top of page
Buscar

Uma possível solução para reduzir o consumo de poliestireno expandido

Alunos: Letícia Bach; Laura Figueiredo Zanutto; Alessandra Westhauser

Orientadora: Alessandra Henzel Gossler

Coordenador: Ângelo de Freitas

Instituição: Colégio Estadual de Tupandi - Tupandi/RS

O poliestireno expandido é um material composto por ar e plástico, utilizado em quantidades significativas nos produtos e mercadorias do comércio, tendo como destino, em diversos casos, o descarte em ambientes inapropriados, prejudicando a natureza, os animais marinhos e terrestres. Diversos estudos comprovam que a longa exposição ao produto acarreta em danos à saúde. Devido a importância do uso dos produtos ecológicos para manter o equilíbrio da biosfera, desenvolveu-se uma bandeja biodegradável comestível.


Desenvolveu-se uma série de testes com resultados insatisfatórios com o intuito de atender as características físicas e mecânicas de uma bandeja produzida com o material sintético. Por fim, fabricou-se uma bandeja com a utilização de cola caseira (produzida com água e farinha de trigo), vinagre branco, farinha de aveia e corantes alimentícios, a uma temperatura de 180°C durante 40 minutos.


Analisando os dados obtidos se percebeu a resistência do material para a disposição de diferentes produtos, assim como a possibilidade de ser consumida pelos seres humanos e animais. Dessa forma se conclui que é possível produzir bandejas biodegradáveis com a utilização de produtos orgânicos em substituição às produzidas com o poliestireno expandido.

bottom of page