Fábrica Conceito tem 5 linhas de produção
- Simoni Jaroszeski
- 17 de mar.
- 11 min de leitura

por Raquel Guimarães
A 15ª edição da Fábrica Conceito, na Fimec 2025, de 18 a 20 de março, é a mais completa da história do projeto realizado conjuntamente pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial.
O coordenador técnico do IBTeC, Paulo Model, chama a atenção para o fato de que esta é a edição mais completa do projeto, com cinco linhas de produção, incluindo infantil, feminino, bolsa, calçados esportivos e calçado de segurança.
Em um espaço de 1.300 m2, a Fábrica Conceito reúne mais de 100 empresas, desde fornecedores de insumos e matérias-primas, passando por componentes para calçados, sistemas de gestão de produção e de logística, até embalagens, além de fabricantes de máquinas e equipamentos para a produção de calçados.
Serão produzidos um total de 2.750 pares de calçados das marcas Piccadilly (900), Novopé (450), Marluvas (600) e CFP Senai (800), além de 120 bolsas das marcas Arezzo e Schutz.
No projeto são apresentadas tecnologias inovadoras, mostrando ao público visitante todo o potencial tecnológico e sustentável da indústria de insumos, máquinas e equipamentos. Nas linhas que estão em funcionamento na feira, além da diversidade de produtos e modelos, são apresentados diferentes processos de fabricação e materiais inovadores, com sistemas modernos e controle de produção e da qualidade.

“Para o IBTeC, a Fábrica Conceito representa o ápice do trabalho que a instituição faz na área de consultoria para o setor calçadista. É neste momento que o mercado pode conhecer nossa expertise em gestão de processos na produção de calçados.
É também através do projeto que conseguimos exercer nosso propósito de fazer a conexão entre os fabricantes de calçados e os fornecedores de soluções, desde a gestão de processos, passando por equipamentos, matérias-primas e componentes, até a logística para o escoamento da produção das indústrias brasileiras.
Em 2025, temos uma situação especial, com a maior edição destes 15 anos do projeto. Acreditamos no sucesso da Fimec, e aguardamos na fábrica uma grande visitação, incluindo muitos estrangeiros, especialmente dos vizinhos da América do Sul.”

“A Fábrica Conceito é fundamental para o propósito da Fimec de movimentar não apenas a indústria do couro e do calçado no Brasil, mas de toda a América Latina e outras regiões do mundo. O grande diferencial deste projeto é proporcionar aos participantes uma experiência única de imersão na produção, trazendo um ambiente familiar para quem é do setor. Assim, os profissionais podem conhecer novos maquinários, processos e visualizar a aplicação direta no seu dia a dia.
A cada ano, o evento se supera, trazendo novas tecnologias e apresentando caminhos sustentáveis para o cluster. É um projeto que consegue ser inovador em todos os momentos. Por isso, tenho certeza que a Fábrica Conceito 2025 será um sucesso.”

“A Fábrica Conceito chega à sua 15ª edição atingindo o mais alto nível da sua história, proporcionando aos visitantes nacionais e internacionais uma experiência inigualável, pois nos seus 1.300 metros quadrados de exposição apresenta diversos processos e sistemas fabris, em um espectro de fabricação de produtos muito diverso, não encontrado em nenhum outro espaço fabril no País, sempre procurando mostrar o que há de mais avançado, sustentável e inovador no setor de calçados nacional.
Insumos sustentáveis, equipamentos inovadores, máquinas com alta tecnologia incorporada e sistema de controle de produção que proporcionam grande quantidade de dados e informação on time para a eficiente gestão da fábrica são algumas das muitas atrações apresentadas no projeto.”

“É a primeira vez que temos cinco linhas de produção na Fábrica Conceito, um fato que com certeza vai causar um impacto visual muito importante, com uma diversificação muito grande nos tipos de calçados produzidos - temos calçados de moda, de segurança, esportivos, femininos e, pela primeira vez, uma marca de calçados infantis, além de bolsas.
Para que se tenha uma dimensão da grandeza da ação, nesta edição temos o maior volume de máquinas utilizadas na história do projeto. Gostaria de destacar a importância de todas as marcas que estão fazendo parte da ação, o que chancela nosso trabalho como Instituto. Este ano estamos com Piccadilly, Arezzo, Marluvas, Novopé, além da escola de formação técnica do Senai.”

