Buscar

Novidades para aumentar a sustentabilidade dos calçados


Entre as inovações mostradas no Projeto Fábrica Conceito, dois modelos de tênis com cabedal de knit com fios de poliamida biodegradável da Rhodia que conferem ao calçado percepção de leveza, alta capacidade de respirabilidade, absorção de umidade e conforto no calce. O comprometimento com a sustentabilidade ambiental fi ca evidenciado neste produto, uma vez que o Amni Soul Eco se decompõe em menos de três anos, se descartado corretamente em aterros sanitários, pós-consumo. O tingimento dos fi os é feito com corantes solúveis em água, permitindo sua reutilização no próximo ciclo da produção, depois do tratamento. Ou seja, a matéria-prima usada no cabedal é 100% sustentável.


O projeto envolve outros materiais importantes do ponto de vista da sustentabilidade, como os aplicados no solados e entressolas. Um desses materiais, aplicado na produção de PU e TPU para calçados, é ácido adípico produzido pela Rhodia, cujo processo produtivo é comprometido com a sustentabilidade e pioneiro no abatimento de emissões de gases de efeito estufa e se tornou uma referência mundial no setor. “Em nossa unidade industrial para abatimento de gases de efeito estufa em Paulínia, eliminamos por ano 5,3 milhões de toneladas de CO2 o equivalente a retirar de circulação 1,2 milhão de veículos e as emissões estão muito abaixo dos maiores players mundiais”, informa o gerente de Marketing Estratégico de Poliamida e Fibras do Grupo Solvay, Eduardo Girote.

Cabedais em knit foram tecidos dentro da linha de produção

Os cabedais dos tênis de knit foram produzidos dentro do projeto, em tempo real. A tecnologia contribui para a agilidade do processo de produção e para zerar perdas com materiais. A máquina apresentada na fábrica reproduz designs inovadores e tecimentos tridimensionais sem costuras. O equipamento tem um sistema único onde os designs podem ser criados e analisados utilizando simulações em 2D e 3D, com altíssima fidelidade, reduz a necessidade de amostras físicas, o que reduz o tempo do processo de desenvolvimento, custos de tecimento de amostras e ainda contribui para o aumento da qualidade de cada produto.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter