top of page
Buscar

Produção de piso tátil a partir da desvulcanização ultrassônica de borracha proveniente de pneus

Alunos: Vallentine Backes Orth; Augusto Cezar de Araujo

Orientadora: Schana Andréia da Silva

Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - Novo Hamburgo/RS

O referido trabalho visa a produzir piso tátil a partir da desvulcanização, pelo método ultrassônico, de resíduos de borracha. O desenvolvimento da pesquisa deve-se ao fato de que o descarte incorreto de pneus inservíveis gera graves danos ambientais devido a presença de uma rede de ligações cruzadas em sua constituição, impedindo assim, a remoldagem por simples aquecimento, o que ocasiona na deposição dos rejeitos elastoméricos em locais inadequados como aterros, terrenos baldios, rios e lagos. Iniciou-se a metodologia do trabalho realizando o banho ultrassônico de soluções de 10, 20, 30 e 40% de ácido tioglicólico em ciclohexano (escolhido devido à sua propriedade de romper as ligações de dissulfeto presentes na cisteína do cabelo nos processos de alisamento capilar) e do ciclohexano puro (utilizado no intuito de inchar a borracha devido à boa interação de polímerosolvente).


A eficiência da desvulcanização foi confirmada através da norma ASTM D 6814-02 que consiste na determinação do grau de reticulação. Após definidas as melhores condições de desvulcanização, foi preparada uma mistura de 80% de borracha virgem com 20% de borracha desvulcanizada em um misturador aberto que foi comparada com uma mistura apenas com borracha virgem e uma substituindo 20% desta por pó de borracha original.

Como resultados mais relevantes na utilização da borracha desvulcanizada, temos o menor desgaste por abrasão e uma melhor dispersão em relação ao pó de borracha. Podemos concluir que os objetivos foram alcançados visto que foi possível obter um alto grau de desvulcanização no processo desenvolvido obtendo uma borracha de fácil homogeneização que apresenta boas propriedades mecânicas.

bottom of page