“A participação do Senai no projeto é extremamente relevante, sobretudo porque nosso CFP é um grande player na formação profissional. A Fimec reúne diversas empresas e grandes marcas do setor, e essa é uma oportunidade única para que gestores de fabricantes de calçados reconheçam o potencial dos nossos alunos.
Para nós, essa experiência é fundamental, pois permite demonstrar, de forma prática, a competência técnica e profissional que desenvolvemos em nossos estudantes. Além disso, outro pilar essencial dessa participação é proporcionar a esses jovens um contato direto com a realidade de uma unidade produtiva. Na feira, eles vivenciam o processo real de fabricação de calçados, enfrentando desafios e até mesmo a pressão do ambiente industrial.
Do ponto de vista pedagógico, essa imersão é uma experiência única, que agrega imenso valor à formação profissional dos nossos alunos, preparando-os de maneira concreta para o mercado de trabalho.”

“Nós, da Novopé, buscamos com a participação na Fábrica Conceito uma oportunidade de ampliar nossos horizontes, especialmente com a conquista de novos fornecedores, tendo em vista que a Fimec é uma feira de soluções e produtos para a indústria calçadista. Entre nossas expectativas, está ainda o desejo de contatos com novos mercados. Hoje produzimos 4.000 pares de calçados/dia, e geramos 300 empregos diretos.
Destinamos em torno de 20% da produção para o mercado externo, especialmente países vizinhos da América Latina, e queremos estender nossa atuação para outros continentes. Os calçados da marca Novopé que estão sendo produzidos na Fimec estão focados no conforto do calce, com ênfase na facilidade de calce, sem a necessidade de atacadores.”

“Depois do sucesso da experiência que tivemos na Fisp em 2024, quando participamos do projeto Fábrica Modelo de Segurança em parceria com o IBTeC, decidimos repetir o desafio, apresentando na Fimec 2025 alguns dos nossos projetos de calçados profissionais. A decisão da Marluvas de participar na Fimec é também uma extensão da parceria de anos que temos com o IBTeC. Para nós é mais uma oportunidade de mostrar ao mercado a postura inovadora da Marluvas.
O projeto traz para a nossa marca uma oportunidade de apresentar ao mercado tendências e conceitos em equipamentos e soluções, gerando para a Marluvas uma oportunidade de identificar novas parcerias e novas conexões para negócios no futuro. Além de termos uma oportunidade de perceber junto ao público visitante o interesse pelas nossas propostas em calçados profissionais.”

“A indústria de calçados, bolsas e acessórios está em constante evolução e a tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo. Azzas 2154, o maior grupo de moda da América Latina, está presente na Fimec, onde apresenta uma fábrica modelo de bolsas. O espaço incentiva o uso de novas tecnologias e da automação, além de colaborar com a descoberta de novos talentos, pois o evento conta com a participação de alunos do CT Calçados Senai, de Novo Hamburgo.
A escolha dos modelos de bolsas foi pensada para mostrar os diferentes processos na fabricação, como exemplos de corte, bordados, pinturas e costuras automatizadas. Com a Fábrica Conceito é possível revelar cada etapa do fluxo produtivo, oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar a produção em tempo real e de desfrutar de uma experiência imersiva e única. Estamos muito felizes em participar do projeto na Fimec.”

