top of page
Buscar

Programa ABVTeX é a primeira iniciativa brasileira de combate ao trabalho escravo


A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTeX), entidade que representa cerca de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro, conquistou mais um importante reconhecimento internacional à sua iniciativa de responsabilidade social, o Programa ABVTeX, que tornou-se a primeira iniciativa brasileira de combate ao trabalho escravo a integrar o Modern Slavery Map. O Mapa Interativo é uma ferramenta que destaca instituições locais e globais que atuam contra o tráfico humano, o trabalho forçado, o trabalho infantil e outras formas de escravidão na atualidade.


Para o diretor executivo da ABVTeX, Edmundo Lima, este resultado é fruto do trabalho da entidade e suas varejistas associadas. “É um grande incentivo para continuarmos a trilhar o caminho da valorização dos trabalhadores e respeito à dignidade humana, tendo como foco o combate ao trabalho análogo escravo, infantil ou de estrangeiro irregular na cadeia de fornecimento da moda”, comenta.


A ferramenta tem como organizações colaboradoras o Pacto Global das Nações Unidas (em que a ABVTeX integra a Rede Brasil), Aliança 8.7, Organização Internacional do Trabalho, Rede Global de Negócios sobre Trabalho Forçado (GBNFL) da OIT (da qual a ABVTeX integra o Conselho Consultivo), Coalizão Empresarial Global contra o Tráfico (GBCAT), Coalizão Responsável e Ética do Setor Privado contra o Tráfico (Iniciativa RESPECT), Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional, Organização Internacional para Migração (IOM ) e conta com o apoio da Laudes Foundation.


Estas organizações viram a necessidade de fornecer um recurso unificado de informações, pois acreditam no aumento de empresas que irão trabalhar esta questão crítica e buscar entender o que outras já estão fazendo. O Mapa Interativo é um recurso para que as iniciativas existentes e recém-formadas possam avançar.


No total, atualmente, são 227 iniciativas globais cadastradas. O Mapa Interativo permite navegar escolhendo cinco filtros, nos quais a ABVTeX recebeu a classificação como Iniciativa (Type), Vestuário (Industry), América Latina e Caribe (Geography), Trabalho Forçado (Issue) e Prevenção, Identificação e Remediação (Services Provided).

bottom of page