Buscar

Laminados em PU com benefícios ambientais


Uma Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) conduzida pela Intertek - provedor líder de Garantia de Qualidade Total para indústrias em todo o mundo - demonstrou significativa performance ambiental do Haptex, solução da Basf para injeção de laminado sintético, em comparação a outros desenvolvimentos convencionais feitos por processos à base de solventes e de água em termos de emissões de carbono.


De acordo com a empresa, a análise comprovou que o material produz 52% menos emissões de gases do efeito estufa, com uma redução de mais de 20% no consumo de energia ao utilizar 1kg de produtos químicos para a produção de produtos semelhantes ao couro usados em assentos automotivos, móveis, calçados e acessórios de moda.


Isso se deve principalmente à eliminação da via úmida nos processos de produção, o que reduz o consumo de água em 30% em comparação aos métodos habituais de produção de poliuretano à base de solventes.


O material é uma solução inovadora de poliuretano para a produção de laminado sintético, possui propriedades de alta resistência ao descascamento, antiamarelamento e alto desempenho de abrasão. Além disso, não utiliza plastificante ou catalisadores metálicos de alta emissão e controle.