top of page
Buscar

Sistema de Monitoramento de Máquinas

Alunos: Vinícios Schneider; Leonardo Telles de Brum

Orientador: Jéferson Cristiano Wiederkehr

Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha -

Novo Hamburgo/RS

Este projeto tem o objetivo de monitorar máquinas de diversos setores do processo de produção de empresas através de um produto que se adapte a qualquer processo e permita este monitoramento em tempo real pela internet para auxiliar o profissional responsável da área a encontrar e solucionar gargalos de produção. A metodologia utilizada foi separada em duas etapas fundamentais, são elas: a coleta dos dados das máquinas e a visualização/manipulação dos dados para identificação de gargalos.


A coleta envolve a confecção da placa de circuito impresso (projeto do circuito, escolha e soldagem dos componentes na placa), caixa impressa em 3D, adesivo frontal da caixa e manual de funcionamento do produto. O protótipo foi projetado para possibilitar a identificação de gargalos através de dados coletados por sensores que podem ser acoplados a ele.


Depois que os dados são coletados e processados pelo microcontrolador, eles são enviados via Wi-Fi para um banco de dados hospedado em nuvem e, em seguida, são encaminhados para uma interface gráfica (web server) para análise dos dados dispostos em gráficos, tendo em vista uma fácil visualização do usuário.


Além de gráficos online o usuário também pode manipular estes dados livremente através de uma planilha. A partir dos dados coletados, foram realizados testes de todo sistema de monitoramento de máquinas de uma indústria de calçados, onde pode ser comprovada a viabilidade e eficiência do protótipo em atender o objetivo proposto.

bottom of page