top of page
Buscar

Vencedoras de prêmio de inovação apresentaram trabalho aos gestores do IBTeC


As alunas do quarto ano do curso Técnico de Química da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha apresentaram aos gestores do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) o trabalho com o qual venceram o Prêmio IBTeC de Inovação, na Mostratec 2019.


Ágatha Behenck e Kêmilly Cardoso fizeram uma pesquisa, orientadas pela professora Carla Rusche, com o objetivo de avaliar a degradação dos corantes contidos no efluente oriundo do processo de tingimento do couro, utilizando enzima peroxidase extraída da casca de batata doce e da casca de banana.


Elas decidiram pesquisar as cascas de banana e de batata doce por serem rejeitos de alimentos, que podem beneficiar a produção de couros. As estudantes informaram que no terceiro trimestre de 2018, o Rio Grande do Sul respondeu por 10,57% do couro produzido no Brasil, sendo o terceiro maior produtor nacional.


Ágatha e Kêmilly explicaram que “ao utilizarmos a enzima peroxidase extraída da casca de batata doce e casca de banana sobre o corante provido do efluente da indústria coureira, o corante sofre degradação, reduzindo sua coloração e toxicidade”.


As estudantes receberam do IBTeC passagens de ida e volta para a Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, maior mostra de ciências do Brasil, que acontecerá de 17 a 19 de março de 2020, em São Paulo/SP.

bottom of page