Buscar

RS tem a segunda maior potência instalada de geração de energia solar


Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Rio Grande do Sul tem a segunda maior potência instalada de energia solar na geração distribuída entre os estados brasileiros. De acordo com a entidade, o território gaúcho possui 446,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, o que correspondem a 13,1% do total instalado da tecnologia fotovoltaica na modalidade no País.


No estado gaúcho existem atualmente 38.998 sistemas em operação (dados de setembro de 2020), que abastecem cerca de 47.429 consumidores, espalhados por 494 cidades. Ou seja, 99,6% dos 496 municípios gaúchos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.


Para a coordenadora estadual da Absolar no Rio Grande do Sul, Mara Schwengber, a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O Rio Grande do Sul tem um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da Solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, comenta.