Buscar

Fio têxtil de poliamida antiviral e antibacteriano com efeito permanente


A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, desenvolveu no Brasil o fio têxtil de poliamida Amni Virus-Bac OFF que bloqueia a contaminação cruzada entre os artigos têxteis e o usuário, evitando que a roupa seja um veículo de transmissão de vírus e bactérias que podem estar em uma superfície têxtil. A proteção oferecida inclui os vírus envelopados, como são classificados os vírus como influenza, herpesvírus, novo coronavírus e outros.


O produto, com agente antiviral e antibacteriano incorporado em sua matriz polimérica, pode ser usado na construção de malhas, tecidos, em diversas aplicações, tais como roupas casuais, esportivas, uniformes escolares, roupas profissionais, meias, calçados e acessórios, máscaras de uso social e até vestimentas e enxovais hospitalares. O efeito é permanente, o que significa que a sua ação permanecerá durante toda a vida útil do artigo têxtil, ou seja, uma roupa terá a mesma eficácia e de maneira uniforme mesmo após inúmeras lavagens.


“É uma proteção adicional que nos ajuda a ter mais tranquilidade em transitar neste momento de reabertura das cidades, ao evitar que a nossa roupa e sapatos sejam um veículo de transmissão de vírus e bactérias, ao mesmo tempo em que bloqueia o transporte destes microorganismos dos lugares públicos para a nossa casa. Isto é, protege a todos nós, nossas famílias e a sociedade como um todo”, afirma o vice-presidente global de Poliamida e Fibras da Rhodia do Grupo Solvay, Renato Boaventura.

Como funciona

O agente antiviral tem afinidade eletrônica com regiões de proteínas da estrutura externa do vírus, impedindo a hospedagem em células humanas, bloqueando a contaminação. Além disso, o agente antiviral atua no rompimento do envelope lipídico (gordura) dos vírus envelopados. Quando este rompimento acontece, o material genético do vírus é exposto e o vírus inativado, impedindo assim a sua capacidade de contaminação. A eficácia do fio de poliamida foi comprovada por laboratório independente, seguindo os protocolos têxteis internacionais contidos na norma ISO 18184. Além de antiviral, a poliamida também tem ação antibacteriana comprovada, de acordo as normas têxteis internacionais AATCC100.


A Rhodia destaca que esta tecnologia é uma barreira adicional no combate à contaminação cruzada de vírus e bactéria, entretanto o uso de peças com a poliamida Amni Virus-Bac OFF não elimina a necessidade de cuidados de higienização frequente, segundo as instruções de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) perante o cenário de pandemia do novo coronavírus.

Entre em contato conosco

Revista Tecnicouro

Rua Araxá, 750 - Bairro Ideal

Novo Hamburgo - RS

CEP 93334-000

(51) 3553-1000

Assine a newsletter