Forro com adição de grafeno, robô que interage com o operador e matéria-prima que dispensa o uso de metais na construção do calçado são algumas das inovações mostradas no projeto
Pela primeira vez em sua história, o projeto Fábrica Conceito apresenta na Fimec cinco linhas de produção, com montagem simultânea de calçados infantis, masculinos, femininos e de segurança. Para tornar o projeto realidade, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), a Fenac e a Coelho Assessoria Empresarial contam com as parcerias de Calçados Pegada (com produção de um modelo masculino de tênis em knit e couro), Arezzo Co. (com um modelo de scarpin em couro), Calçados Conforto (com um modelo de calçado de segurança em tecido e knit) e Senai Calçados (com produção de um modelo de calçado infantil para recém nascidos e um tênis masculino em tecido e couro).
Fábrica Conceito é realizada em um espaço de 1.600 m², com a participação de 50 empresas, entre fabricantes e fornecedores de matérias-primas, insumos, máquinas, equipamentos e soluções de tecnologia. No total, serão produzidos em torno de 2.500 pares de calçados nos três dias da feira. O projeto conta ainda com cerca de 100 trabalhadores, entre profissionais e alunos do Senai, para a operação das linhas de montagem. Uma das novidades nesta edição é a realização de desfiles dos calçados produzidos pelo projeto, como uma forma de chamar a atenção dos visitantes da feira.
Reconhecida como a maior feira do setor coureiro-calçadista na América Latina, a 46ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) reúne os setores de fornecimento e produção do sistema coureiro-calçadista de 7 a 9 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Com o mote “Novo Momento. Novos Negócios. A única que tem tudo para o mercado coureiro-calçadista”, esta edição aborda uma indústria cada vez mais sustentável, atenta ao comportamento do mercado.
Um dos principais diferenciais da Fimec é o fato de ser a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. Da produção à logística, os visitantes encontram novidades em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para diferentes áreas do segmento. Com uma metragem 30% maior em relação à edição anterior, superando os 10 mil m², e apresentando cerca de 350 expositores nesta edição, a Fimec 2023 se programou para receber um público estimado em 20 mil visitantes.
Espaço em evidência
A Fábrica Conceito é um dos principais espaços de experiência para os visitantes. Mostrando em tempo real o funcionamento de cinco linhas de produção de diferentes tipos de calçados, demostra ao público a aplicação da tecnologia das máquinas dos expositores, bem como a performance dos materiais e insumos utilizados.
Além de fazer a demonstração na prática das diferentes inovações, o projeto tem um forte viés social. Parte dos profissionais que atuam nas linhas de montagem é formada por trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho e têm na feira a oportunidade de demonstrar as suas habilidades técnicas aos visitantes.
Ao longo das edições do projeto, muitos foram os profissionais que se inseriram no mercado a partir do contato que tiveram com empresários que compareceram à feira. Outro exemplo é que parte dos calçados produzidos será destinada para instituições de assistência social para que possam reverter a doação em recursos necessários para a continuidade dos atendimentos prestados a pessoas em situações de vulnerabilidade.
"A Fábrica Conceito é um projeto coletivo, que na edição de 2023 envolveu 50 empresas e 100 profissionais, entre operários, técnicos das empresas e nossa equipe do IBTeC. Na nossa avaliação, a ação conquista a cada ano mais importância na Fimec e valorização por parte de empresários e profissionais do setor coureiro-calçadista.
A Fábrica é o local onde os maiores e melhores fornecedores de sistemas de produção, máquinas, equipamentos, insumos, matérias-primas, componentes e soluções de logística e administração da área fabril do setor apresentam seus lançamentos em operação.
Hoje, a Fábrica cumpre um papel de âncora na feira, sendo um ponto de atração de visitantes do mundo inteiro, pela importância da oportunidade que ela oferece aos expositores para que apresentem seus lançamentos em funcionamento, e para que os compradores possam ver em tempo real o que estão adquirindo. Estamos na 13ª edição desta ação que o instituto realiza em parceria com Fenac e com Coelho Assessoria Empresarial. E com certeza é uma das mais completas, não apenas pelo número de linhas de produção - este ano são cinco -, mas também pela diversidade de modelos e de segmentos apresentados.” (Paulo Griebeler - Presidente executivo do IBTeC)
“A Fábrica Conceito é uma atração da Fimec já consolidada, tanto que os visitantes de fora do País têm o projeto como um dos pontos mais importantes a serem vistos durante a visita à feira.
Porque ela de fato mostra em um ambiente muito mais amigável ao fabricante de sapatos, não importa o tamanho dele, a aplicação de tecnologias, das máquinas, matérias-primas, enfim, tudo o que eles necessitam para desenvolver suas produções.
Além de ter a apresentação de seus produtos nos estandes normais, os parceiros da fábrica têm a aplicação direta em um ambiente real. Então, a Fábrica é hoje um ambiente muito requisitado pelos visitantes da feira e é de suma importância para a feira.” (Márcio Jung - Diretor-presidente da Fenac)
“Este ano a Fábrica Conceito apresenta muita inovação e tecnologia, numa intensidade que ainda não havia ocorrido. São apresentados materiais inovadores, plásticos de engenharia que nunca foram utilizados nos calçados, processos tecnologicamente muito avançados e materiais não convencionais no setor.
Este é o principal objetivo da Fábrica Conceito: demonstrar aos designers e técnicos calçadistas novas possibilidades, revolucionando a industrialização do calçado, proporcionando maior competitividade, menor necessidade de mão de obra e produtos muito criativos, mas comerciais.” (Luís Coelho - Diretor da Coelho Assessoria Empresarial)
“Pela primeira vez em sua história, a Fábrica Conceito apresenta na Fimec cinco linhas de produção, com produção simultânea de calçados infantis, masculinos, femininos e de segurança.
Tornar este projeto realidade exige muita dedicação, e um espírito de trabalho coletivo que tem sido o segredo do sucesso deste projeto. Ao passar dos anos, conquistamos uma sinergia muito grande entre as empresas parceiras, o que torna possível a realização desta ação que é tão grandiosa.
O projeto é uma vitrine muito importante para os lançamentos de empresas que oferecem as mais diferentes soluções para a indústria calçadista, e nós fazemos o máximo esforço para tornar esta vitrine mais atrativa possível.” (Paulo Model - Consultor)
Calçados feitos no projeto agregam diferentes inovações
Scarpin com estrutura e salto free metal
A Arezzo Co. participa da Fábrica com um modelo de scarpin em couro, com bico agulha e montado por processo string, que tem como principal inovação um salto injetado em poliamida. Lançado na feira pela Basf, o salto é fixado no calçado por um sistema de encaixe ao invés de ser pregado. Assim como o salto, a estrutura de sustentação do calçado - que tradicionalmente leva metal em sua construção - é feita também em poliamida. Além de reduzir etapas no processo de produção, o uso deste material traz mais conforto para as usuárias dos calçados, pela leveza.
Tênis casual em knit com solado em EVA sustentável
A Calçados Pegada produz na feira um modelo de tênis casual masculino em knit com peças de couro agregadas ao design e tecnologia inovadora. Fornecido pela Top Shoes, o material utilizado no cabedal é considerado a terceira geração do knit para calçados.
O tênis, que traz como diferencial a aplicação do logo impresso em 3D, tem ainda uma palmilha feita com viscoelástico, que torna o calce mais confortável.
Sapato EPI com grafeno no forro
Outra novidade nesta edição da Fábrica Conceito é a produção - pela primeira vez no projeto - de um calçado de segurança. A Calçados Conforto faz a montagem de um modelo de calçado com cabedal de knit com injeção direta do solado no cabedal, que tem biqueira de aço. O visual é complementado com detalhes em couro e a aplicação do logo por sistema de impressão em 3D. Além do uso de materiais e tecnologias que contribuem para agregar valor ao calçado, que pode ser usado no dia a dia, a empresa inovou em seu modelo com a aplicação de forro em microfibra que tem grafeno em sua composição.
O material, que ajuda na manutenção da temperatura do pé durante o calce, foi produzido pela Cofratech, empresa do Grupo Cofrag, e é apresentado ao mercado calçadista através da Fábrica Conceito. Além do conforto térmico, o tecido é mais resistente à ação mecânica, o que aumenta a durabilidade do calçado, agregando ainda importantes funções antibacterianas e antivirais.
Alunos do Senai produzem modelo para recém-nascidos e tênis casual
O projeto Fábrica Conceito conta com a participação do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, que faz desta ação uma oportunidade para que os alunos dos Cursos de Aprendizagem Industrial possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula.
No espaço do instituto funcionam duas esteiras de produção - uma com um calçado para recém-nascidos e outra com um tênis casual masculino. Os modelos foram desenvolvidos para envolver e habilitar os estudantes nos processos calçadistas mais modernos da atualidade. Matérias-primas, insumos e máquinas, equipamentos e componentes foram fornecidos por empresas parceiras do projeto.
Produção
Conforto - 450 pares de EPI masculinos (tênis) em knit com biqueira de aço
Senai - 700 pares masculinos e 450 pares de calçados para bebês
Pegada - 450 pares de calçados masculinos em knit
Arezzo - 450 pares de calçados scarpins com bico agulha
Tecnologias apresentadas na Fimec
Sistemas de PU sustentável
A Coim Brasil desenvolve sistemas de Poliuretanos para solados e está apresentando na Fimec seus desenvolvimentos a partir de fontes renováveis superiores a 70% da composição. De acordo com o gerente comercial, Leonardo Bauer, devido ao apelo ecológico voltada a todos os tipos de polímeros, a empresa se viu na necessidade de inovar seus produtos fornecendo sistemas com menor dependência fóssil possível, sendo atualmente um dos sistemas de PU com maior porcentagem de produtos de base vegetal inserido no mercado.
O desenvolvimento de tecnologia para polióis de base biológica e sistemas de poliuretano começou há cerca de 10 anos. Originalmente, o objetivo era verificar a possibilidade de produzir polióis e PU a partir de uma alternativa sustentável à fonte fóssil devido ao fato de o petróleo ser uma fonte limitada. Ao longo dos anos os novos produtos passaram a ter baixo impacto ambiental. Além disso, o desenvolvimento fixou outros dois pontos-chave: os novos materiais precisam ser usados em equipamentos industriais tradicionais e eles precisam oferecer alto desempenho (equivalente aos grades de origem fóssil). Tudo isso resultou em um portfólio de produtos de base biológica com alto teor de fontes renováveis (100% para polióis e mais de 70% para poliuretanos) com baixo impacto ambiental, alto desempenho (em alguns casos até superior ao fóssil, classes baseadas) que podem ser gerenciadas em máquinas tradicionais.
Verniz cataforético
Com produção mensal estimada em 160 a 200 ton/mês, a Metal Coat atente a diversos segmentos, entre eles o da moda, e centraliza todo o seu processo produtivo baseado no desenvolvimento sustentável, com foco na redução da utilização dos recursos naturais não renováveis. Conforme o diretor comercial, Sérgio Camargo de Andrade Filho, a empresa fornece tecnologia e eletrodeposição em todos os acabamentos, em diferentes superfícies, sempre buscando a melhor performance em resistência à corrosão, não esquecendo do aspecto visual final dos acabamentos aplicados. “Nosso guarda-chuva de produtos é bem extenso, indo do acabamento de alta resistência à corrosão, aplicado nas linhas automotivas, ferragens, sanitários, moveleiras e linha branca, como as de acabamento estético, tais como fivelas, bijuterias e adornos. Desde processos como zincagem, cromação, anodização e pintura, à linha de verniz cataforético”, salienta Sérgio.
Segundo ele, a tecnologia diferenciada em acabamento com alta resistência à corrosão é o verniz cataforético, que garante acabamentos que vão desde o brilhante até ao fosco, nas mais variadas cores, envolvendo nanotecnologia. “A necessidade de oferecer ao mercado um acabamento de baixo custo e alto desempenho, focando na parte estética do produto final, nos motivou a trabalharmos em conjunto com nossa parceira internacional, implementando tecnologia que nos levaram a sermos os primeiros no mercado da América Latina em verniz cataforético de alta performance do segmento”, pontua.
Conforto e visual arrojado
Cabedais de knit, tiras para sandálias e cabedais em metro são especialidades da Tricota, que atua no mercado calçadista com uma produção anual de 1,2 milhões de pares. Um dos destaques são os produtos com enchimento que, segundo o sócio-diretor, Leandro Nascimento, proporcionam maior valor percebido com conforto e design.
“Esse produto reduz custo de montagem e costura para os clientes por sair pronto de máquina”, reforça Leandro, ao falar sobre a gáspea knit ConfortPlus que se destaca pelo visual e exemplifica as possibilidades de ampliar as aplicações em todo cabedal. O modelo em questão foi criado com forte resultado pelo visual arrojado e o apelo em calçar assegurando o conforto.
Resinas para impressão 3D
Além de desenvolver vernizes e tintas de cura ultravioleta, a Corquímica oferece ao mercado a sua linha de resinas para impressão 3D, que, segundo a engenheira química, Susana Musso, oferece ótima resolução e nitidez de impressão com curto tempo de cura. “Esta tecnologia facilita e reduz tempo para as empresas criarem ferramentas, gabaritos, protótipos, acessórios etc., de forma mais rápida. No caso dos protótipos utilizados no desenvolvimento, simplificam testes de uso do material e facilitam a aprovação com baixo custo”, ressalta a profissional.
A linha CQ 3D Semirigida Verde Escura, por exemplo, indicada para peças mecânicas, protótipos e maquetes industriais, apresenta resistência superior ao impacto, semirrígida, alto nível de resolução em detalhes e possui excelente tempo de cura. O material é recomendado para uso em impressoras 3D DLP/LCD de luz com cura em comprimento de onda de 385-410nm e compatível com as principais impressoras 3D do mercado (Anycubic, Creality, Elego, Ezi, Phrozen e Wanhao).
Produtos sustentáveis e biodegradáveis
Especializada no desenvolvimento de adesivos em forma de filme, tecidos para cambrê e reforços para calçados, a Pollibox Ecodesivos produz próximo a 10 milhões de metros a cada mês. Com relação específica à sua participação na Fimec, o diretor Antônio Bianchi conta que a principal novidade são os produtos sustentáveis como a linha biodegradável e com matéria-prima renovável. “É um produto único no mercado, que, além do apelo sustentável, é oferecido a um custo adequado para as necessidades competitivas exigidas pelas empresas”, contextualiza Antônio, se referindo à Malha para Cambrê com adesivo, um produto que, de acordo com ele é 100% biodegrádavel.
Comments