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Cinco tendências do e-commerce para 2021


A pandemia mudou definitivamente a maneira como as pessoas fazem compras. De acordo com uma pesquisa recente da Comscore, o tempo gasto no varejo é maior em aparelhos móveis, que contam hoje com mais de 72 milhões de usuários ativos no Brasil. Apesar disso, segundo o diretor-geral da Zoho Brasil, Rodrigo Vaca, ainda existem 17 milhões de pessoas que utilizam apenas o computador no seu dia a dia, sendo necessário que as empresas adaptem suas lojas de e-commerce para funcionarem perfeitamente em ambas plataformas. “E essa não foi a única mudança que vimos. As práticas de e-commerce mudaram ao longo dos meses de 2020 e, agora, mais do que nunca, o foco dos negócios é a experiência do usuário”, pontua Rodrigo. Confira 5 tendências apontadas por ele para serem observadas em 2021.


1. Omnichannel é rei


Seja em vendas, logística, cadeia de suprimentos ou comunicação, omnichannel - estratégia de conteúdo de canal cruzado que as organizações usam para melhorar a experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público - é uma das palavras do momento e o futuro de todos os negócios em desenvolvimento. O segredo para uma estratégia vencedora é entender o que seus clientes precisam antes mesmo que eles saibam que precisam, oferecendo ao seu cliente todo o suporte por meio de diferentes canais de vendas.


2. Voice Shopping


“Ok Google”, “Hey Siri” e “Hi Alexa” se tornarão as frases mais faladas depois que o Voice Shopping se tornar uma realidade em todo o mundo. As pessoas estão começando a gostar da ideia de ter um assistente com dispositivo de voz em suas casas, como Assistente Google e Alexa. A compra por meio desses dispositivos de voz chegará a US$ 40 bilhões em 2022. Isso acontecerá porque a Amazon e o Google estão visando mercados ao redor do mundo, incluindo diferentes idiomas. Essas empresas apostam no conforto e comodidade para seus clientes e muitas outras seguirão criando aplicativos que usarão comandos de voz para executar suas ações.


3. Produtos verdes e sustentabilidade assumem o controle


A nova geração é formada por compradores conscientes, seu comportamento de compra é focado em valores como responsabilidade social e ambiental. Em 2021, se as marcas não se adaptarem a uma política pró-sustentabilidade, ecológica e livre de crueldade, elas correm o risco de serem substituídas por empresas que, embora potencialmente mais caras, defendem essas práticas. Os jovens consumidores preferem marcas que compartilhem seus valores e moral, empresas que tenham um propósito definido.


4. AI e AR


Espera-se que a inteligência artificial (IA) e a realidade aumentada (AR) estejam entre os maiores investimentos dos vendedores em 2021. As empresas gastarão dinheiro e esforços para garantir que o e-commerce ofereça a melhor experiência aos clientes. Os benefícios da IA virão principalmente da otimização do processo e da maximização da receita. Embora a IA ofereça experiências personalizadas para pessoas diferentes, rastreando o histórico do cliente e o comportamento de navegação e oferecendo exatamente o que ele está procurando ou a combinação perfeita para o que acabou de comprar, o AR se concentrará em satisfazer a necessidade do cliente de inspecionar fisicamente o produto, mostrando todas as características do seu produto e como ficaria bem com eles, mas no conforto de suas casas.


5. Comércio visual


Uma imagem vale mais que mil palavras, dizem. E isso nunca poderia ser mais preciso quando se trata de comércio eletrônico. As lojas mais relevantes do mundo não usam imagens apenas na página de produtos, mas também em todo o site para atrair a atenção dos consumidores e convertê-los em clientes na hora. Toneladas de imagens de alta qualidade podem comprometer a velocidade de carregamento da página e diminuir a experiência do cliente, portanto, as empresas precisam ficar de olho nisso. Para 2021, os e-commerces terão de investir em formatos modernos para venderem, como imagens e vídeos 360° dos produtos, ferramentas de busca visual e se manterem atualizados com as novidades em imagem.


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