top of page

Olympikus e Box 1824 Lançam Estudo Sobre a Cultura da Corrida no Brasil

Foto Nath Blauth
Foto Nath Blauth

Abrindo o ano de comemoração dos seus 50 anos, a Olympikus se une à Box 1824, uma consultoria estratégica orientada pelo comportamento e referência no segmento, para deixar um legado ao esporte nacional com o maior estudo já realizado sobre a cultura da corrida no Brasil, intitulado Por dentro do Corre. O esporte, que por muitos anos foi considerado de nicho, hoje é o quarto mais praticado no País, quase equivalente ao futebol, e reúne cerca de 13 milhões de brasileiros. “A Olympikus chega aos seus 50

anos no melhor momento da marca, época que colhe os resultados de um forte trabalho de reposicionamento e investimento em tecnologia de produtos, que nos levou à construção da Família Corre, uma linha de tênis com melhor custo-benefício do mercado. E, para celebrar, vamos realizar 50 corridas. Porém, entendemos que também existe espaço para o conhecimento. Por isso, nos unimos à Box 1824, uma empresa que a gente respeita e admira e que nos ilumina na busca de novos rumos: dar para o Brasil a maior e mais completa pesquisa já feita sobre os corredores brasileiros. Um conteúdo completo sobre esse esporte que está mudando a vida das pessoas, trazendo mais saúde e mudando os seus estilos de vida”, conta o diretor de Marketing da Olympikus, Márcio Callage.


Ao longo de quatro meses, a Box 1824 realizou um estudo que combinou etapas qualitativas e quantitativas para desvendar os hábitos e os significados por trás da corrida no Brasil. A pesquisa começou com a “invasão de cenários”, com cinco dias de observação e 100 entrevistas em locais de prática de corrida em São Paulo e no Rio de Janeiro, seguida por entrevistas individuais com 16 betas em corrida, aprofundando temas como motivações, rotina e evolução. Também foi realizada uma análise sócio-histórica e semiótica para mapear os códigos culturais da modalidade no País. Com esses aprendizados, a fase quantitativa envolveu 2.000 entrevistas online com corredores de todas as regiões de diversas classes sociais e etnias, garantindo uma visão abrangente sobre a cultura da corrida. “Nosso estudo é um marco para entender a cultura da corrida no Brasil e valorizar as histórias que impulsionam milhões de brasileiros a praticarem esse esporte. Mergulhamos profundamente nos hábitos, nas emoções e nas experiências de corredores de todas as regiões do país para compreender o que está por trás da prática, qual é o seu verdadeiro significado e o porquê vem influenciando a cultura brasileira de uma forma tão potente. Mais que um esporte, a corrida é um processo de transformação. Essa pesquisa, em parceria com a Olympikus, não apenas explora dados, mas conta histórias que emocionam, celebrando a diversidade dos corredores e deixando um legado para o esporte nacional”, afirma a diretora executiva de Estratégia da Box 1824, Luísa Bettio.


Desmitificando o esporte, 64% dos entrevistados concordam que não tem jeito certo de correr e que cada pessoa tem seu estilo próprio. O efeito TikTok, os esportistas do lockdown, que encontraram na modalidade uma forma de se exercitar durante a pandemia, por se tratar de um esporte a princípio, individual, e o coolness da saúde são grandes incentivadores dessa multiplicidade de corredores que existe hoje no País.

 
 
 

Comentarios


Entre em contato conosco

Obrigado pelo envio!

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

bottom of page