top of page
Buscar

Fábrica Conceito tem Ramarim, Bompel, Senai Calçados e Luz da Lua. Pela primeira vez, serão produzidas bolsas dentro da Fimec


Raquel Guimarães/Luís Vieira


Os visitantes da Fimec 2024 - maior feira setorial de fornecedores na América Latina - puderaão ver a 14ª edição da Fábrica Conceito, realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Fenac e a Coelho Assessoria Empresarial. O projeto é uma ação idealizada com o objetivo de apresentar aos fabricantes de calçados que visitam a feira os lançamentos em máquinas, equipamentos, componentes, matérias-primas e sistemas de gestão que estão em destaque, em cada edição. A Fimec acontece nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, de 12 a 14 de março.


Nessa edição, o projeto trouxe uma inovação - com quatro linhas de produção, é a primeira vez que o espaço produziu bolsas. A empresa convidada a participar é a Luz da Lua, uma das mais importantes grifes de bolsas e calçados do País, que criou dois modelos especialmente para a feira.


A Fábrica Conceito tem ainda dois grandes nomes da indústria brasileira - Calçados Ramarim, produzindo um modelo de sandália e um tênis casual da marca Comfortflex, e Calçados Bompel, que produz quatro modelos de calçados classificados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da Escola do Calçado Senai, com dois modelos de tênis femininos com marca própria.


Com 1.300 metros quadrados de área total, o projeto conta com a participação de 70 empresas, incluindo, além dos fabricantes dos calçados e das bolsas, fornecedores das matérias-primas e dos equipamentos e sistemas de produção. O projeto tem ainda a participação de cerca de 100 trabalhadores, entre alunos do Senai Calçado e operários das marcas participantes.


Responsabilidade social


Especialmente para o projeto na feira, parte dos trabalhadores contratados é composta por profissionais que estão fora do mercado - e, muitas vezes, essa participação se transforma em oportunidade para a conquista de um novo emprego.


Este é um dos vieses do projeto - atuar na área da responsabilidade social possibilitando a esses profissionais demonstrarem para as empresas visitantes o seu potencial em uma linha de produção, aumentando com isso as chances de serem novamente inseridos no mercado de trabalho.


Nos três dias de feira, será produzido um total de 1.600 pares de calçados e 80 bolsas. Parte dos produtos fabricados será destinada a entidades da região que desenvolvem ações e projetos sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ainda na área de responsabilidade socioambiental, a Fábrica tem parceria com prestadores de serviços que são contratados para promoverem a destinação correta de todos os resíduos produzidos durante a feira, para que possam ser reciclados ou reaproveitados.


“A Fimec tem sido, ao longo das mais de quatro décadas de existência, o palco de apresentação de inovações em matérias-primas, máquinas, equipamentos e soluções para a indústria coureiro-calçadista. É a partir da feira que os curtumes e as indústrias de calçados e artefatos introduzem inovações em suas linhas de produção. E é neste cenário que entra a Fábrica Conceito, uma importante ação do IBTeC, realizada em colaboração com a Fenac e a Coelho Assessoria, com o objetivo de conectar todos os atores da cadeia para mostrar o que o mercado tem de mais inovador para oferecer.


Nossa contribuição é também social - historicamente, pessoas contratadas pelo projeto para atuar na Fábrica Conceito encontram nesta oportunidade o espaço para sua reinserção no mercado de trabalho. Ainda na área de responsabilidade social, a Fábrica tem parceria com prestadores de serviços que se encarregam da destinação de todos os resíduos produzidos nos quatro dias de feira, para os mais diferentes tipos de reaproveitamento. E ao final da feira, parte da produção da Fábrica é destinada a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social.”


Dr. Valdir Soldi | Presidente Executivo do IBTeC


“A Fimec 2024 vem com uma força muito grande e uma expectativa de visitação significativa, tanto de brasileiros quanto de estrangeiros. Nós acreditamos na presença maciça de visitantes da América do Sul. Para os fabricantes de calçados e bolsas, a Fábrica Conceito é um atrativo muito importante, pois apresenta a produção desses produtos em tempo real, através de linhas de produção montadas dentro dos pavilhões da Fenac, contribuindo para que os visitantes visualizem com clareza a aplicabilidade das inovações de processos, materiais, máquinas e tecnologias em seus próprios negócios, tendo condições melhores para a tomada de decisão sobre a compra de produtos, serviços e tecnologias.


