Buscar

Inspiramais: 10 anos de estímulo à construção da moda brasileira


A 20ª edição do salão de inovação e design Inspiramais acontece nos dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo/SP, celebrando 10 anos de estímulo à unificação de linguagem e metodologia de construção da moda nacional.


Atualmente, a mostra apresenta inovações em criação, design e tecnologia, envolvendo indústrias dos setores calçadista, moveleiro, confecção, acessórios e bijuterias, e engloba integralmente o mercado de design e de moda do Brasil, da América Latina e de países da Europa. Sustentabilidade é o mote principal da temporada, que traz Sincronia como palavra-chave - tema que discute a conectividade entre os vários aspectos da moda. Assunto também abordado em palestras que serão realizadas ao longo dos dois dias por profissionais experientes da indústria.


A grade apresenta assuntos pertinentes a todo o mercado, como por exemplo, responsabilidade e compromisso como tendência global, design sustentável e diferencial competitivo, resgate de técnicas ancestrais com apelo sustentável e novos materiais, patrimônio imaterial e a jornada das startups sustentáveis, entre outros.


Destaque também para os debates que enfocam a legislação como aliada ao posicionamento empresarial de empresas inovadoras, como as tecnologias imersivas impactam o custo da sustentabilidade nas indústrias têxtil e calçadista e a gestão da escassez com novas tecnologias e co-criação. Para encerrar, haverá uma conferência com o americano Phil Pallen, abordando a ética dos negócios nas redes sociais.


O Inspiramais apresenta a cada semestre o lançamento de cerca de mil materiais desenvolvidos pelas empresas participantes do evento. Acontece duas vezes ao ano e recebe empresários dos segmentos calçadista, confecção e moveleiro, estilistas, designers e formadores de opinião, além de contar com palestras e a exposição de projetos.


Os projetos

Conexão Inspiramais - Oferece às empresas expositoras do projeto uma curadoria para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia para a estação abordada.


Espaço de sustentabilidade – Unindo sustentabilidade e inovação, o projeto foi criado para dar vitrine e impulso a todo esse movimento. Entendendo que sustentabilidade é sobre gerar relações positivas entre o Ecossistema Natural que é o nosso capital natural, a Sociedade que é nosso capital humano e cultural e a Economia que é nosso capital produtivo e financeiro.


+ Estampa - Estúdios de design de todo o País são convidados para desenvolver o projeto, onde são decodificados elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentar novas aplicações.


Projeto Comprador - Realização de rodadas de negócios com compradores internacionais e fornecedores de materiais brasileiros.


Projeto Imagem - Busca promover a imagem do produto brasileiro e seus atributos por meio da percepção apurada de jornalistas e formadores de opinião internacionais, propagando informações positivas sobre o País, o segmento e as empresas nacionais.


Inovamais - Explora inovações que possibilitam propor um desenvolvimento de produto com maior valor, aliando tecnologia e sustentabilidade, transformando positivamente os negócios. Em comum, o panorama revela uma indústria que busca se diferenciar com maior desenvoltura e diferenciação de mercado, convidando os visitantes a percorrer o espaço conhecendo um pouco mais sobre suas especialidades e lançamentos.


Preview do Couro - Oferece consultorias individuais, com duração de seis meses, aos curtumes participantes, para o desenvolvimento de peças vacum e exóticas, que resultam em uma apresentação antecipada do tema que norteará a edição seguinte do Inspiramais. Após o evento, as peles desenvolvidas pelo projeto viajam o mundo, sendo expostas nas principais feiras e salões de couros - valorizando o design dos produtos brasileiros.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter