top of page
Buscar

Tênis casual com tecnologia antiviral e antibacteriana


Calçado foi desenvolvido pela Dakota com apoio dos laboratórios de Biomecânica e de Microbiologia do IBTeC


Desafiadas pelo novo normal, que colocou a necessidade de que os calçados tenham novas funções, as indústrias de calçados brasileiras buscam soluções que as diferenciem. Foi o caso da Dakota, que está com a linha Protect no mercado, um tênis causal dotado de uma tecnologia que elimina vírus e bactérias, protegendo as usuárias dos calçados de ameaças como o coronavirus.


Toda a concepção das tecnologias de conforto e de prevenção à disseminação do coronavírus foi desenvolvida com o apoio das equipes técnicas dos laboratórios de Microbiologia e de Biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC).


Durante a pandemia, uma das constatações dos pesquisadores da área de saúde foi que os calçados são objetos que servem como condutores do vírus para os ambientes profissionais e residenciais. Pensando nisto, a Dakota entrou em contato com o Laboratório de Microbiologia do instituto para pesquisar tecnologias que pudessem eliminar vírus e bactérias. Depois de algumas semanas de pesquisa, que incluíram também o trabalho do Laboratório de Biomecânica para testar componentes que garantissem conforto aos calçados produzidos com esta tecnologia, o produto foi para o mercado.


De acordo com o vice-presidente executivo do IBTeC, Dr. Valdir Soldi, o instituto está com sua equipe de pesquisadores disponível para a assessoria técnica no desenvolvimento de soluções que ajudem as indústrias a implantar diferenciais tecnológicos em seus produtos. “Neste caso específico sugerimos o uso de tecnologias desenvolvidas a partir de nanopartículas para a eliminação de vírus e bactérias”, salientou o pesquisador.


O tênis Dakota Protect Slip On Tratorado tem o cabedal confeccionado com tecido com a tecnologia Protect - com um tecido macio composto por fios de poliamida AMNI com tecnologia antibacteriana e antiviral. Na sola, a marca usa a tecnologia Viro NanoBlock, que apesar do visual robusto, é leve e confortável, promovendo estabilidade e bem-estar para a caminhada.


Segundo a empresa, mesmo depois de higienizados ou lavados, os tênis mantêm a ação antiviral e antibacteriana. Sua eficácia foi comprovada em laboratório, seguindo os protocolos têxteis internacionais, contidos na norma ISO 18184. No solado, o Viro NanoBlock, desenvolvido pela Concept Chroma Masterbatches, tem potencial para eliminar vírus envelopados e não envelopados. Nos testes realizados seguindo a norma ISO 21702:2019, a eliminação foi de até 99%.

bottom of page