Outras empresas que foram proativas durante a pandemia são a Dalila Têxtil e a TNS Nanotecnologia, que uniram esforços para a produção de tecidos inteligentes, com tecnologia antiviral, para roupas e máscaras de proteção individual. Os itens são com- postos por nanopartículas de prata adicionadas à fabricação dos tecidos e oferece proteção contra vírus e bactérias, como a Covid-19, com inativação de 99,9% do vírus em um minuto de contato.
Segundo o diretor da Dalila Têxtil, André Klein, a ação antiviral do tecido inteligente se dá a partir de apenas 30 segundos do contato com os agentes patológicos e consiste na destruição da camada lipídica dos micro-organismos, impossibilitando os riscos que ofereçam à saúde. Entre os exemplos de produtos que já possuem a tecnologia é possível citar linha casual, fitness, cama mesa e banho, e infantil.
O aditivo teve eficácia comprovada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo laboratório brasileiro Núcleo Vitro. “Por ser um produto natural à base de prata e extrato de folhas de uvas, não causa prejuízo ao meio ambiente e não é citotóxico, ou seja, não há danos às células do corpo humano”, finaliza André.
Comments