Buscar

Soluções em máquinas de corte


Fundada em 1943 na Itália, a Comelz foi pioneira na interpretação das necessidades das indústrias de calçado e artigos de couro, passando a desenvolver máquinas para esse mercado tendo como premissa a excelência em padrão internacional. Já no final da década de 1980, com a difusão de sistemas CAD e de controle numérico, a empresa reforça a sua identidade corporativa integrando tecnologias mecânicas, eletrônicas e computadorizadas, trazendo ainda mais benefícios para a indústria de transformação do couro, sapato e artefatos.


Presente no Brasil há mais de 30 anos e com uma filial técnico-comercial desde 2003 - e por considerar o País como um mercado estratégico para o fortalecimento da marca e para a expansão dos negócios em nível global, especialmente a América Latina -, rapidamente se tornou uma das principais fornecedoras de máquinas para as etapas de corte em couros, tecidos e sintéticos, ofertando diferentes modelos que se adequam às solicitações das empresas produtoras nos mais variados portes.


Mas o sucesso não está alicerçado apenas nas máquinas produzidas. A Comelz prioriza também a excelência no atendimento ao cliente, e para isso mantém em seu quadro de colaboradores profissionais que realmente fazem a diferença pela qualidade em sua formação técnica e pelo comprometimento em conhecer os gargalos na linha de produção. Tudo para oferecer as tecnologias necessárias para a obtenção do melhor resultado, de acordo com as especificações de cada empresa. Hoje, com o avanço promovido pela revolução digital e a urgência das empresas em se adequarem a essa nova realidade, a Comelz acentua o seu protagonismo trazendo soluções que impactam diretamente no aumento da eficiência e na produtividade das indústrias.


Quem apresenta duas dessas tecnologias são o executivo de vendas na Itália, engenheiro mecânico Giuseppe Saija, que tem a experiência de 25 anos em softwares e sistema CAD CAM, e desde 2019 está à frente dos negócios do grupo no Brasil, e o diretor de Operações da Comelz no Brasil, Marcelo Cezario.


Giuseppe conta que entre as novidades a Comelz desenvolveu uma nova série de máquinas projetadas para aumentar rapidez e a eficiência na etapa de corte, e que para isso foi criado um software que é armazenado no servidor da empresa e permite acompanhar todo o processo, inclusive pelo celular, - desde a etapa do desenho do calçado até os processos na linha de montagem.


Gestor Aurélia

O primeiro sistema é o software de integração Aurélia, que gerencia desde o protótipo até o setor de corte. Para se ter uma ideia do impacto que este sistema causa na empresa, é preciso entender que a partir do momento em que se definem todas as configurações para a produção do primeiro pé de calçado, a empresa já sabe com exatidão, por exemplo, o quanto de uma determinada matéria-prima será necessária para a produção de todos os pedidos, levando em consideração, inclusive, características dos materiais, como elasticidade ou defeitos naturais. Isto, de acordo com Marcelo, além de agilizar a programação das compras e o gerenciamento dos estoques, proporciona uma economia de até 15% dos materiais.


Sistema Calígula

Integrado com ERP e PLM


Outro sistema é o Caligula Style que importa o modelo da forma e aplica o material convertendo os dados do sistema 2D para 3D, num processo que dura aproximadamente 15 minutos, sem a necessidade de conheci- mentos técnicos avançados de design. Feito o processo, é só mandar o link para o estilista, que pode abrir em seu smartphone em qualquer lugar, para avaliar, fazer as mudanças e reenviar para a produção. Giuseppe e Marcelo enfatizam que todo este histórico fica armazenado para consulta e novos ajustes sempre que necessário.



Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter