top of page
Buscar

Salão de inspirações cada vez mais consolidado como elo entre fornecedores e fabricantes

O salão de moda e inspiração Inspiramais aconteceu entre os dias 24 e 25 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na capital gaúcha, Porto Alegre.


O lançamento de mais de mil materiais e insumos fomentou negócios para os setores de calçados, confecções, artefatos, móveis e bijuterias, tendo como tônica a sustentabilidade nos produtos e a internacionalização da indústria de base brasileira.


O foco foi destacado pelos dirigentes da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), promotora do evento, na coletiva de imprensa realizada ainda na manhã do primeiro dia da mostra.


O presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, ressaltou que o evento contou com 31 compradores internacionais, trazidos por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações do setor mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O dirigente destacou também que a palavra de ordem desta edição, mais uma vez, foi sustentabilidade. “A cada edição que passa percebemos mais produtos sustentáveis sendo lançados. É uma demanda crescente da indústria”, ressaltou.


O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, Walter Rodrigues, falou sobre a relevância do salão como lançador de materiais inovadores e em consonância ao desejo dos consumidores do Brasil e do mundo.


Afirmando que moda é 50% inspiração e 50% negócios, Walter observou que no Inspiramais acontece a junção de ambos, e os visitantes podem conferir produtos inovadores e que trazem na sua criação a capacidade do design brasileiro.


As rodadas de negócios nesta edição tiveram ênfase com os fabricantes de EPI calçados


A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou que o Inspiramais apresentou materiais de 150 expositores de todo o País, estimou uma visitação de mais de 7 mil profissionais ao evento e salientou a parceria inédita nesta edição com a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), para a realização do Projeto Comprador, que proporcionou rodadas de negócios entre fornecedores de materiais e fabricantes de calçados de segurança. Representando a Animaseg, o diretor executivo, Raul Casanova, avaliou como muito positiva a primeira participação dos fabricantes de EPIs nas rodadas de negócio. “Cada vez mais os usuários de EPI querem design nos produtos, e os fornecedores que expõem no Inspiramais reúnem todas as competências para suprir estas necessidades.


Destaques na feira


Repreve

No espaço dos expositores, a Unifi apresentou as linhas Repreve e Repreve Our Ocean. O poliéster reciclado Reprev é feito de fios 100% recuperados de garrafas PET pós-consumo e de resíduos industriais internos. Já a Repreve Our Ocean é elaborado a partir de garrafas PET obtidas em países ou regiões em desenvolvimento, e as coletas acontecem em um raio de 50 km de vias navegáveis ou áreas costeiras, com alto risco de acabarem em rios e oceanos. Além disso, a empresa desenvolveu uma ação interativa com os visitantes, usando a tecnologia Spinner 360, com o objetivo de divulgar a marca Repreve no Brasil com engajamentos via Instagram.


Caimi & Liaison

Segundo a analista de marketing, Nádia Machado, e a analista de desenvolvimento, Leiliany Souza, a Caimi & Liaison expôs em torno de 40 produtos entre materiais para cabedal e forro em 10 cores de lançamento para artigos essencialmente femininos, sendo que, deste montante, três linhas possuem forte apelo sustentável. Os demais são focados na moda do dia a dia. Variando de materiais lisos até estampados e com gravuras, um dos destaques é o Shedao - um laminado gravado com textura de iguana e acabamento metalizado.


Componarte

Em seu preview para a primavera- -verão 2023/2024, a Componarte fez a demonstração de mais de 50 produtos entre artigos como tecidos, laminados sintéticos e enfeites. Um dos destaques apontados pelo gerente geral, Adriano Germano, são os acabamentos metalizados e os coloridos, que caíram no gosto dos consumidores em versões menos brilhosos proporcionando um visual mais suave para os produtos que irão compor as vitrines para as próximas estações quentes.


StickFran

A StickFran, de acordo com o gerente comercial, Hamilton Marquete, conta com um portfólio de mais de 30 mil itens e levou para a feira em torno de mil artigos entre atacadores, fita, elásticos, ilhoses, fechos de contato e tesoura. Entre os destaques estão os atacadores quadrados com ponteiras coloridas de acetato e a linha de produtos reciclados feitos de aparas e retalhos de malharias, como elásticos, fitas e atacadores.


Feiras integradas

O Inspiramais é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.


O evento teve ainda o lançamento da reedição do RS Moda, que acontecerá integrado ao Inspiramais, unindo a cadeia de fornecimento e fabricação com os lojistas, impulsionando todo o sistema da moda. A próxima edição do Inspiramais e do RS Moda vai acontecer novamente no Centro de Exposições da Fiergs, nos dias 11 e 12 de julho





Comentarios


bottom of page