“Desde a nossa fundação, a Piccadilly tem sido pioneira no mercado de calçados confortáveis, transformando vidas por meio da inovação e do bem-estar. Ao longo dos anos, acompanhamos e impulsionamos a evolução do setor, investindo em tecnologias que minimizam impactos, oferecem suporte adequado e garantem conforto superior. Celebrar nossos 70 anos produzindo calçados em tempo real e doando cada par torna essa conquista ainda mais especial.
A participação na Fábrica Conceito reforça o compromisso da marca em expandir sua presença no mercado nacional e internacional. Além disso, nos dá a oportunidade de demonstrar na prática a responsabilidade, cuidado e dedicação que depositamos na confecção dos nossos produtos.”
Novopé faz primeira participação

Pela primeira vez em 15 anos de existência, a Fábrica Conceito conta com uma marca de calçados infantis. A Novopé, marca reconhecida pela introdução de inovação em conforto nos calçados para os pequenos, produz 4 mil pares/dia e gera 300 empregos diretos.
Hoje, a marca destina em torno de 20% de sua produção para o mercado externo, especialmente países vizinhos da América Latina. “Queremos estender nossa atuação para outros continentes”, afirma a diretora administrativa/marketing da indústria, Eliane Terezinha da Rosa Kley. A marca aposta no conforto e bem-estar como contribuição para o desenvolvimento saudável dos pezinhos.
Na feira, a empresa apresenta quatro modelos sem atacadores, focados no conforto e na facilidade do calce.
Cabedal Sintético: Sintex
Tecido Cabedal: Sultekal
Gorgurão: Marfim
Palmilha Interna: Ecoflex
Composto Sola TR: FCC
Composto Sola PVC: FCC
Injeção do Solado: Ermel, Termoline
Formas: Formello
Adesivos: FCC
Lubrificantes: NS Importação
Canetas de Marcar: OTB
Caixa Individual: Boxprint
Caixa Coletiva: Embasul
Piccadilly celebra seus 70 anos com estreia no projeto
Iniciando as celebrações pelos seus 70 anos, a Piccadilly produz, em tempo real, 432 pares do Scarpin Taci, modelo que combina estilo, conforto e tecnologia, refletindo seu compromisso com o bem-estar dos pés.
Pioneira no segmento de conforto no Brasil, a marca conquistou reconhecimento em mais de 100 países.
Agora, no ano em que completa sete décadas de história, reafirma sua missão de encorajar as mulheres a revelarem seus potenciais, seja na vida pessoal ou profissional. A vice-presidente e diretora de produtos e inovação da indústria, Ana Carolina Grings, enfatiza que “a Fimec é a única do mundo que proporciona aos visitantes e expositores a experiência de acompanhar todo o processo de produção de uma fábrica de calçados em tempo real, oferecendo ao público conhecimento prático sobre aplicabilidade, tecnologia e produto, através do projeto Fábrica Conceito”.

Cabedal Sintético: Crespi
Forro: Wolfstore
Contraforte: Artecola
Couraça: Artecola
Tecido Dublagem: Pollibox
Enfeite Metálico: Plasticromo
Sintético Palmilha Interna: Crespi
Agulhas: NS Importação
Adesivos: FCC
Produtos Químicos: FCC
Lubrificantes: NS Importação
Composto do Solado: FCC
Injeção do Solado: Alpasso
Salto: Tupã
Taco: Tupã
Palmilha Montagem: Flexsul
Pinos/Fôrmas: Dante Metais
Imã: Thaigus
Fôrmas: Formas Kunz
Canetas/Pincéis: OTB
Caixa Individual: Boxprint
Caixa Coletiva: Embasul

Fio Repreve: Unifi
Cabedal Knit: Brastema
TPU Frequência: Endutex
Matriz de Frequência: WMW
Contraforte: JR Dublagens
Couraça: JR Dublagens
Gorgurão: Globalfit
Palmilha Interna: Cofrag
Agulhas: NS Importação
Etiqueta Transfer: Arte Laser
Adesivos: FCC
Produtos Químicos: FCC
Lubrificantes: NS Importação
Linha de Costura: Cifa
Atacador: Globalfit
Palmilha Strobel: Boxflex
Sola: GI Matrizes
Fôrmas: Formas Kunz
Canetas/Pincéis: OTB
Caixa Individual: Boxprint
Caixa Coletiva: Embasul
Marluvas traz linha de montagem de calçados profissionais
A Marluvas Equipamentos de Segurança, um dos principais fabricantes de calçados de segurança do Brasil, participa pela primeira vez do projeto. A indústria apresenta na Fábrica Conceito 2025 dois modelos de calçados profissionais, o primeiro ocupacional em duas versões, o outro de segurança, ambos com foco em inovação de processos e materiais, totalizando 600 pares em três dias.
A escolha dos modelos foi feita com o objetivo de focar na apresentação de inovações em materiais e processos de calçados ocupacionais e de segurança. A equipe de desenvolvimento da Marluvas projetou os modelos usando novos materiais e processos, sempre com foco na sustentabilidade e inovação.
O calçado ocupacional é produzido com o processo de produção ensacado completo em duas versões de cabedais, usando em um deles o knit de poliéster como matéria-prima, a outra versão com cabedal resistente ao corte.
A palmilha e materiais utilizados no forro têm apelo sustentável, além de atender as especificações para calçado ocupacional.
O modelo de segurança é produzido com o processo de produção ensacado em sistema strobel e com montagem de biqueira de segurança. O cabedal é em microfibra, com a utilização de processos de alta frequência. A palmilha, em PU poliéster, também está focada na sustentabilidade.

Cabedal em Microfibra: Brisa
TPU Frequência: Brisa
Nylon Lingueta: Branyl
Forro Cano: Cofratec
Forro Tesourinha: Cofratec
Forro Lingueta: Cofratec
Forro Gáspea: Texfyt
Suador: Texfyt
Contraforte: Boxflex
Atacador: Globalfit
Pino: Alkaplas
Gancho: Alkaplas
Etiqueta: Marluvas
Gorgurão Passador: Globalfit
Gorgurão Lingueta: Globalfit
Adesivos: FCC
Composto PU Palmilha: Basf
Palmilha Conforto: WA
Entresola PU: Basf
Sola PU: Basf
Produtos Químicos: Kemi/Liko
Palmilha Strobel: Texfyt
Fôrma: Formello
Matriz de Injeção: Matrizminas

Cabedal Knit: Bandtex
Palmilha Conforto: Jomo
Atacador: Globalfit
Tag: Globalfit
Entresola PU: Basf
Sola PU: Basf
Composto PU: Basf
Produtos Químicos: Kemi/Liko
Adesivo: FCC
Matriz de Injeção: Matrizminas
Fôrma: Formello
SENAI produz dois modelos de chuteiras
A participação do Senai na edição de 2025 conta com 90 alunos do Centro de Formação Profissional Senai em Calçado e Logística Industrial de Novo Hamburgo e do Centro de Formação Profissional Senai Nelson Heidrich, de Igrejinha.
No trilho, dois modelos de chuteiras em produção - um com travas para a prática de futebol de campo, e outro para o esporte indoor.
A escolha dos modelos foi feita a partir de um desafio entre os alunos das instituições. Cada turma fez seu próprio concurso e escolheu um modelo para a disputa geral, que contou com a avaliação de professores e profissionais do mercado.
“Esta foi uma forma de envolver todos os estudantes no processo de participação do CFP no projeto”, explica o gerente de operações do Senai Novo Hamburgo-Estância Velha, Alexandre Costa.
Os dois modelos são produzidos em duas versões - um modelo preto com dourado e outro modelo branco com laranja. Serão feitos 800 pares nos três dias de feira. As duas chuteiras são direcionadas tanto para público feminino quanto masculino.

Cabedal Sintético: Cipatex
Forro Tecido: Wolfstore
Tecido Malha: Freudenberg
Contraforte: Artecola
Couraça: Artecola
Reforço Vista: Freudenberg
Matriz Auto Frequência: Daffi
Palmilha Interna: Tacosola
Fitas de Reforço: Adere
Linhas de Costura: Cifa
Adesivos: Amazonas
Lubrificantes: NS Importação
Agulhas: NS Importação
Linhas de Costura: Cifa
Serviço de Alta Frequência: Orisol
Etiqueta: Maino Design
Fôrmas: Formello
Canetas/Pincéis: OTB
Caixa Individual: Boxprint
Caixa Coletiva: Embasul
Azzas apresenta cinco modelos de bolsas
“A Azzas 2154, o maior grupo de moda da América Latina, participa pela terceira vez do projeto Fábrica Conceito, desta vez produzindo bolsas femininas de suas marcas Arezzo (dois modelos), e Schutz (três modelos). A companhia, que tem como sede de sua unidade de calçados e acessórios (Arezzo&Co) a cidade de Campo Bom/RS, é um dos maiores players do setor de calçados e bolsas do Brasil.
O gerente executivo da unidade de negócio industrial do grupo, Ermes Schmidt, afirma que os modelos escolhidos para o projeto são clássicos das duas marcas, com grande aceitação entre as consumidoras. A escolha foi baseada, ainda, em técnicas diferentes de construção das bolsas a fim de experimentar novos equipamentos na produção.
A Fabrica Conceito utiliza na sua concepção somente fabricantes de máquinas e equipamentos que estejam participando da Fimec como expositores. Para as indústrias que participam do projeto e´ uma oportunidade para conhecer novos fornecedores de soluções para suas linhas de produção na prática. A metodologia permite a interação entre vendedores e compradores de novas soluções de forma a agilizar o processo de compra e venda.”

Couro Cabedal: AMCM, Nobre, A. Bühler
Palha: Bertex
Forro Bolsa Schutz: Jetfio
Forro Bolsa Arezzo: Camaleoa e Jetfio
Zíper: YKK
Dublagens: Fibrah Soluções
Tinta a Fio: 2R
Enfeite Metálico: KSD, WS, SMS
Ímã Invisível: Comcal
Botão Ímã: Comcal
Corrente Metálica: Reuter, KSD e WS
Espumas: Start e Herval
EVAs: Tacosola
Linhas de Costura: Cifa
Fitas: Adere
Agulhas: NS Importação
PARCEIROS DE MÁQUINAS
SETOR CORTE
Classificadora Couro: Comelz
Máquina de Corte Automática: Comelz, Impex
Máquina de Dividir: Comelz
Balancim Ponte: Tecnomaq
Máquina de Chanfrar: Tecnomaq
Máquina de Moldar Bico: Onix
Dubladora: Tecnomaq
SETOR COSTURA
Máquina de Costura: Impex
Equipamento Secagem Pintura: Master
Máquina de Costura Programada: Orisol, Impex
Máquina de Costura Overlock: Tecnomaq
Máquina de Alta Frequência: Orisol, Tecnomaq
Caneta de Aplicar Adesivo: Isa Tecnologia
Máquina de Rebater Costura: Sul Máquinas
SETOR MONTAGEM
Trilho de Montagem: Mecsul, Master
Formeiro: Exclusive, Inovatech, Asker
Torno de Montagem: Exclusive, Isa Tecnologia, Inovatech
Máquina de Conformar Quente/Fria: Sazi, Mecsul, Tecnomaq
Máquina Montagem String: Isa Tecnologia
Forno de Aquecer String: Sazi
Máquina de Montar Bico: Erps
Máquina de Montar Traseiro: Erps
Máquina de Reativar Bico: Onix
Máquina de Reativar Traseiro: Onix
Politriz/Lixadeira: Exclusive, Inovatech
Coletor de Pó: Inovatech Exclusive
Máquina de Riscar Sola: Onix
Cabine de Passar Cola/Halogem: Exclusive, Master, Mecsul, Inovatech
Prensa: Sazi, Mecsul
Sorveteira: Tecnomaq, Sazi
Forno Secador e Reativador: Sazi, Mecsul, Master
Estabilizador a Frio: Mecsul, Tecnomaq, Sazi, Master
Desenformador para Fôrmas: Mecsul, Erps
Forno Conformador: Mecsul, Master
Máquina de Pregar Salto: Mecsul
Máquina de Ensacar Cortes: Erps
Robô de Transporte: Erps
Máquina de Rebater: Erps
Máquina de Prensar Biqueira: Erps
Injetora: Sulpol
Máquina de Refilar: Sul Máquinas
Máquina de Tecer Malhas: Brastema
Injetora: Sulpol
Matrizaria: Matrizminas
Máquina de Tampografia: Maquetec
Comments