top of page
Buscar

Varejista automatiza processos e agiliza a contagem de estoque


Após descontinuar o uso de dois ERPs (Enterprise Re- source Planning), a Timax, rede de lojas de calçados que atua na região metropolitana e no interior de São Paulo, decidiu dar um salto de gestão ao implementar a solução especialista no varejo de calçados e roupas da empresa de tecnologia Data System.


Em uso em 21 lojas por cerca de 350 usuários, a virada completa do sistema aconteceu em apenas um mês, reduzindo drasticamente a complexidade de lidar com dados duplicados. Isso se deve ao trabalho de planejamento do projeto de implantação para um rollout eficaz e, em parte, à importância do processo de pós-implantação, no qual um consultor foi alocado pela Data System na Timax.


“A experiência de rollout com a Data System foi muito positiva. Além disso, finalizada a implantação recebemos a notícia de que teríamos um gerente de sucesso do cliente. Não esperávamos ter um profissional engajado em todos os departamentos, o que nos ajudou a tomar as melhores decisões de uso da solução mediante cada necessidade”, comenta o CEO da Timax, Alexandre Arroyo.


Ainda de acordo com Alexandre, a empresa encontrou segurança no novo sistema de gestão empresarial. “A solução da Data System é exclusiva para o setor de calçados e confecções e isso contribui muito para a automatização de processos e atendimento de todas as nossas necessidades, sem contar a facilidade de integração com parceiros e com as principais plataformas de e-commerce”, aponta.


A solução trouxe transparência, agilidade e centralização das informações às operações gerenciais ao permitir a integração com sistemas de gestão de boletos dos bancos, o chamado DDA (Débito Direto Autorizado), bem como a conciliação com Notas Fiscais Eletrônicas de compras via importação de XML, o que permite ao Grupo autorizar o envio das mercadorias direto para a loja, facilitando a logística e, consequentemente, impactando o resultado de vendas, pois o produto vai para a prateleira mais rápido.


Além disso, essa providência também apoia a gestão porque traz informações sobre giro de estoque, reposição, remarcação e transferência de produtos, que são informações utilizadas para tomada de decisão em tempo real. “Todas as áreas da empresa ganharam uma agilidade significativa, por isso temos mais segurança em relação à confiabilidade das informações”, explica o CEO da Timax.


Outro diferencial proporcionado pela ferramenta da Data System são os relatórios gerenciais, que compõem visões pré-configuradas de todas as áreas de negócio para apoiar nas tomadas de decisão e nos planejamentos. O relatório sobre vendas por faixas de valor, por exemplo, passou a ser utilizado no planejamento para nortear a compra de produtos. Além do ERP, a Timax também está utilizando o aplicativo de inventário de estoque, que trouxe 70% mais agilidade no processo de contagem. Como a ferramenta agilizou o processo, o próximo objetivo é implantar uma auditoria diária para grupos de produtos.


Para o CEO da Data System, Rodrigo Roland, a utilização de soluções especialistas pelas lojas de calçados torna as operações mais ágeis, seguras, transparentes e inovadoras. “Estamos focados em oferecer soluções específicas para o segmento de calçados e roupas com qualidade, pois sabemos que muitos líderes postergam a decisão de mudança de ERP devido a experiências negativas com rollouts anteriores”, finaliza Rodrigo.



bottom of page