Comelz apresenta digitalizadora de peles e máquina de corte automática
A Comelz do Brasil, fornecedora de máquinas e equipamentos com tecnologia italiana para o setor de couro e calçados, apresenta na linha de bolsas Luz da Lua uma máquina de corte automática (própria para corte de couro, tecido e sintético em camadas), com software de encaixe automático e uma digitalizadora de peles que planeja o melhor uso da matéria-prima. O diretor executivo da companhia, Marcelo Cezario da Silva, explica que “a utilização de um sistema automatizado garante o melhor encaixe das peças no material, sem a participação do ser humano. O couro vem classificado pela digitalizadora, também fornecida pela Comelz, que antecipa o trabalho com a marcação de áreas de qualidade e defeitos naturais. Com o sistema de corte, o operador só precisa posicionar a pele sobre a máquina e o software faz o posicionamento automático e eficaz das peças no material, além de controlar e executar o corte de maneira autônoma.
Entre os diferenciais da classificadora digital está a precisão da medição, a identificação individual e por lotes das peles, a possibilidade de separação por tipo de produto a ser utilizado, o controle matemático da qualidade e quantidade que chega do fornecedor e a diminuição das competências e atribuições que o profissional, antes conhecido como cortador, necessita ter para executar a tarefa.
Com isto, a indústria tem o controle matemático de todo o seu estoque, o que contribui para o planejamento da produção de uma forma que não haja perdas nem falta de materiais. Tudo isto implica no custo final e na capacidade do fabricante de calçados ou de artefatos como bolsas de cumprir seu planejamento de produção.
Henkel tem soluções adesivas para todas as etapas do processo produtivo de calçados
A Henkel, líder mundial em adesivos para diversos segmentos industriais, destaca-se com uma linha abrangente de soluções para todas as fases do processo produtivo de calçados. Seus adesivos à base de água e à base de solvente, juntamente com produtos auxiliares para limpeza e tratamento de superfícies em solados e cabedais, garantem uma oferta completa. Na linha do Senai, os adesivos desempenham papel crucial, desde o pré-fabricado até a colagem final, proporcionando um sistema de colagem abrangente.
A planta produtiva da Henkel, em Jundiaí/SP, atende as principais marcas de calçados no Brasil, com produtos que unem tecnologia global e expertise nacional. Em destaque este ano, também apresenta sua linha de adesivos Hotmelt PUR 2D e PUR 3D nos estandes dos parceiros - Kehl (2D), Sazi, Orisol e Tecnodrill (3D).
Máquinas Erps exibe robô colaborativo
Máquinas Erps traz um braço robótico que interage com as máquinas e o processo para a linha de produção de calçados de segurança da Bompel. “O projeto desenvolvido para a Fimec apresenta um exercício de preparação das nossas indústrias para a iniciativas de implementar tecnologias 4.0 dentro de suas linhas de produção”, afirma o diretor industrial da Erps, Marlos Schmidt.
Com um novo conceito, que proporciona uma melhor percepção da ação do equipamento, o projeto integra o braço robótico com o operador da máquina de montagem de bico e de forma autônoma, realizando o processo de rebater o calçado. O diferencial da nova versão está no fato de que ele atuará de uma forma mais realista, melhorando os tempos e movimentos em relação à versão de 2023.
Segundo Marlos, a proposta é estimular a indústria de calçados para uma visão de futuro aderindo a equipamentos que oportunizem ganho de tempo, padronização da operação e diminuição da necessidade de profissionais nas linhas de produção.
Sazi apresenta sistema inovador para secagem e reativação
Máquinas Sazi, de Farroupilha/RS, disponibiliza uma inovação que aproxima o setor calçadista do conceito de Indústria 4.0. O equipamento, que permite a integração de processos e de dados, com a implementação de tecnologias habilitadoras na célula produtiva, é apresentado pela primeira vez em uma linha de montagem. Trata-se de um sistema de produção híbrido, que integra métodos de tratamento diferentes e otimizados para partes específicas do calçado.
O equipamento contempla um sistema de taliscas emborrachadas para o transporte da forma com cabedal e uma esteira de PTFE teflon para transporte das solas, melhorando a eficiência energética, por deixar o processo mais próximo do calçado. Pela proximidade física de cada etapa, técnicas como aquecimento, secagem e reativação são automáticas e controladas por sensores pé a pé.
A esteira tem dois andares, conectando as máquinas de secagem e reativação de sola e cabedal, eliminando o tempo e o trabalho de transporte do material entre a máquina e a esteira. Dotada de sensores, a máquina permite o acompanhamento e controle em tempo real de indicadores como temperatura necessária para secagem e reativação de adesivos, o que otimiza a performance da produtividade e garante a economia de uso de energia, por exemplo.
Secador de artefatos Master agiliza a secagem de peças pintadas
A Master Equipamentos Industriais é mais uma vez parceira do projeto Fábrica Conceito. A empresa apresenta na linha de produção da Luz da Lua o SA - 50 - Secador de Artefatos, equipamento desenvolvido para secagem de tiras, peças e partes de bolsas, carteiras e cintos. A solução é composta por três postos de trabalho para o processo contínuo de pintura e secagem. Um dos diferenciais do lançamento é que ele oportuniza o controle do tempo e temperatura de secagem, conforme o tipo de produto, base água ou base solvente.
O equipamento foi desenvolvido para a secagem de tiras de até 1,5m de comprimento e/ou peças pequenas como pétalas, tulipa e puxadores. A solução pode ser usada tanto para a secagem de peças em couro quanto sintético.
Basf traz alternativas para solados, palmilhas e biqueiras de calçados de segurança
A Basf Brasil participa da Fábrica Conceito fornecendo para a linha de calçados de segurança da Bompel o poliuretano utilizado nos solados e nas palmilhas. As palmilhas trazem o poliéster como uma alternativa ao polieter, contribuindo, entre outros benefícios, para a redução de custos deste componente do calçado. Especificamente em relação ao PU, apresenta formas de reaproveitamento dos resíduos da indústria calçadista, com foco em sustentabilidade e circularidade.
A companhia também fornece o material de biqueira, feita de poliamida, como proposta para substituir o aço e o composite. A coordenadora comercial da Basf, Carla Lisboa, explica que a proposta da novidade é substituir materiais tradicionais por um material revolucionário, por sua resistência e leveza. Com propriedades mecânicas muito boas, a poliamida foi desenvolvida pelos laboratórios da Basf em São Bernardo do Campo/SP.
“Os materiais apresentados na Fábrica Conceito estão voltados para as indústrias de calçados de segurança, mas estamos com muitos lançamentos na feira para os fabricantes de calçados casuais”, explica Carla.
Comments