Técnica funde fibras para criar o material de última geração Foto Divulgação
Grupo Lenzing, produtor líder global de fibras especiais à base de madeira, fez parceria com o especialista em alternativas de couro Recyc Leather para lançar o Pélinova, um material inovador que funde fibras Tencel Lyocell e fibras de couro recicladas para aplicações em moda de alta qualidade. Unindo forças com a marca dinamarquesa Ganni, o trio pretende trazer este material de próxima geração ao mercado como uma alternativa aos materiais de couro.
Material de próxima geração da Recyc Leather, o Pélinova, é criado através de um processo único e transparente que envolve a coleta de couro reciclado pré-consumo e, em seguida, hidrojateamento das fibras de couro nas fibras Tencel Lyocell, um material de destaque no portfólio da marca Tencel que é produzido a partir de um processo de produção em circuito fechado que economiza recursos. As fibras também são desfavoráveis às bactérias causadoras de odores.
Os esforços resultam em um material flexível e durável, com baixo impacto ambiental, utilizando 70% menos água do que os métodos tradicionais e reduzindo as emissões de CO2 . “Desde a nossa criação em 2017, reciclávamos 100 toneladas de couro de aterros sanitários, obtendo o reconhecimento das autoridades europeias e respostas positivas das marcas”, diz o cofundador da Recyc Leather, Olivier Grammont. “Nossa parceria com a Lenzing e a Ganni demonstra o potencial do Pélinova como uma alternativa verdadeiramente sustentável ao couro tradicional, inspirando-nos a continuar a ampliar a aplicação do Pélinova na definição do futuro da indústria do couro. A parceria pioneira entre a Tencel e empresas com ideias semelhantes, como a Recyc Leather e a Ganni, é um catalisador para desbloquear o poder da inovação em tecidos conscientes do planeta”, considera.
“Não estamos apenas criando uma alternativa única para aplicações de couro em calçados que traz conforto duradouro, mas também demonstrando a versatilidade das aplicações de fibras, destaca o vice-presidente executivo de negócios têxteis globais da Lenzing AG, Florian Heubrandner, complementando que a organização está confiante de que a nova coleção se destacará na indústria e chamará a atenção dos consumidores.
Aproveitando esta inovação no calçado, a Recyc Leather também explora a possibilidade de expandir a aplicação do tecido a outros artigos de couro, abrangendo têxteis - para o lar, mobiliário, interiores de automóveis e o segmento de luxo.
Elevando a parceria Ganni
A Ganni é uma empresa certificada B Corp, em uma jornada para se tornar a versão mais responsável de si mesma. Por acreditar que é uma obrigação moral fazer melhor a cada dia, está empenhada em minimizar o impacto social e ambiental na sua operação comercial, com o objetivo de atingir 50% de redução absoluta de carbono até 2027, com materiais e inovação entre os seus principais pilares para atingir esta meta. “Até ao final de 2023, atingimos o ambicioso objetivo de eliminar gradualmente todo o couro virgem das próximas coleções - tornando este ano o nosso primeiro sem produzir qualquer couro virgem nas coleções de pronto-a-vestir e de acessórios”, afirma a diretora de Sustentabilidade da Ganni, Lauren Bartley. “No entanto, o trabalho não para por aqui. Colaborar e experimentar com parceiros como Tencel e Recyc Leather em inovações em tecidos para desenvolver alternativas aos materiais como os conhecemos hoje é crucial para alcançar metas ambiciosas de redução de carbono como as da Ganni. A Ganni faz parceria com a Lenzing há anos, usando vários de seus materiais nas nossas fabricações. A Lenzing continua sendo um dos parceiros perfeitos quando se trata de encontrar materiais preferidos que tenham um impacto ambiental comprovadamente menor”, salienta.
Além dos calçados, a Ganni vê a aplicação do Pélinova com fibras Tencel Lyocell na categoria de acessórios, sendo que as três empresas têm desenvolvimentos futuros em andamento para chegar ainda mais perto de escalar o uso do material.
Comments