top of page

Tecnomoda 2026 une inovação e sustentabilidade na indústria

Foto Bruna Oliveira
Foto Bruna Oliveira

A Feira Tecnomoda chega à sua terceira edição, em 2026, como um dos principais eventos voltados à integração entre tecnologia, sustentabilidade e inovação no setor da moda e da indústria de transformação no Brasil. Criada em 2023, no período pós-pandemia, a feira foi pensada como uma resposta aos desafios contemporâneos enfrentados por um setor ainda em processo de recuperação econômica, especialmente nos mercados do interior paulista, mineiro, centro-oeste, paranaense, baiano, fluminense, gaúcho e catarinense.

Realizada em Ribeirão Preto/SP, se destaca por conectar fornecedores de componentes, tecnologias e serviços às indústrias de calçados, vestuário, artefatos, decoração, móveis e tapeçaria automotiva. Segundo o idealizador da feira, Ricardo Michaelsen. O objetivo central da Tecnomoda é criar pontes entre a base produtiva e a indústria de transformação dessas regiões promissoras, promovendo negócios e soluções técnicas. “Em 2026, o evento ganha ainda mais relevância ao atender a um novo desafio do setor: o reposicionamento de marcas brasileiras voltadas a mercado interno e que a partir de agora competem também com grifes que atuavam no mercado dos Estados Unidos, mas foram impactadas pelas tarifas de importação impostas por aquele país, que em alguns casos, como o segmento de calçados, chegam a 50% e, diante desse cenário, passaram a focar no mercado doméstico, tornando eventos como a Tecnomoda essenciais para ampliar redes de contato, atualizar processos e garantir competitividade”, contextualiza Ricardo.

A feira tem se consolidado como uma plataforma estratégica para empresas que buscam modernizar suas operações, seja por meio da automação de processos, da introdução de novas tecnologias digitais ou da adoção de práticas sustentáveis. “A edição de 2026 traz uma diversidade de soluções voltadas à modernização da cadeia produtiva, uso de materiais biodegradáveis e integração entre design e tecnologia", aponta o sócio de Ricardo, diretor Ismael Zimmer. Além do aspecto comercial, a Tecnomoda também tem um papel importante na difusão de conhecimento e atualização profissional. Sua programação inclui palestras, painéis técnicos e espaços de demonstração de novas tecnologias, com temas como rastreabilidade de produção, economia circular, inovação em insumos e tendências do comportamento de consumo.

Um dos grandes diferenciais da feira é sua capacidade de integrar polos produtivos de regiões que, muitas vezes, estão fora do eixo tradicional da indústria da moda. Ao promover essa conexão entre centros regionais, a feira descentraliza a inovação e fortalece as cadeias locais, ampliando o acesso a recursos tecnológicos, parcerias e mercados.

Com base nos resultados das edições anteriores, a expectativa é de que a Tecnomoda movimente milhões de reais em negócios diretos e indiretos, contribuindo para o fortalecimento do setor como um todo. A feira atua, portanto, não apenas como um espaço de exposição, mas como um ambiente estratégico para a reconstrução e renovação do setor da moda no País.

Em um momento de transformações econômicas e demandas crescentes por inovação e sustentabilidade, a Tecnomoda reafirma seu papel como um elo entre tradição industrial e futuro tecnológico. A aposta é clara: investir em soluções integradas, regionais e sustentáveis para impulsionar um novo ciclo de crescimento e competitividade da moda brasileira. A edição de 2026 acontecerá entre os dias 4 e 5 de fevereiro.

Entre em contato conosco

Obrigado pelo envio!

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

bottom of page