top of page

NOVA LEI DE ETIQUETAGEM PARA CALÇADOS: Etiqueta Certa já atende demanda

ree

No dia 5 de maio, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) abriu a Consulta Pública nº12/2025 com prazo de 45 dias para o envio de sugestões à proposta de regulamentação técnica para etiquetagem

de calçados. As contribuições devem ser registradas na plataforma Participa + Brasil. O Etiqueta Certa, plataforma de conformidade regulatória de etiquetas que inicialmente começou com produtos têxteis, já está preparada para atender as empresas calçadistas que terão que se adequar às novas regras.

A proposta estabelece diretrizes para que calçados comercializados no Brasil, sejam eles fabricados no País ou importados, passem a seguir normas específicas de etiquetagem, que envolvem identificação e rastreabilidade. A regulamentação também prevê a obrigatoriedade de informações claras nas etiquetas, como dados do fornecedor, país de origem, composição dos materiais, numeração e elementos que permitam o rastreamento do produto ao longo da cadeia produtiva.

Um dos principais pontos da proposta é a exigência de identificação única e correta dos produtos, preferencialmente no padrão GTIN (Global Trade Item Number), aplicada na embalagem ou diretamente no produto. A norma que passará a ser obrigatória será a ABNT NBR 16679.

A medida também vai impactar o comércio eletrônico; sites de venda deverão exibir as mesmas informações contidas na etiqueta, juntamente com o código de identificação, em todas as páginas onde o produto for anunciado.

Etiqueta Certa

Para as empresas que querem se antecipar e se adequarem às novas regras, a Etiqueta Certa, plataforma de conformidade regulatória de etiquetas, já está preparada para atender às exigências da proposta de regulamentação do Inmetro. O software oferece soluções completas para a geração de etiquetas em conformidade com a norma. “Estamos acompanhando de perto as movimentações regulatórias do setor e antecipamos as adequações no nosso sistema para garantir que as indústrias calçadistas estejam prontas para cumprir todas as exigências do Inmetro de forma automatizada. Nossa plataforma foi desenvolvida justamente para simplificar e acelerar esse processo, promovendo a padronização e segurança a partir da automação do processo de criação das etiquetas”, afirma Karine Liotino, CEO do Etiqueta Certa.

Fashion Tech lançada em 2017, a Etiqueta Certa é para toda a cadeia da moda, da fiação ao vestuário; para produtores, comerciantes, exportadores e importadores. Funciona por meio de um sistema inteligente, criado pela startup, que automatiza o desenvolvimento das etiquetas, assegurando que elas estejam corretas, mesmo que a marca não tenha nenhum conhecimento sobre a legislação. Com mais de 400 mil etiquetas produzidas, e atendendo a milhares de clientes no mundo todo, a Etiqueta Certa é líder em compliance técnico para a indústria têxtil e de vestuário.

Comentários


Entre em contato conosco

Obrigado pelo envio!

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

bottom of page