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Pedidos de recuperação judicial caem 1,5% em 2019


De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais, os pedidos de recuperação judicial tiveram queda de 1,5% na variação acumulada entre janeiro e dezembro de 2019. Foram 1.387 requisições, ante 1.408 registradas no mesmo período de 2018. O maior volume de pedidos foi registrado pelo setor de serviços, com 598 solicitações. Comércio, com 349, e indústria, com 271, aparecem na sequência, junto do setor primário.


Na análise por porte, as micro e pequenas empresas lideraram as requisições (851) em 2019, volume menor do que o registrado nos anos anteriores. O movimento foi seguido pelas médias empresas, que tiveram 309 solicitações no ano anterior, ante 327 em 2018 e 357 em 2017. Já as grandes empresas apresentam alta no total de pedidos no comparativo ano a ano, com 227 em 2019.


Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a queda nos pedidos de recuperação judicial reflete a melhora na economia em 2019, reforçada pelas consecutivas reduções nas taxas de juros. “O crescimento das grandes empresas vai na contramão da tendência geral por conta de pedidos específicos de empresas relevantes dos setores de construção civil e editorial. Se não essa questão, os pedidos teriam caído também”.


No mês de dezembro, os pedidos de recuperação judicial tiveram alta de 7,2% com relação ao mesmo mês do ano anterior (119 pedidos ante 114), impulsionado pelas micro e pequenas empresas (83). O segmento de serviços apresentou maior volume de requisições, 66, no último mês de 2019.



Solicitações de falências caem durante o ano

No acumulado do ano anterior, o número de requisições de falências apresentou queda de 2,9% na comparação com o ano anterior – 1.417 pedidos contra 1.459 no total de 2018, considerando o acumulado de janeiro a dezembro. Na análise de dezembro, houve redução de 16,2% nos pedidos, que chegaram a 88 ante 105 no mesmo mês de 2018. O comparativo com novembro/19, o último mês do ano teve aumento de 2,3%, quando o número era 86.

Recuperação Requerida:

Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.


Recuperação Deferida:

A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.

Recuperação Concedida:

Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas as exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/amplieseus-conhecimentos/indicadores-economicos.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.


Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.


Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança.


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