top of page
Buscar

Cultivo de microalgas para tratamento de chorume e retirada de nutrientes

Alunos: Ana Beatriz Pelaquim Nunes; Amanda Proença Peixoto de Sousa

Orientador: Fábio Luiz Ferreira Bruschi

Coordenadora: Maria Fernanda da Costa Xavier

Instituição: Colégio Interativa Londrina - Londrina/PR

Dia após dia, os seres humanos produzem lixo, que se transforma em chorume. Os efluentes podem ser domésticos e industriais e geralmente são de forma líquida ou gasosa. Os métodos de extração desse líquido no Brasil são precários e de baixa eficiência. Isso causa um ambiente com nutrição excessiva no qual o chorume é depositado em afluentes, resultando no processo de eutrofização. Pelo fato de o método de extração apenas eliminar organismos vivos e os reagentes como fosfato, amônia e nitrito irem direto para o rio, foi pensado na habilidade das microalgas em remover materiais inorgânicos.


O projeto busca tratar o esgoto domiciliar com microalgas para limpar mais eficientemente e reduzir a poluição em afluentes e então produzir biomassa em grande escala. Para realizar o projeto, um fotobiorreator foi criado para manter as culturas de microalgas estáveis. Após isto, testes foram feitos para observar o crescimento de microalgas com concentrações de 0,5 grama, 1 grama, 1,5 grama e 2 gramas por litro de NPK e foram cultivadas em erlenmeyers esterilizados e não esterilizados com concentrações de 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50 e 55% de chorume, que tiveram amostras analisadas no microscópio e biomassa filtrada para análises de remoção de nutrientes. O maior crescimento em NPK ocorreu em concentração de 2 gramas por litro.


Já nos cultivos com chorume, as microalgas obtiveram melhor crescimento nas porcentagens de 20% e 25% (nos cultivos com diluições). Para processos industriais, a porcentagem de 20% seria mais viável, já que se pouparia água. Na remoção de nutrientes, a linhagem que se destacou também foi a de 20% de chorume. Isso mostra que as microalgas têm um grande potencial para tratar efluentes e que, em um refinamento do tratamento do chorume, a porcentagem de 20% seria a mais adequada.

bottom of page