top of page
Buscar

Aplicador automático de adesivos reconhece relevo da sola dos calçados


Uma das inovações que a Fábrica Conceito apresentou aos visitantes da Fimec 2020 foi o aplicador automático de adesivo PUR, do Grupo Amazonas. De acordo com a química Kamila Akemi, o sistema é um adesivo hotmelt à base de poliuretano reativo para colagem de calçados, podendo ser utilizado para a colagem de cabedais e solados em diferentes materiais, como borracha, EVA, tecidos, sintéticos, TR, PVC, PU. Projetado para aplicação de adesivo na borda de sola de sapato, independentemente de sua composição, tamanho, formato, cor e orientação ao longo da esteira, o aplicador inteligente foi desenvolvido numa parceria do Grupo Amazonas com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e uma startup da cidade de São Carlos/SP. O sistema reconhece o relevo da sola em tempo real e envia a informação para o braço robótico realizar a aplicação do adesivo, sem necessidade de pré-configuração para cada modelo ou o número de sola diferente, simplificando o processo produtivo. A capacidade é para até três mil pares de solas com borda alta e cinco mil pares de solas planas por dia.


O produto é sólido à temperatura ambiente, necessitando de aquecimento para uso, sendo aplicado apenas no solado, por spray, com um sistema robotizado. A colagem se dá por transferência, após reativação e prensagem do calçado. Por ser reativo, o adesivo desencadeia um processo de cura química através da presença de umidade, garantindo uma resistência final de colagem superior aos adesivos convencionais base água e base solvente. Segundo Kamila, o produto ainda tem excelente resistência térmica e à hidrólise. Entre as vantagens que o sistema oferece à linha de produção estão a possibilidade de diminuir a necessidade de pessoas para fazer o trabalho, e a diminuição da necessidade de espaço dentro da fábrica.


Reaproveitamento inteligente

A Ambiente Verde mostrou na Fimec sua linha de laminados termoplásticos para aplicação em palmilhas de montagem (planas, conformadas, injetadas), ecomodeladores (buchas), contrafortes, caixas individuais e materiais para PDV. Com capacidade para processar cerca de 600 toneladas mensais, a empresa contribui para a sustentabilidade na cadeia calçadista através da promoção da economia circular. Usando matérias-primas 100% recicladas e 100% recicláveis na composição de seus produtos, oferece a possibilidade de reaproveitamento de resíduos gerados por seus clientes na formulação de novos componentes. Dessa forma, ajuda a evitar o descarte em aterros e isenta de maneira definitiva seus parceiros deste passivo vitalício perante os órgãos de fiscalização ambiental, gerando ainda benefícios socioambientais relevantes: criação de empregos na cadeia de reciclagem, redução da emissão de gases causadores do efeito-estufa, bem como diminuição do consumo de matérias-primas virgens, petróleo e água.

bottom of page