Além de ser um potente catalisador no processo de compra dos visitantes, a Fábrica Conceito contribui para que a feira mantenha a sua força no setor coureiro-calçadista. A cada edição, o projeto está mais próximo da realidade das indústrias, apresentando soluções para melhorar os processos e a qualidade dos produtos, além de aumentar a produtividade. E é por isso que não visualizo a Fimec sem a Fábrica Conceito e vice-versa.”

Márcio Jung | Diretor-presidente da Fenac


“A Fábrica Conceito 2024 consolida-se como um dos espaços de maior demonstração de tecnologia, inovação e sustentabilidade do setor calçadista, onde mostramos sistemas inéditos de fabricação e matérias-primas recicladas dentre as linhas de calçados. Este ano, a fábrica apresenta quatro linhas de produção. Uma de calçados de segurança com injeção direta de solados, com uso de poliuretano reciclado nos solados de todos os modelos; uma com a produção de bolsas femininas; uma com sistema de produção híbrido (em esteira e em trilho) e outra para a produção de três modelos de tênis.

Também temos a apresentação de sistemas modernos de controle e produção de calçados, com todos os processos de planejamento, programação e controle da produção. Ainda apresentamos um software de logística, para fazer o rastreio de toda a matéria-prima, componentes e dos produtos acabados da indústria de calçados.”


Luís Coelho | Diretor da Coelho Assessoria Empresarial


“Este ano, temos uma Fábrica Conceito com muitas inovações, de máquinas e equipamentos a sistemas de monitoramento de produção e de logística. Além do ineditismo na demonstração de uma linha de produção de bolsas durante a Fimec, com a parceria da Luz da Lua, temos, na linha de montagem da Escola Técnica do Senai, a produção de dois modelos de tênis casuais femininos, focados no conforto. Nesta linha contamos com a parceria da Henkel, no fornecimento de produtos para o processo de colagem.


Na linha de EPIs da Bompel, serão desenvolvidos quatro modelos, com design diferenciado e com tecnologias para melhoria da produtividade. Entre os destaques de colaboração, os produtos de PU da Basf, que contribuem de forma definitiva para o cumprimento do propósito de sustentabilidade. Outra atração nesta linha é o robô, desenvolvido em parceria com Máquinas Erps, usado no processo de montagem. A linha de produção da Ramarim traz uma inovação de processo - os dois modelos são construídos de forma alternada, usando a mesma estrutura, em um processo híbrido que combina esteira com o sistema de trilho, numa tecnologia da Máquinas Sazi.”


Paulo Model | Coordenador Técnico do IBTeC e da Fábrica Conceito


Luz da Lua traz inovação com produção de bolsas


Material Couro: Luz da Lua

Material Laminado: Freudenberg

Forro: Luz da Lua

Reforço Dublagem: Polynner

Tecido: LRB

Gorgurão: Cadarcus

Linhas: Linhanyl

Agulhas: NS Agulhas

Metais: KSD

Canetas/Pincéis: OTB

Matriz de Frequência: Daffi

Adesivos: FCC

Caixa Individual: Box Print

Caixa Coletiva: Embasul


Pela primeira vez na história da Fábrica Conceito serão produzidas bolsas. E, para apresentar a novidade, foi convidada a indústria Luz da Lua, ícone da moda brasileira com reconhecimento internacional pela qualidade de seus produtos e pelo seu posicionamento no mercado.


Para a participação no projeto, foram desenvolvidos dois modelos que não fazem parte do portfólio comercial da marca, mas evidenciem os principais diferenciais de qualidade da grife.


Sobre o convite para participar do projeto, o diretor de operações da Luz da Lua, Henrique Jorge, afirma: “Nos sentimos lisonjeados pela indicação. Conduzir esta ação reforça o nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e valorização da mão de obra no Vale doSinos, um dos pilares presentes desde o início de nossa história, que começou em 1993”, destaca Henrique.


A participação na Fábrica Conceito faz parte das atividades comemorativas aos 30 anos da indústria, que está instalada em Novo Hamburgo/RS e, ainda em 2024, vai inaugurar uma fábrica modelo em Estância Velha/RS. A nova unidade somará 18 mil m², sendo 10 mil para as equipes administrativas e fabris, e outros oito mil em um espaço tecnológico e logístico. A partir deste investimento, que soma aproximadamente 100 milhões de reais, mais de mil empregos diretos poderão ser gerados para a produção de até três mil bolsas/dia.


