Buscar

Instituto aposta no incremento das exportações

E INVESTE NA AGILIZAÇÃO DOS ENSAIOS DE SUBSTÂNCIAS RESTRITAS



O crescimento das exportações de calçados, que deverá ocorrer à medida que a pandemia se estabilizar e for possível reestabeler as economias de todo o mundo é uma das apostas do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). Por isso, a instituição está incrementando a capacidade de atendimento do seu Laboratório de Substâncias Restritas.


O vice-presidente executivo da instituição, Valdir Soldi, que é doutor em Química e responsável pelo laboratório, afirma que “estamos preparados para atender o aumento da demanda, de forma a agilizar o processo para as indústrias de calçados brasileiras”.

Com 12 anos de existência, o laboratório do IBTeC está em constante atualização e em seus ensaios utiliza normas técnicas nacionais e internacionais, com acreditação de organismos certificadores brasileiros, europeus e norte-americanos que garantem a confiabilidade dos resultados. Os ensaios são feitos para atender inclusive a legislação de cada país, especificamente.


O presidente executivo da instituição, Paulo Griebeler, chama a atenção para a qualificação da equipe técnica do Instituto, e afirma que “temos feitos investimentos, constantemente, para manter nossa estrutura equipada e capacitada para dar respostas rápidas ao mercado”.


Uma parceria com o Sebrae oportuniza que micro e pequenas empresas possam se beneficiar da consultoria de capacitação para fazer frente às barreiras técnicas impostas pelas exigências dos mercados importadores.


Paulo salienta que “nossa equipe está pronta para realizar ensaios, mas também para auxiliar empresas a se prepararem para atender às exigências dos diferentes mercados, com informações técnicas e orientações para adequação na produção”.


Acreditações e reconhecimentos


O IBTeC é acreditado internacionalmente pelo instituto inglês Satra e pela comissão norte-americana de segurança de produtos de consumo CPSC.

É acreditado nacionalmente pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Conta com as certificações BSI (ISO 9001/2015) e Rede Metrológica RS.

Possui reconhecimento internacional junto à rede americana Sears.

É reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Economia / Coordenação-Geral de Segurança e Saúde do Trabalho