Buscar

Envolvendo a equipe para cuidar do meio ambiente

A Huvispan, empresa catarinense de tinturaria e acabamento, trabalha com ações internas e externas que visam a preservar o meio ambiente e incentivar a sustentabilidade. O CEO da empresa, Cledson Boger, conta que a Huvispan desenvolve diversas ações com o apoio dos funcionários, como coleta seletiva, redução de uso de papel, plantio de horta solidária. Além de ações internas, faz o próprio tratamento da água utilizada internamente, só adquire produtos com o selo do Programa de Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos (ZDHC) e tem um processo de tingimento com o uso reduzido de água. “Buscamos trabalhar da maneira mais sustentável possível. Um exemplo disso são nossas ações que envolvem o uso consciente da água. Nós temos a nossa própria estação de tratamento de efluentes que trata toda a água utilizada no processo interno e devolve a água de forma adequada para o meio ambiente”, declara Cledson.


Horta Huvispan

Outro projeto destaque da empresa é a Horta Huvispan. Iniciado em agosto de 2018, tem como intuito incentivar os colaboradores a trabalharem em conjunto, além de melhorar a qualidade da alimentação por meio de alimentos orgânicos, promovendo o bem-estar e a saúde de todos. “Até a construção do ambiente foi feita de modo sustentável. Reaproveitamos materiais que estavam parados na empresa, como pallets e canos de PVC”, comenta Djane Michele Schreiber, consultora em gestão de pessoas da Huvispan Têxtil.


Djane relata que, por meio de horta comunitária, os colaboradores podem vivenciar os valores Huvispan, como comprometimento, integridade, competência, trabalho em equipe e foco no resultado, enriquecendo as experiências com uma atividade que não está diretamente ligada à sua rotina de trabalho dentro da empresa. “Todos os setores participam da manutenção da horta e a cada mês um setor é responsável por regar, limpar e solicitar novas mudas para os colaboradores, quando necessário novo plantio”, destaca.


A consultora revela como os valores importantes da Huvispan estão envolvidos no projeto. “Todos sabem que a horta somente trará resultado com o comprometimento da equipe, com o cultivo por quem zela pelo bem comum, sem querer tirar vantagens. Além disso, estimula as competências, ao promover constante troca de conhecimentos, novas ideias e aprimoramento das formas de cuidado para usufruir de todos os benefícios da horta”, comenta. Djane também destaca que o foco em resultados é trabalhado na medida em que os colaboradores entendem que somente o que for plantado e cultivado dará frutos.


Mais ações internas

Coleta seletiva: além da separação dos materiais e destinação adequada para reciclagem, a Huvispan coleta lacres de latinhas, tampinhas de garrafa, cones de linha e materiais eletrônicos para ações sociais que envolvem entidades solidárias de Santa Catarina.


Redução de impressões: implantou o uso de duas telas para reduzir a impressão de papel somente para conferência, utilizando, também, rascunhos quando necessária a impressão de documentos internos.


Presente de aniversário: com a pandemia, a preocupação da empresa quanto à saúde e ao bem-estar dos colaboradores aumentou. Por isso, está presenteando os colaboradores com mudas de Ora Pro Nobis, planta que pode ser consumida de diversas formas, fortalece a imunidade, ajuda no funcionamento dos intestinos, tem potencial anti-inflamatório e antioxidante, entre outros benefícios.