Grupo Ramarim produzirá tênis e sandália da marca Conforflex em sistema inovador de organização produtiva


Cabedal Couro: Ramarim

Laminado Sintético: Crespi

Cabedal Knit: Idilia Armani

Forro Cacharel: Freudenberg, Cofrag

Flanela: Tex Sports

Forro Espuma: Cofrag

Contraforte: Artecola

Couraça: Artecola

Enfeite Metálico: Paschoal

Fivela: LLV

Agulhas: NS Agulhas

Dublagem: Wolfstore

Atacador: Supplier

Etiqueta: GF Editora

Palmilha de Montagem: Cofrag - Palmisoft: Dublauto - Sintético Palmilha Interna: Crespi - Sola: Ramarim - Sola: Rdois - Adesivos: FCC - Canetas/Pincéis: OTB - Caixa Individual: Box Print - Caixa Coletiva: Embasul - Fôrmas: Formello


O Grupo Ramarim participa na Fábrica Conceito 2024 com dois modelos da Comfortflex, sua marca de conforto - um modelo de tênis casual e uma sandália que está entre as mais procuradas da marca.


O gerente técnico do Grupo Ramarim, Sérgio Francisco da Silva, explica que o modelo de tênis é feito com cabedal em knit e solado de EVA. Já a sandália, também construída com tecnologias de conforto que incluem uma palmilha de EVA diferenciada, faz parte de uma linha que é campeã de vendas da marca. Os dois modelos que serão produzidos fazem parte do portfólio da marca Comfortflex.


O Grupo Ramarim vai produzir mais de 800 pares de seus dois modelos nos três dias de feira. Com a matriz em Nova Hartz/RS, o Grupo Ramarim é hoje um dos maiores complexos industriais do setor calçadista. Fundada em 1962, a companhia conta com quatro unidades produtivas no Brasil - a matriz e Nova Hartz, uma unidade em Sapiranga/RS e duas unidades em Jequié/BA.


O Grupo Ramarim é uma das maiores empresas calçadistas do Brasil, produzindo um total de 50.000 pares de calçados por dia das marcas Ramarim e Comfortflex, produtos que são vendidos para 60 países.


Bompel apresenta quatro modelos de calçados de segurança


Couro Cabedal: Bombonatto Couros

Microfibra Cabedal: Safety Concepts

Laminado: Cipatex

Forro Gáspea: Inbrape

Forro Gáspea: Branyl

Forro Gáspea: Inbrape

Forro Lingueta e Cano: Raima Textil

Malhão Gáspea: Pollibox

Forro Avesso: Freudenberg

Contraforte: Artecola

Couraça: Artecola

Biqueira Composite: Gremini

Desenv. do Produto: Brastema

Espumas: Proflex

Composto PU Palmilha: Basf - Palmilha Interna: WA Produtos - Forro Gáspea: Texfyt

Adesivo: FCC - Etiquetas: HI Etiquetas - Hot Melt Montagem: FCC

Dublagem: JR Dublagens - Fitas e Atacadores: C2K Brasil - Cordão String: Cifa

Incertos PU: Basf - Cadarços: KR Indust - Desmoldantes: Kemi/Liko

Pigmentos/Prod. Químicos: Kemi/Liko - Fôrmas: Formello - Matrizes: Matrizminas

Caixa Individual: Box Print - Caixa Coletiva: Embasul - Composto de Sola PU: Basf

Biqueira em Poliamida: Basf


Com mais de 45 anos no mercado, e uma das maiores fabricantes de calçados de segurança do Brasil, a Bompel apresenta quatro modelos da sua marca. Maior exportadora brasileira de calçados de segurança por seis anos consecutivos, a empresa tem a sede instalada na cidade de Toledo/PR, na região Oeste do Paraná, em um parque industrial de mais de 8.500 m², a indústria conta com espaço dotado de estrutura altamente tecnológica.


São apresentados no projeto quatro modelos de EPIs - três para uso em ambientes industriais e um casual, para atividades administrativas e comerciais. São três versões de cabedais com tecnologias diferentes utilizando um mesmo solado de poliuretano bidensidade e uma quarta versão com um outro solado, também de poliuretano bidensidade. Um dos modelos, com cabedal em knit, tem como destino o mercado externo.


O administrador da Bompel, Marco Augusto Bombonatto, chama a atenção para o uso de tecnologias ainda pouco exploradas no mercado nacional de segurança ou que estão se consolidando. “Entre os destaques, o cabedal em knit, que permite a construção de calçados mais leves e com maior capacidade de adaptação aos pés do usuário”, salienta ele, apontando também os calçados com aplicação de serigrafia ou frequência, que proporcionam visuais mais atrativos, além dos materiais para o solado, palmilha e biqueira que aumentam a gama de oferta de insumos para o mercado calçadista.


