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Relatório aponta crescimento do engajamento das marcas com a moda sustentável


A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), que representa 110 marcas do varejo de moda do País, lançou seu Relatório Anual com o balanço das atividades de 2021. Em formato de revista eletrônica, o documento reúne as principais iniciativas, aprendizados e conquistas da entidade e seus associados durante o ano.


Período em que grandes marcas se associaram à entidade como o Magalu, maior plataforma digital do varejo brasileiro; a americana GUESS; a Rip Curl, líder global de mercado na produção e distribuição de roupas de borracha para o surf; a Shoulder, marca brasileira especializada em moda feminina com 40 anos de existência; a La Moda e suas marcas Lança Perfume, Lança Perfume Easy, My Favorite Things e Amarante; além da Boardriders Inc., empresa líder global em esportes radicais e estilo de vida que cria, produz e distribui vestuário, calçados e acessórios sob as marcas Quiksilver, Billabong, Roxy, DC Shoes, RVCA e Element.


Estas marcas também se tornaram signatárias do Programa Abvtex, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e na promoção do trabalho digno. “Esta é a única iniciativa setorial na América Latina de grande impacto positivo. Por isto, o programa recebe destaque em um capítulo inteiro”, enfatiza o diretor executivo da entidade, Edmundo Lima.


O programa registrou números expressivos no monitoramento e desenvolvimento da cadeia produtiva de moda brasileira. Em 2021, foram 3.674 empresas aprovadas, localizadas em 629 municípios de 18 estados. Foram beneficiados 381.533 trabalhadores diretos na produção com trabalho digno e os direitos garantidos. Desde 2010, 45.369 auditorias foram realizadas.


A sustentabilidade promovida pelo Programa Abvtex vem ampliando cada vez mais sua área de alcance; mais varejistas aderiram à causa; e a parceria com entidades setoriais, representantes do governo e da sociedade civil para a capacitação e desenvolvimento da cadeia produtiva. Entre os aprendizados, está o compromisso de intensificar os esforços na direção da sustentabilidade (Agenda ESG - Ambiental, Social e de Governança) no segmento de moda.


Somam-se o incentivo e engajamento dos consumidores no Movimento ModaComVerso, lançado em 2021 e protagonizado pela Abvtex, impulsionando a transição rumo a um setor mais ético, humano e transparente.

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