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Zero Grau se torna modelo em segurança sanitária para o segmento de eventos


A feira foi a primeira do setor coureiro-calçadista a retomar o formato presencial


A feira Zero Grau, realizada pela Merkator Feiras e Eventos de 16 a 18 de novembro em Gramado/ RS, apresentou ao varejo brasileiro em primeira mão as tendências em calçados e artefatos para a próxima temporada outono-inverno. Esta edição foi marcada por um ingrediente adicional: se trata da primeira feira setorial a retomar a modalidade presencial após a instalação da Pandemia da Covid-19, e nos estandes as negociações aconteceram com todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores, visando a preservação da saúde dos expositores e visitantes.


Segundo a diretoria da Merkator, a realização do evento se tornou de um incremento importante para os próximos meses, tanto com saldo positivo para o final de 2022 quanto para um início de vendas aquecidas em 2021. Os expositores confirmam a disposição de compras por parte dos lojistas visitantes. Os volumes de negócios e a quantidade de pedidos surpreenderam os fabricantes que vieram preparados para vender, mas estavam cautelosos. “Realmente ocorreram muitos pedidos que acabaram ecoando aqui na administração da feira. Foram muitos depoimentos de industriais dizendo que atenderam lojistas ávidos por comprar e por novidades. Todos querem movimentar seus negócios e nada como lançamentos para deixar uma vitrine mais atrativa”, diz o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.


O empresário Renato Barboza, diretor da marca feminina La Femme, relata que o seu estande teve uma visitação expressiva. “Nós vendemos muito bem, os lojistas foram chegando de forma organizada, tudo foi funcionado de maneira adequada e surpreendeu a nossa expetativa em questão de venda. Nós viemos para observar como o mercado reagiria a este evento presencial, mas tornou-se uma oportunidade de bons negócios, de conhecer novo clientes”, enfatiza Barboza. Também Adriano Pires, diretor Comercial, Industrial e Técnico da marca infantil Kidy, diz que foi uma importante decisão da empresa em participar desta feira. “A nossa empresa é situada em São Paulo, temos deslocamento de pessoas, com custos maiores, mas sempre acreditamos que tudo iria correr bem. E agora temos certeza que a decisão foi assertiva, pois, além da venda, teve o aspecto de estar em um dos quatro eventos importantes que o Brasil tem, de apresentação dos produtos da estação, neste caso da estação inverno. Então, foi uma decisão certa”, diz ele.


Os dois grupos de micro e pequenas empresas que estiveram em estandes coletivos dentro da feira sentiram o reflexo positivo desta disposição do lojista de efetivamente fazer compras. Assim diz Maria Lúcia Chaves de Almeida, gerente comercial da ACI Novo Hamburgo/CB/EV do grupo Estação Moda RS que ficou surpresa com a visitação qualificada. “Não ouvi aquela expressão: ah! estava só olhando. Vieram para efetuar negócios, pois as lojas estão vazias, sem estoques”, diz ela. Ela acrescenta que a Zero Grau virou modelo no Brasil, pois é a primeira feira presencial depois da chegada do Coronavírus ao País. Também Juliano Mapelli, executivo comercial do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas, do Grupo Três Coroas Shoes, afirma que o balanço geral da feira realmente está muito positivo. “Muitas de nossas empresas apontaram um resultado superior da Zero do ano passado. Foi uma feira bem profissional com muita objetividade nas negociações. Mas a importância da Zero Grau vai além. Depois desta feira, tudo que vier para a frente vai ser mais fácil. A Zero Grau mostrou que é possível fazer um evento com segurança seguindo as restrições de rígidos protocolos sanitários. A feira foi um sucesso e encerramos felizes estes três dias”, finaliza Mapelli. A próxima edição, em 2021, acontecerá de 15 a 17 de novembro.


Protagonismo


A Merkator tem sido protagonista no segmento de feiras e eventos em todas as mostras que realiza: além de retomar a modalidade presencial na Zero Grau, em Gramado/RS, organiza a feira 40 Graus, que aconteceu no último mês de fevereiro, em João Pessoa/PB, que foi a última feira de calçados presencial antes da pandemia. Já o Sicc, realizado tradicionalmente em maio, também em Gramado/RS, foi a primeira mostra 100% online, através da plataforma emerkator, com uma série de eventos e exposições virtuais realizados no último dia 7 de julho.