top of page

IBTeC amplia atuação e inaugura Laboratório de Proteção Facial acreditado pelo CGCRE do Inmetro

  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) formalizou em março último a autorização para o funcionamento do Laboratório de Proteção Facial do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). O novo serviço oferece ensaios de laboratório em óculos de proteção facial para obtenção e renovação de Certificados de Aprovação - CA. Referência em ensaios laboratoriais para Equipamentos de Proteção Individual - EPIs (os laboratórios do IBTeC realizam também ensaios em luvas, vestimentas e calçados).

O presidente executivo do IBTeC, Dr. Valdir Soldi, comemora a novidade, lembrando que “foram três anos de investimentos em pesquisa, compra de equipamentos e validação de ensaios junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para obter a licença para oferecer o serviço”.

No novo laboratório o Instituto oferece avaliações ópticas, químicas e mecânicas completas, de acordo com a norma ANSI/ISEA Z87.1-2020. Esta norma adotada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), descreve a definição, os requisitos gerais, métodos de ensaios, marcações, amostragem, manutenção e uso do equipamento de proteção destinados a minimizar e prevenir lesões decorrentes dos riscos como impacto, radiação não ionizante, alta temperatura, respingos de líquidos e produtos químicos.

Os ensaios definidos pela ANSI/ISEA Z87.1-2020 incluem:

• Impacto de alta massa

• Impacto de alta velocidade

• Impacto por queda de esfera

• Penetração

• Ignição

• Resistência à corrosão

• Poder prismático

• Poder refrativo, poder de resolução e astigmatismo

• Filtros de proteção contra radiação óptica

• Turbidez (haze)

• Vedação à luz

• Limpeza e desinfecção

• Proteção contra gotas e respingos (D3)

• Proteção contra poeira (D4)

• Proteção contra poeira fina (D5)

• Entre outros


O laboratório do IBTeC também realiza ensaios conforme as exigências estabelecidas nas normas europeias e internacionais aplicáveis, incluindo a EN 166, ISO 16321 e ISO 18526 e ainda ABNT NBR 16360, garantindo conformidade técnica coerente com padrões globais de proteção ocular. Com a entrada em operação do Laboratório de Proteção Facial, o instituto consolida sua posição como um dos principais centros de ensaios laboratoriais para Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Brasil, reforçando seu compromisso com a inovação, a excelência técnica e a promoção da segurança e da saúde dos trabalhadores.

Operando em conformidade com os princípios da ISO/IEC 17025, o novo laboratório assegura rastreabilidade metrológica, confiabilidade dos resultados e rigor técnico em todos os ensaios realizados, oferecendo avaliações precisas, reconhecidas e alinhadas às normas nacionais e internacionais.

Comentários


Entre em contato conosco

Obrigado pelo envio!

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

bottom of page