Tecnologia brasileira elimina etapa no processo têxtil
- marciele195
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Uma solução com tecnologia 100% brasileira tem trazido grandes ganhos para o setor têxtil ao eliminar uma das etapas mais demoradas da confecção, que é o descanso da malha. Desenvolvida pela Delta Máquinas Têxteis, a Relaxadeira de Malhas e Tecidos modelo
RLX600 permite que as empresas ganhem tempo, qualidade e eficiência no processo de preparação para o corte.
Tradicionalmente, a fase de descanso da malha leva de 24 a 72 horas. E essa etapa é muito importante para que o tecido estabilize suas dimensões após a produção e antes do enfesto e corte, evitando deformações que podem comprometer o caimento e a qualidade da peça final. No entanto, com a tecnologia desenvolvida pela Delta, essa espera deixa de existir. A máquina realiza o relaxamento do tecido de forma imediata, entregando um rolo pronto para o corte com estabilidade dimensional e dados reais de largura e metragem.
“Os resultados são expressivos. Empresas que adotaram o equipamento registraram um aumento de produtividade de 50%, graças à agilidade no processo de preparação para o corte. Além disso, a relaxadeira também representa uma redução de 95% no lead time, encurtando drasticamente o tempo entre o recebimento da malha e a sua entrada na produção”, comenta o CEO da Delta Máquinas Têxteis, Fábio Kreutzfeld.
Outro diferencial da RLX600 é a garantia da qualidade final, já que a estabilidade dimensional após o relaxamento permite cortes mais precisos e peças com acabamento superior. Com isso, o índice de retrabalho é completamente eliminado.
“A relaxadeira é uma solução versátil e necessária para toda indústria de confecção têxtil. Os resultados dentro e fora do País mostram que a adequação ao processo fabril é rápida e os benefícios são visíveis. Tecnologias como essa devem ganhar cada vez mais destaque no setor”, afirma Fábio.
Comentários