top of page
Buscar

Soluções que agregam propriedades aos calçados


A Basf destaca novidades lançadas em quatro linhas de produtos para o sistema calçadista. Um deles é o Ultramid - uma poliamida com 30% de fibra de vidro, que possibilita às empresas substituírem componentes metálicos por uma solução polimérica. Além de ser mais leve que o metal e de fácil reciclagem, o material atinge as mesmas especificações técnicas da alma de aço, por exemplo, proporcionando ao calçado a sustentação necessária para o caminhar seguro.


O Elastolan, TPU expandido com nitrogênio, além de agregar características de leveza, apresenta resultados superiores de performance, como memória e retorno de energia. Está disponível principalmente para a aplicação em solados para calçados esportivas e casuais. O analista de materiais, Leonardo Ceratti, destaca o Ultra 3D EL 4000, uma resina fotocurável por impressão 3D usada tanto para a prototipagem de peças finais quanto para projetos em geral. “Nossa solução para o sistema de impressão 3D, além de oferecer uma resposta rápida ao fabricante, por eliminar a necessidade de moldes para a prototipagem, se destaca pelas características de dureza superior, alta resistência ao rasgo, resposta elástica, boa repetibilidade, estabilidade e facilidade de impressão por ser de tecnologias universais (LCD e DLP).


”Outra facilidade à disposição são aglomerantes que auxiliam as indústrias a reaproveitarem sobras que seriam refugos. Segundo o responsável pelo marketing da Basf, João Gonçalves, é uma solução líquida, tipo adesivo, que aglomera materiais como borracha, tecidos, dependendo da densidade desejada. ”A empresa pode usar para a geração de novos componentes para uso interno, como solas, entressolas e tiras ou transformar os resíduos reaproveitados em soluções para materiais sustentáveis a serem usados em outros segmentos, como a construção civil ou a indústria de brinquedos”, ilustra João.

Comentarios


bottom of page