top of page
Buscar

Villaget lança tênis lixo zero


Produzir sem gerar resíduos para o meio ambiente. Esse é o sonho transformado em realidade pela Villaget - um empreendimento social, fundado há 17 anos pelo sociólogo Mario Pereira. Com duas lojas, uma em Porto Alegre/RS e outra em Florianópolis/SC, a empresa de Novo Hamburgo/RS, desde a sua criação, segue o propósito ambiental ao utilizar matérias-primas, como lonas e algodão reaproveitado, descartados pelos calçadistas da região, mesmo assim, havia o sentimento de que era preciso avançar e alcançar o status de Lixo Zero, ou seja, parar de gerar resíduos em seu processo de produção.


E segundo a organização, o objetivo foi finalmente alcançado. “Neste ano, a Villaget é lixo zero! Assumimos nossa responsabilidade por nossos resíduos sólidos e todos os materiais envolvidos na fabricação dos calçados são projetados para permitir sua recuperação e seu uso pós-consumo”, explica Mario.


Na prática, a empresa tomou duas decisões importantes para produzir de modo circular, para que tudo que for gerado pela empresa não se transforme em lixo, mas retorne para virar novamente matéria-prima do próprio calçado. Durante a fabricação, os cortes foram alterados para gerar o mínimo de resíduos e as poucas sobras que restam são encaminhadas a Veiga, uma empresa parceira especializada em reciclagem. Na outra ponta, no pós-venda, a Villaget passa a receber os calçados que já não estão mais em condições de uso de seus clientes em troca de um desconto de 10% na compra de um novo. “Nossos clientes, que são amigos sonhadores, trarão para nossas lojas, que serão pontos de coleta, seus tênis e acessórios da Villaget já usados para serem reciclados e transformados em um novo produto”, detalha o empreendedor.


Com esse material é produzida a Palmilha Comfort, desenvolvida em parceria com a Pravage, especializada em componentes para o setor calçadista. Essa palmilha é feita inteiramente de material reciclado a partir de resíduos da própria produção da Villaget. “Ao final do processo, temos de fato um calçado mais sustentável, com propósito ambiental e social, e mais econômico, em torno de R$ 110 o par de tênis”, informa o empresário, que tem planos de lançar outros produtos, como carteiras e bolsas, a partir desse material.


A Villaget segue os conceitos da ZWIA - Zero Waste International Alliance, em que lixo zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vida e práticas de consumo. Autossustentável, a empresa está se credenciando para ter o primeiro tênis Lixo Zero certificado do País.

bottom of page