Buscar

CB-011 retoma as atividades


Adoção de nova norma ISO para o couro e análises de resultados de Consultas Nacionais são destaques neste reinício dos trabalhos.


Anualmente, o Comitê Brasileiro de Couro, Calçados e Artefatos de Couro (CB-011) trabalha na revisão de quase 300 normas através de suas 13 comissões de estudo, sendo elas:

  • Comissão de estudo de Insumos;

  • Comissão de estudo de Ensaios Físicos e Químicos e Couro;

  • Comissão de estudo de Ensaios Biológicos em Couro;

  • Comissão de estudo de Resíduos Líquidos em Couro;

  • Comissão de estudo do Calçado;

  • Comissão de estudo de Artefatos;

  • Comissão de estudo de Conforto de Calçados;

  • Comissão de estudo da Construção Superior do Calçado;

  • Comissão de estudo de Adesivos para Calçados e Correlatos;

  • Comissão de estudo da Construção Inferior do Calçado;

  • Comissão de estudo de Componentes Metálicos;

  • Comissão de estudo de Substâncias Restritivas em Couro, Calçados, Componentes e Artefatos;

  • Comissão de estudo especial de processos de Produção de Couros – Sustentabilidade.

Devido ao distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, que iniciou no mês de março de 2020, os trabalhos do comitê foram suspensos. Mesmo com isso, houveram alguns avanços nas publicações de normas. Ao longo do período de janeiro a dezembro do ano passado, foram publicadas mais de 80 normas, em praticamente todas as comissões. Fica aqui o nosso agradecimento a todos que colaboraram para que todo este trabalho pudesse acontecer e também o nosso convite para que possamos fazer ainda mais em 2021.


Há muito o que ser feito devido ao atraso provocado pela pandemia este ano, e os trabalhos já começaram a ser elaborados, sendo que as reuniões do CB-011 acontecem no formato online.


Inicialmente, começamos a retomar os trabalhos não concluídos em 2020, com o destaque para a adoção de uma norma internacional ISO para o setor de couros, fazendo sua tradução e transformando-a em uma NBR (Norma Brasileira).


A Comissão de Estudos de Ensaios Físicos e Químicos em Couro vem estudando a norma ISO 19076, que trata sobre a medição do couro usando técnicas eletrônicas. Esta é uma demanda que surgiu da necessidade de termos no País uma norma que regulamente este tipo de processo.


A norma fornece um método para a medição da área de um couro ou de partes de um couro pelo uso de máquinas de medição eletrônicas. A ideia partiu do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), André Nodari, e do diretor administrativo da indústria de máquinas Master, André da Rocha, por considerarem esta regulamentação de extrema importância para o mercado. A partir da solicitação o CB-011, juntamente com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), iniciou o processo de adequação e tradução.


Este trabalho se soma à retomada das análises de resultados de consultas nacionais de normas, como a ABNT NBR 15326 e a ABNT NBR 10455, da comissão de estudo de calçado.


A participação dos comitês do CB011 é voluntária e estendida a todos com disposição para contribuir com o aprimoramento das normas técnicas do sistema coureiro-calçadista brasileiro. Para mais informações, podem entrar em contato através do e-mail cb11@ibtec.org.br ou telefone: (51) 3553 1000.