Criada em junho de 2020, para atender a enorme demanda por máscaras cirúrgicas de proteção facial, provocada pela pandemia do Coronavírus, a Texstan, com sede em Novo Hamburgo/RS, abre o ano de 2022 expandindo os negócios. A empresa está com uma nova divisão, a Texstan Knit, voltada para a produção de cabedais de calçados em knit (processo que une técnicas do tricô com sistemas inteligentes, para produzir componentes de calçados e artefatos em tecelagem técnica 3D).
Idealizada por empresários oriundos de empresas tradicionais do setor calçadista, a Texstan gera hoje 50 empregos diretos, com capacidade para produzir até 400 mil máscaras cirúrgicas por dia. Com a entrada no mercado de cabedais para calçados, que recebe a marca Texstan Knit, a expectativa é a geração de mais 50 empregos imediatamente.
Os empreendedores estão investindo R$ 12 milhões no novo negócio - inicialmente para custear as 40 máquinas de tear que já estão funcionando e a construção de um pavilhão próprio. A empresa está aguardando a liberação da prefeitura para a construção do pavilhão de 3.300 metros quadrados, com capacidade para abrigar rapidamente até 120 máquinas de tear.
“A decisão de entrar na indústria de moda está relacionada à nossa vi- são de oferecer alternativas que contribuam para a sustentabilidade do setor calçadista e para a redução de custos em seus processos produtivos”, afirma o diretor industrial da nova divisão da Texstan, Gustavo Fleck. De acordo com ele, o cabedal produzido em knit diminui consideravelmente a necessidade de processos na linha de produção, gerando ganho muito importante de tempo.
Conforme o diretor comercial da Texstan, Felipe Ferrari, a meta é oferecer uma solução de alta qualidade, com matéria-prima sustentável, um poliéster a base de PET reciclado, dando uma contribuição importante para que os clientes possam oferecer produto final comprometido com a sustentabilidade ambiental.
A agilidade que o sistema oferece para o desenvolvimento de novos produtos é um dos diferenciais da tecnologia, além da possibilidade de criação de materiais customizados. “Nosso objetivo é atender demandas específicas de cada cliente”, afirma Felipe. O diretor comercial lembra que “quem trabalha com produtos fashion precisa de agilidade e de novidades permanentemente, e nosso sistema de trabalho está pronto para atender este segmento dentro do tempo que ele precisa para desenvolver suas coleções”.
A estreia da Texstan Knit aconteceu durante a Fimec 2022, em Novo Hamburgo/RS, de 8 a 10 de março. A empresa apresentou a tecnologia para produção de cabedais a partir de aproveitamento de materiais. Os diretores da empresa acreditam na permanência da tendência de posicionamento preservacionista como ”um movimento que será realidade no futuro da indústria fashionista”.
Comments