top of page
Buscar

Nãotecidos de materiais sustentáveis


Foto Shutteerstock


Há mais de 50 anos, a Fibertex aprimora suas soluções em nãotecidos para uma ampla variedade de aplicações e áreas de negócios, incorporando e disseminando práticas sustentáveis em seus processos produtivos. Ao longo deste percurso, destacam-se iniciativas próprias, colaboração em eventos globais e certificações. Fabricando substrato para laminados sintéticos, componentes, dublagens e reforços para calçados, a empresa tem hoje uma grande penetração no mercado de calçados, se destacando neste segmento também com o desenvolvimento do FiberReset, um nãotecido de alta performance obtido a partir de fibras de garrafas PET.


De acordo com o gerente de desenvolvimento e qualidade, Diogo Tomazela, o grande desafio encontrado na utilização de fibras de reuso foi responder ao desafio de oferecer um produto 100% reciclado que alia alto desempenho com possibilidades infinitas de acabamentos - premissas para a fabricação de calçados, dos focados em moda aos esportivos. “Estes produtos passaram por reengenharia têxtil, como forma de garantir a performance mecânica final exigida nos calçados esportivos”, salienta Diogo.


A empresa tem Certificação ISO 14001 (Gestão Ambiental) desde 2008, desenvolveu programa interno de rastreabilidade para garantia de procedência de matéria-prima 100% reciclada e implantou sistema de reaproveitamento de água e consumo de energia de fontes 100% renováveis nos processos produtivos.

bottom of page