos para diversos segmentos industriais, destaca-se com uma linha abrangente de soluções para todas as fases do processo produtivo de calçados. Seus adesivos à base de água e à base de solvente, juntamente com produtos auxiliares para limpeza e tratamento de superfícies em solados e cabedais, garantem uma oferta completa. Na linha do Senai, os adesivos desempenham papel crucial, desde o pré-fabricado até a colagem final, proporcionando um sistema de colagem abrangente.

A planta produtiva da Henkel, em Jundiaí/SP, atende as principais marcas de calçados no Brasil, com produtos que unem tecnologia global e expertise nacional. Em destaque este ano, também apresenta sua linha de adesivos Hotmelt PUR 2D e PUR 3D nos estandes dos parceiros - Kehl (2D), Sazi, Orisol e Tecnodrill (3D).


Máquinas Erps exibe robô colaborativo



Máquinas Erps traz um braço robótico que interage com as máquinas e o processo para a linha de produção de calçados de segurança da Bompel. “O projeto desenvolvido para a Fimec apresenta um exercício de preparação das nossas indústrias para a iniciativas de implementar tecnologias 4.0 dentro de suas linhas de produção”, afirma o diretor industrial da Erps, Marlos Schmidt.


Com um novo conceito, que proporciona uma melhor percepção da ação do equipamento, o projeto integra o braço robótico com o operador da máquina de montagem de bico e de forma autônoma, realizando o processo de rebater o calçado. O diferencial da nova versão está no fato de que ele atuará de uma forma mais realista, melhorando os tempos e movimentos em relação à versão de 2023.


Segundo Marlos, a proposta é estimular a indústria de calçados para uma visão de futuro aderindo a equipamentos que oportunizem ganho de tempo, padronização da operação e diminuição da necessidade de profissionais nas linhas de produção.


Sazi apresenta sistema inovador para secagem e reativação



Máquinas Sazi, de Farroupilha/RS, disponibiliza uma inovação que aproxima o setor calçadista do conceito de Indústria 4.0. O equipamento, que permite a integração de processos e de dados, com a implementação de tecnologias habilitadoras na célula produtiva, é apresentado pela primeira vez em uma linha de montagem. Trata-se de um sistema de produção híbrido, que integra métodos de tratamento diferentes e otimizados para partes específicas do calçado.


O equipamento contempla um sistema de taliscas emborrachadas para o transporte da forma com cabedal e uma esteira de PTFE teflon para transporte das solas, melhorando a eficiência energética, por deixar o processo mais próximo do calçado. Pela proximidade física de cada etapa, técnicas como aquecimento, secagem e reativação são automáticas e controladas por sensores pé a pé.


A esteira tem dois andares, conectando as máquinas de secagem e reativação de sola e cabedal, eliminando o tempo e o trabalho de transporte do material entre a máquina e a esteira. Dotada de sensores, a máquina permite o acompanhamento e controle em tempo real de indicadores como temperatura necessária para secagem e reativação de adesivos, o que otimiza a performance da produtividade e garante a economia de uso de energia, por exemplo.


Secador de artefatos Master agiliza a secagem de peças pintadas


A Master Equipamentos Industriais é mais uma vez parceira do projeto Fábrica Conceito. A empresa apresenta na linha de produção da Luz da Lua o SA - 50 - Secador de Artefatos, equipamento desenvolvido para secagem de tiras, peças e partes de bolsas, carteiras e cintos. A solução é composta por três postos de trabalho para o processo contínuo de pintura e secagem. Um dos diferenciais do lançamento é que ele oportuniza o controle do tempo e temperatura de secagem, conforme o tipo de produto, base água ou base solvente.


O equipamento foi desenvolvido para a secagem de tiras de até 1,5m de comprimento e/ou peças pequenas como pétalas, tulipa e puxadores. A solução pode ser usada tanto para a secagem de peças em couro quanto sintético.


Basf traz alternativas para solados, palmilhas e biqueiras de calçados de segurança



A Basf Brasil participa da Fábrica Conceito fornecendo para a linha de calçados de segurança da Bompel o poliuretano utilizado nos solados e nas palmilhas. As palmilhas trazem o poliéster como uma alternativa ao polieter, contribuindo, entre outros benefícios, para a redução de custos deste componente do calçado. Especificamente em relação ao PU, apresenta formas de reaproveitamento dos resíduos da indústria calçadista, com foco em sustentabilidade e circularidade.


A companhia também fornece o material de biqueira, feita de poliamida, como proposta para substituir o aço e o composite. A coordenadora comercial da Basf, Carla Lisboa, explica que a proposta da novidade é substituir materiais tradicionais por um material revolucionário, por sua resistência e leveza. Com propriedades mecânicas muito boas, a poliamida foi desenvolvida pelos laboratórios da Basf em São Bernardo do Campo/SP.


“Os materiais apresentados na Fábrica Conceito estão voltados para as indústrias de calçados de segurança, mas estamos com muitos lançamentos na feira para os fabricantes de calçados casuais”, explica Carla.

bottom of page