Buscar

Lançado o programa de aceleração de ideias inovadoras


Impulsionar a criação de negócios inovadores com potencial de impacto global é um dos objetivos do Programa Go.GlobalX. Lançada em novembro, a iniciativa é resultado de uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da instituição financeira cooperativa Unicred e das três universidades que compõem a Aliança para Inovação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), através de seus Parques Tecnológicos.


Serão selecionadas 80 ideias de negócios para participar da aceleração, que é direcionada a potenciais empreendedores, empreendedores e pesquisadores com uma ideia que se encaixe nos critérios estabelecidos no regulamento: inovação, mercado, equipe, consistência e viabilidade do projeto. Durante o programa, que terá duração de um ano, as equipes terão acesso a mentorias com profissionais vinculados aos parceiros dos ecossistemas de inovação e convidados, tanto do Brasil como do exterior. As equipes poderão utilizar espaços e serviços disponibilizados pelos parceiros do programa para auxílio no desenvolvimento dos seus projetos.


De acordo com o Gestor de Relacionamento e Negócios do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, o Go.GlobalX é a materialização de um sonho proposto pela Aliança para Inovação. “Esta é uma frente de construção colaborativa, que vai atuar de forma harmônica, compartilhando espaços e serviços entre os três parques, envolvendo cerca de 15 mil pessoas e mais de 250 empresas. Queremos transformar nossa região num lugar melhor para se viver. ”


Para a diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o lançamento do programa mostra que é possível acelerar a promoção de empreendimentos inovadores, a partir de um projeto novo e arrojado. “É um grande sonho, que une, de um lado, uma experiência consolidada dentro dos parques. Mas, que também representam, através de suas startups, uma oportunidade de futuro no Estado do RS. ”


A diretora do Parque Zenit da Ufrgs, Roberta Bussamara, acredita no potencial do ecossistema de inovação do RS e na criação de soluções inteligentes e criativas. “Essa união representa uma oportunidade importante, essencial para o desenvolvimento do projeto. Podemos ajudar as mentes empreendedoras a transformar suas ideias em negócios. ”


Para o membro do Comitê Estratégico da Aliança para Inovação e pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais na Ufrgs, Geraldo Jotz, a iniciativa vislumbra um futuro melhor. “O Go.GlobalX representa a busca por uma sociedade melhor. Este é um projeto colaborativo muito importante, que surge em um momento complicado, em função da Covid-19. ”


O diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred do Brasil, Luis Schuler, ressaltou o comprometimento da instituição, como parceira de desenvolvimento de novos negócios. “Estamos diante de uma oportunidade para sairmos com soluções que possam fazer a diferença, tanto no RS, quanto no mundo. Vamos disponibilizar nossa equipe técnica para participar ativamente de todas as etapas do programa”, comentou.


Segundo o diretor superintendente no Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, apoiar os pequenos negócios e estimular o empreendedorismo está no DNA da instituição. “É por meio do estímulo à criação de novas empresas e negócios, que vamos encaminhar um futuro sustentável para o desenvolvimento do Estado. Enxergamos um grande potencial no Go.GlobalX, que vai estimular a criação de startups inseridas na economia do conhecimento.”


Após a apresentação inicial, o gestor de Projetos de Inovação no Sebrae RS, Gustavo Moreira, apresentou o detalhamento do Programa Go. GlobalX. “É uma ótima oportunidade para transformar o conhecimento científico em negócios, visando o mercado global, além de aproximar com ecossistemas que são referência no País”.

Com duração de um ano, o programa vai contar com quatro etapas: ideação, validação, tração e escala. As inscrições se encerraram no dia 30 de novembro.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter