Buscar

IBTeC elege conselho deliberativo triênio 2021/2023


O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) elegeu o Conselho Deliberativo para o triênio 2021-2023, tendo como presidente o empresário Claudio Chies. Paulo Griebeler foi reconduzido à presidência executiva, e o Dr. Valdir Soldi à vice- -presidência executiva.


Para o novo mandato, Paulo Griebeler anuncia a disposição da diretoria de manter o ritmo de investimentos em equipamentos que garantam a excelência da instituição no atendimento aos seus clientes. Destacando que o instituto colocou como visão trabalhar no foco do cliente, Paulo salienta a concentração de investimentos em novos equipamentos aos laboratórios tendo como objetivo auxiliar indústrias de todos os segmentos atendidos para que possam sedimentar sua posição no mercado interno e na busca de oportunidades no mercado externo.


A expectativa do presidente executivo é de que haja uma retomada das vendas do setor calçadista para o exterior. A esperada reorganização das relações comerciais internacionais deverá abrir oportunidades para que o Brasil volte a crescer mundialmente. “Nos próximos dez anos, acredito que haverá grandes oportunidades para o setor calçadista na área de exportações, se as organizações se prepararem para isto”, enfatiza o executivo.


Para apoiar o setor neste movimento, o IBTeC vem ampliando sua capacidade de atendimento, com investimentos em novos equipamentos e novas tecnologias. Para a próxima década, a continuidade no programa de investimento será aumentada também para as pessoas - o principal ativo de qualquer empresa - e que estão entre as prioridades da diretoria. Paulo lembra que hoje a instituição tem uma equipe em que todos os gestores têm MBA oportunizado pelo próprio instituto, além de uma equipe com mestres e doutores em diferentes áreas de atuação. “A qualificação dos técnicos é um diferencial competitivo que o IBTeC ostenta, com reconhecimento da comunidade empresarial”, considera o presidente executivo.


Continuidade ao projeto de diversificação


Ainda em relação a investimentos, uma das metas do novo mandato é dar continuidade ao trabalho de diversificação das áreas de atuação. Uma das conquistas dos últimos oito anos, que se transformou em uma vantagem significativa para o instituto durante a pandemia, foi o protagonismo do IBTeC junto às indústrias fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com a demanda acelerada pela pandemia, o instituto pôde apoiar o setor em um momento em que precisavam de agilidade nas certificações de seus produtos. “Os laboratórios do IBTeC trabalharam o ano inteiro para atender o incremento da demanda deste segmento, em uma clara demonstração de visão quando decidimos trilhar este caminho”, ressalta Paulo.


IBTeC será cada vez mais digital


“A digitalização de todos os processos de interação com os clientes, que já estava no escopo de investimentos do instituto, sofreu uma aceleração ao longo do ano de 2020. Hoje, os laudos do IBTeC são todos passados por meio digital, sem a necessidade de uso de qualquer tipo de papel, ou comparecimento na instituição”, afirma Paulo, complementando que este é um processo que deverá receber muito investimento ao longo dos próximos anos, para que todos os processos estejam interligados, e ao acesso dos clientes. Para os próximos três anos, a disposição é para também incrementar os investimentos na comunicação da instituição pelas redes sociais, como estratégia para atingir clientes em todo o Brasil e no exterior.


O presidente executivo afirma que o IBTeC fez o planejamento para os próximos 10 anos, com a estratégia de crescimento em seus segmentos de atuação. “Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, mantivemos nossa política de investimentos”, observa. A principal vitória do ano, na opinião de Paulo, foi o instituto manter o movimento proativo, o que possibilitou também não demitir nenhum funcionário.


Inovação e tecnologias de conforto estarão entre as prioridades


Outro desafio para os próximos anos é reafirmar o IBTeC no mercado como referência em pesquisa e inovação, especialmente para a indústria calçadista. O Instituto conta, desde 2015, com o Núcleo de Inovação Tecnológico (NIT), criado para ser o canal de apoio às indústrias de calçados e EPIs que queiram pesquisar e testar inovações. “Para viabilizar este objetivo, faz parte do nosso projeto ampliar as parcerias com universidades e institutos de pesquisa, estabelecendo uma ponte entre o conhecimento e sua aplicabilidade”, afirma Paulo. Um dos objetivos para o novo mandato é formar comitês de discussão, com a participação de empresários, técnicos das indústrias de calçados e do IBTeC, para discutir formas de contribuir para o crescimento coletivo.


Na área da Biomecânica, há muito a ser feito no quesito conforto. “Vamos ampliar nosso trabalho de pesquisa para que as indústrias de calçados possam oferecer bem-estar e saúde aos usuários de seus produtos”, finaliza Paulo Griebeler.


A Diretoria


Conselho Deliberativo


Titulares

Cláudio Chies - Grendene S/A

Ernani Reuter - Represent. e Participações Excelsior Ltda

Jakson Fernando Wirth - Calçados Ramarim Ltda

João Altair dos Santos - Conforto Artefatos de Couro Ltda

Rosnei Alfredo da Silva - Calçados Bibi Ltda

Suplentes

André da Rocha - Master Equipamentos Industriais Ltda

Carlos Alberto Mestriner - Klin Produtos Infantis Ltda

Darcio Klaus - Arezzo Indústria e Comércio S/A

José Geraldo Brasil - JGB Equipamentos de Segurança S/A

Renato Raimundo - Stick Fran Componentes para Calçados Ltda


Conselho Fiscal


Titulares

Ademir Gomes Gonçalves - Indústria de Calçados Gonçalves Ltda

Paulo Roberto dos Reis - Crespi do Brasil Ltda

Ricardo Wirth - Indústria de Calçados Wirth Ltda

Suplentes

Jorge Ricardo Klein - NKS Importações e Exportações Indústria e Comércio de Calçados Ltda

Marco Augusto Bombonatto - Bompel Indústria de Calçados Ltda

Milton José de Mello - Formello Formas Ltda


Diretoria Executiva


Paulo Griebeler - Presidente Executivo

Dr. Valdir Soldi - Vice-Presidente Executivo

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter