top of page
Buscar

Conforto certificado



Um dos diferenciais do IBTeC no atendimento ao setor de EPIs está na aplicação de tecnologias de conforto aos calçados e segurança. O Laboratório de Biomecânica da instituição transferiu para este tipo de calçado funcional os conceitos de conforto pesquisados há quase duas décadas para os calçados casuais e esportivos, agregando valor aos calçados que ganham cada vez mais importância na vida de trabalhadores de todos os setores.


Uma das formas de tornar o calçado de segurança mais confortável e benéfico para a saúde do usuário é a utilização de materiais que promovam a dissipação de calor interno do calçado e absorvam a umidade, mantendo o pé sempre seco e levemente aquecido.


O laboratório dispõe de várias tecnologias para a determinação do conforto em calçados de segurança. “A proposta é trabalhar para que os calça- dos proporcionem conforto e protejam os pés dos usuários em diferentes condições, como ambiente frios, quentes, úmidos, superfícies irregulares, com diferentes rugosidades e durezas”, explica o coordenador dos laboratórios de Biomecânica do IBTeC, Dr. Rudnei Palha- no. Um calçado construído com foco no bem-estar e saúde do trabalhador pode evitar lesões nos pés e articulações, pro- mover o bom calce e contribuir para o gasto adequado de energia ao longo da jornada de trabalho, proporcionando maior produtividade.


Os itens avaliados nos testes de laboratório de conforto do IBTeC são classificados através da massa (peso) do calçado, distribuição das cargas plantares, temperatura interna do calçado, índice de amortecimento da pisada, índice de estabilidade (pronação) e percepção de calce e marcas e lesões. A partir dos ensaios realizados para cada um dos que- sitos, o Laboratório de Biomecânica do IBTeC quantifica e determina os níveis de conforto de calçados e dos componentes com os quais eles são construí- dos, desta forma atestando os benefícios e funcionalidades do produto final.


bottom of page