top of page
Buscar

Qual a diferença entre calçado ocupacional e os de segurança?


Ambos são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), porém os ensaios e Certificados de Autorização (CA) dos calçados de segurança são feitos baseados na NBR ISO 20345/2015, e os calçados ocupacionais seguem a NBR ISO 20347/2015.


Os calçados de segurança são aqueles que possuem biqueiras de aço ou composite. Ou seja, essa biqueira precisa resistir ao impacto de 200J e a compressão de 1.500N, oferecendo proteção contra queda de objetos pesados sobre os dedos do usuário.


Por outro lado, os calçados considerados ocupacionais são aqueles cuja biqueira não oferece proteção contra queda de objetos. Esses calçaos também são EPIs, mas indicados para locais de natureza leve, ou seja, que não há risco de quedas de objetos pesados sobre os pés. Esse tipo de calçado possui biqueira de conformação ou, às vezes, sem biqueira. Na Marluvas, os calçados de proteção ocupacionais possuem biqueira de plástico ou Rhenoflex. Assim, os tipos de biqueira utilizados nos calçados Marluvas são o bico de aço, composite, plástico e Rhenoflex.


O bico de aço é uma peça metálica em aço carbono com pintura eletrostática anticorrosiva e espessura de 1,5 mm. Com essas características, ela é resistente à corrosão e protege o usuário contra impactos de até 200 Joules e compressão de 1.500 Kg. Com essas características, a biqueira de aço é indicada para proteger os dedos dos pés contra impactos frontais e quedas de objetos pesados.


Outra proteção indicada contra queda de objetos é a biqueira de composite. O composite é um material estrutural composto por resina de polipropileno rígido e que possui excelentes propriedades físico-químicas. Entre suas características, ele tem alta resistência mecânica, baixo peso e resistência à corrosão. Então, se comparado à biqueira de aço, o bico de composite é mais leve e pode ser utilizado em áreas onde há risco elétrico e que exija produto sem nenhum componente metálico.


Já a biqueira plástica é uma peça plástica injetada em polipropileno, com espessura de 1,5mm. Este tipo de biqueira não tem as mesmas características de segurança do que a biqueira de aço. Ela é utilizada apenas em calçados indicados para área com risco de natureza leve, ou seja, pequenas quedas com um peso de martelo, aproximadamente de 2 Kg.


Outra biqueira utilizada nos calçados Marluvas é a Rhenoflex, que é uma peça termoconformada resinada. Ela também é utilizada para dar forma ao bico do calçado.

Comentários


bottom of page