top of page
Buscar

Reportagem vencedora do Prêmio Primus Inter Pares


Sobre a relevância do bom jornalismo. É assim que encaro o recebimento da 9ª premiação nacional de jornalismo setorial recebida no último dia 7 de março, durante o Prêmio Primus Inter Pares 2022 promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). A reportagem A sustentabilidade como estratégia para a existência dos negócios realizada por mim e publicada na Revista Tecnicouro (edição 326, de setembro/outubro de 2021) foi a vencedora na categoria Imprensa. A matéria fala sobre a necessidade de toda a sociedade se responsabilizar pelo uso sustentável dos recursos naturais e pela preservação do meio ambiente, com destaque para as ações de empresas e organizações da cadeia produtiva do sistema coureiro-calçadista.


Tendo como foco a divulgação do segmento coureiro-calçadista brasileiro, a categoria é aberta para a participação de toda a imprensa nacional e internacional, nas diferentes mídias - rádio, impressa, TV e digital. E é com uma satisfação ainda maior que recebemos este reconhecimento num momento em que se discute tanto o formato impresso versus o digital. Sabemos que o novo sempre vem, e a evolução é uma necessidade para a sobrevivência, mas é também importante destacarmos que sem conteúdo a forma não se sustenta.


Ao longo das 16 páginas da reportagem premiada, são apresentados dados estatísticos, casos empresariais, conceitos relacionados à sustentabilidade e certificações que comprovam na prática o compromisso das organizações. Para isso foram ouvidos os porta-vozes de três entidades setoriais e de 16 empresas, entre fornecedoras e fabricantes de calçados, num esforço coletivo que envolveu toda a equipe da redação e do comercial da revista.


Já foram nove prêmios nacionais de jornalismo que conquistei por reportagens e matérias veiculadas na Tecnicouro - oito através do Prêmio Primus Inter Pares (2010, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2018 e 2022) e um através do Prêmio Direções (2015), concebido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).


Como editor da Revista Tecnicouro há 16 anos, sigo reafirmando em cada edição publicada meu compromisso de informar com ética, qualidade e responsabilidade as boas práticas do setor, e recebo com muito carinho cada reconhecimento.


O evento aconteceu no Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo/RS, tendo como grande destaque a sustentabilidade nos processos produtivos e destacou casos do setor nas áreas de Design, Inovação Tecnológica, Sustentabilidade e Exportações, além do jornalista com a melhor matéria setorial escrita ao longo de 2021. O patrocínio máster foi da Covestro e Braskem, e o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).


Os vencedores do Prêmio Primus Inter Pares 2022

  • Design (Médio/Grande portes): Wolfstore

  • Design (Micro/Pequeno portes): Camaleoa

  • Inovação Tecnológica (Médio/Grande portes): Killing S.A.

  • Inovação Tecnológica (Médio/Grande portes): Top Shoes

  • Sustentabilidade (Médio/Grande portes): Ambiente Verde

  • Sustentabilidade (Micro/Pequeno portes): Primus Têxtil

  • Exportação (Médio/Grande portes): Boxflex

  • Imprensa: Luís Vieira

Comentários


bottom of page