top of page
Buscar

IBTeC apresentou ensaio de conforto em calçados


Um dos destaques da Fábrica Conceito 2020, foi a apresentação do ensaio de avaliação do conforto que mede a temperatura do calçado durante a caminhada do calçado realizado no Laboratório de Biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). Na prática, enquanto uma pessoa caminha na esteira ergométrica, uma câmera térmica registra em um monitor digital o mapeamento da temperatura do interior do calçado. Com isso, os visitantes puderam acompanhar os níveis de calor que o calçado pode gerar a partir da caminhada.


O Laboratório de Biomecânica realiza serviços e pesquisas voltados à melhorias e incremento de inovações tecnológicas em calçados e componentes que agreguem atributos de conforto, performance, desempenho, saúde e segurança para os usuários, sejam eles crianças, adultos, atletas ou trabalhadores (calçados de segurança). O instituto trabalha para agregar valor aos produtos, conforme as suas propriedades funcionais.


O coordenador do Laboratório de Biomecânica do IBTeC, Dr. Rudnei Palhano, lembra que o movimento de conscientização de usuários de calçados sobre a importância do conforto no calce tem levado indústrias de todos os portes e segmentos a investir em pesquisas que agreguem inovação tecnológica e valor aos seus produtos como forma de atender as expectativas desse consumidor cada vez mais bem informado.

bottom of page