“Estamos muito satisfeitos também com o esforço dos parceiros em nos permitir conhecer tecnologias e materiais, com objetivo final de amadurecer projetos que podem ser desejo de consumo dos usuários e provocar novas demandas não só para a Bompel, mas também para todos os participantes do mercado de calçados ocupacionais e de segurança”, conclui.


Senai Calçado produz tênis casuais femininos


Cabedal Couro: SENAI

Cabedal Malha: Bertex

Laminado Sintético: Crespi

Cabedal Tecido: Wolfstore

Forro Gáspea e Traseiro: Wolfstore

Entretela Reforço: Freudenberg

Contraforte: Artecola

Couraça: Artecola

Reforço Gáspea: Freudenberg

Reforço Vista: Artecola

Reforço Cabedal: Freudenberg

Palmilha Overlock: Freudenberg

EVA Palmilha Interna: Tacosola

Composto EVA: Braskem

Tecido Palmilha Interna: Dublauto

Fitas Reforço: Adere - Agulhas: NS Agulhas - Linhas de Costura: Cifa

Canetas/Pincéis: OTB - Fôrmas: Formello - Solado EVA: GI Injetados - Adesivos: Henkel

Caixa Individual: Box Print - Caixa Coletiva: Embasul


A Fábrica Conceito conta mais uma vez com a parceria da Centro de Formação Profissional Senai - Calçado e Logística, de Novo Hamburgo/RS, onde são produzidos dois modelos de tênis casuais femininos, criados pela equipe da instituição, com o objetivo de oportunizar aos estudantes a experiência de produzir calçados em cada etapa do processo.


O analista de tecnologia da escola e responsável pelo desenvolvimento do projeto, Diogo Scheffel, explica que os calçados foram pensados para o público feminino. O primeiro com cabedal de couro e tecido estampado, na cor predominante off white, traz referências atuais de moda, o segundo com cabedal de knit, vem em duas combinações de cores, branco/rosa e grafite/rosa, com solado de EVA pintado, traz características mais de esportivo. Um dos diferenciais é que a trama do knit foi personalizada, feita para o projeto.


Os dois modelos estão em construção na mesma linha, num total de 600 pares nos três dias de feira. Serão 100 alunos trabalhando a parte operacional, em todo o processo, em turnos alternados.


Parceiros de Máquinas:


SETOR CORTE

Classificadora de Peles: Comelz

Máquina de Corte Automática: Comelz, Impex

Balancim Ponte: Tecnomaq

Balancim: Tecnomaq

Cepos Balancim: Rochling

Máquina de Chanfrar: Tecnomaq

Máquina de Moldar Bico: Onix

Empilhadeira: Asker


SETOR COSTURA

Máquina de Costura: Impex

Secadora de Artefatos: Master

Máquina de Costura Programada: Orisol, Impex

Máquina de Costura Overlock: Tecnomaq

Máquina de Alta Frequência: Orisol, Tecnomaq

Caneta de Aplicar Adesivo: Isa Tecnologia

Matrizes de Frequência: Daffi


SETOR MONTAGEM

Trilho de Montagem: Mecsul

Trilho Híbrido: Sazi

Formeiro: Asker

Máquina de Hot Melt Spray: Kehl

Torno de Montagem: Exclusive, Isa Tecnologia, Eletrovalli

Máquina de Conformar Quente/Fria: Sazi, Mecsul, Tecnomaq

Máquina Montagem String: Isa Tecnologia

Máquina de Refilar: SulMaquinas

Máquina de Montar Bico: Erps

Máquina de Reativar Bico: Onix

Politriz/Lixadeira: Exclusive, Eletrovalli

Coletor de Pó: Eletrovalli, Exclusive

Máquina de Riscar Sola: Onix

Cabine de Passar Cola/Halogem: Master, Mecsul

Máquina de Tecer Malhas: Brastema

Prensa: Sazi

Forno Secador e Reativador: Sazi, Mecsul

Injetora: Sulpol

Matrizaria: Matrizminas

Estabilizador a Frio: Mecsul, Tecnomaq, Sazi

Desenformador para Fôrmas: Mecsul, Erps

Forno Conformador: Mecsul

Máquina de Aquecimento Ensacada: Onix

Torno de Montagem: Exclusive

Máquina de Ensacar Cortes: Erps

Robô de Transporte: Senai, Erps

Robô Aplicação de Adesivo: Senai, Erps

Máquina de Rebater: Erps

Máquina de Prensar Biqueira: Erps

Termojet: Mecsul








bottom of page