top of page
Buscar

Soluções para tecidos não tecidos inovam em produtividade de economia circular


Novo desenvolvimento é livre de peróxidos.


A Basf traz para a indústria têxtil do Brasil e região soluções para garantir eficiência, produtividade e principalmente sustentabilidade para a produção de tecidos não tecidos (TNT) - estrutura têxtil plana feita com fibras ou filamentos. Com uma infinidade de aplicações, os TNTs são essenciais para aplicações em higiene pessoal, como fraldas, absorventes e lenços umedecidos, em materiais de proteção pessoal e funcionais, como máscaras, aventais e outros aparatos médicos e até no setor de construção.


Entre as tecnologias mais versáteis para essa indústria, o Irgatec CR 76 IC é uma solução única, versátil e que traz vantagens econômicas para a produção de tecidos não tecidos de polipropileno das mais variadas texturas e densidades, produzindo tecidos do tipo mais leve ao mais encorpado.


A tecnologia inovadora do Irgatec CR 76 IC reduz a viscosidade do fundido, controlando assim a degradação e o peso molecular do polipropileno durante a fi ação. Além disso, reduz a distribuição de peso molecular, trazendo melhor desempenho do TNT. Os filamentos simples dos meltblowns são mais finos, mais fortes e mais flexíveis do que os da tecnologia existente.


Além disso, a tecnologia Irgatec melhora as propriedades mecânicas e de barreira, oferece o uso reduzido de material e permite construções multicamadas e maior durabilidade do produto. Também oferece requisitos importantes de sustentabilidade, incluindo reutilização interna de materiais que seriam descartados, reduzindo desperdício e promovendo a economia circular. Garante economia de recursos, redução nas emissões e é mais seguro de manusear em comparação às alternativas que contém peróxido. “Irgatec CR 76 IC é um modificador de polímero livre de peróxido exclusivo para não tecidos de polipropileno que aumenta significativamente a qualidade dos TNT proporcionando mais flexibilidade na seleção de matérias-primas”, afirma Daniella La Torre, especialista técnica de Aditivos para Plásticos da Basf.


Para complementar a oferta de tecnologia de última geração, o Irgatec CR 25 responde à necessidade da indústria de aumentar ligeiramente o índice de fluidez, oferecendo uma janela de processamento mais ampla, levando a uma melhor estabilidade do processo e menor consumo de energia.


Requisitos para economia circular


Uma das chaves para alcançar a sustentabilidade na indústria têxtil e de fibras é tornar os processos de produção de plásticos mais eficientes e permitir que os materiais sejam reciclados. Os TNTs são utilizados na fabricação de produtos que, embora sejam descartáveis, são essenciais para a saúde, segurança e bem-estar das pessoas, e se tornaram indispensáveis no cotidiano. A reciclabilidade e a incorporação de quantidades cada vez maiores de material reciclado, a fim de preservar os recursos, são características que ajudarão a melhorar a sustentabilidade global desses produtos.


O Irgatec CR 76 IC permite que a produção inclua a reciclagem de reparas decorrentes de cortes ou materiais com defeitos de produção, resultando num produto de alta qualidade. Estudo realizado pela Basf mostra que ele mantém, mesmo após quatro ciclos, as propriedades de barreira comparáveis à primeira etapa de reciclagem.


Sobre os aditivos para plásticos da Basf


A Basf é um fornecedor líder, fabricante e parceiro de inovação de aditivos para plásticos. Seu abrangente e inovador portfólio de produtos inclui estabilizadores que proporcionam facilidade de processamento, resistência ao calor e à luz para uma variedade de polímeros e aplicações, incluindo artigos moldados, filmes, fibras, chapas e perfis extrudados. Mais informações sobre aditivos para plásticos no site.


A Basf aditivos para plásticos faz parte da divisão Produtos Químicos de Performance da Basf. O portfólio da divisão também inclui soluções para combustíveis e lubrificantes, bem como produtos químicos para campos petrolíferos e soluções para mineração. Clientes de diversos setores, incluindo Química, Plásticos, Bens de Consumo, Energia e Recursos e Automotivo e Transporte, se beneficiam de soluções inovadoras.


Comentarios


bottom of page