Buscar

Inspiramais: inspiração e excelência para a genuína moda brasileira


A 20ª edição do Salão de Inovação e Design de Materiais (Inspiramais) aconteceu nos dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo/SP, completando uma década de compromisso de impulsionar a indústria de moda genuinamente nacional e cada vez mais conectada com a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia. A cada edição o salão abrange diversos setores, do calçadista ao moveleiro, passando pelo automotivo, confecção, acessórios e bijuterias até o PET, reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva.


O evento recebeu cerca de 7.800 visitantes profissionais, para conferir mais de 1.000 produtos exibidos por 180 empresas. “Hoje o peso da sustentabilidade, sua relevância para o mercado, criação de produto e para os processos das empresas é tão importante quanto a busca pela qualidade, que foi tão falada e almejada no século anterior”, fala Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), uma das entidades responsáveis pela realização do Inspiramais.


O coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, lembra que quando o visitante chega ao Inspiramais ele não recebe apenas informação, mas existem os negócios, networking, aprendizados, uma série de ações que modificam as empresas, as pessoas. “Há uma nova visão sobre o produto e sobre todo o mercado. Quando você vai ao shopping e olha as vitrines com os materiais e realmente vê que toda a metodologia está sendo assimilada e absorvida, isso extremamente importante, valida tudo isso”, destaca.

Produtos assertivos com as necessidades do mercado

A sustentabilidade foi o mote principal da temporada e Sincronia a palavra-chave das criações. O tema discute a conectividade entre os vários aspectos da moda: uma interpretação e reinterpretação de conceitos, que contêm o antigo e o novo, uma reflexão de quem somos e as camadas que nos constroem. Entre as referências utilizadas, o pensamento renascentista. “A velocidade da informação e a sua descentralização e as evoluções da ciência e da tecnologia produzem vários pontos de vista que se conectam em um mundo à flor da pele, no qual verdades, mentiras, o que é o belo e o que queremos esconder se conectam e vem à tona. Nunca vimos tantas referências à disposição das pessoas e estamos no meio de um processo de efervescência e na constante revisão de conceitos sobre a noção de humanidade. Uma efervescência criativa”, explica Walter Rodrigues.


Sincronia também marcou presença nos projetos especiais do Inspiramais. Atendendo aos setores dos mais diversos segmentos e em sintonia com a proposta da temporada, o Espaço de Sustentabilidade 2021_I foi criado para dar visibilidade e incentivo a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos.

Participaram do espaço empresas com inclinação explícita para a inovação e que têm como mote principal o engajamento sustentável como diferencial de produto, fatores que potencializam a busca de competitividade e qualidade no mercado de moda nacional. “Existe hoje uma demanda urgente demais da sustentabilidade, do ter mais equilíbrio, respeito, eficiência na produtividade e de atender essas demandas com mais transparência, ao encontro com a necessidade do consumidor. Ela precisa ser uma realidade que tende só a crescer”, diz a curadora do espaço e designer Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter